HOJE
As Estrelas
Por Liga Nacional de Basquete
Após mais de 50 mil votos, elencos de NBB Brasil e NBB Mundo são definidos para Jogo das Estrelas do NBB CAIXA; Varejão é o mais votado
Os elencos de NBB Brasil e NBB Mundo do Jogo das Estrelas 2018 estão definidos. Com mais de 52 mil votos, a eleição popular cravou os 24 atletas que entrarão em quadra no duelo entre os melhores brasileiros e estrangeiros do NBB CAIXA. A partida, que terá transmissão ao vivo do SporTV, será o ato final do evento festivo, marcado para o dia 18/03 (domingo), a partir das 10 horas, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo (SP).
O plantel verde-amarelo será composto pelos armadores Larry Taylor (Mogi das Cruzes/Helbor), Elinho Corazza e Yago Mateus (Paulistano/Corpore), os alas Leandrinho Barbosa (Sesi Franca), Marquinhos e Marcelinho (Flamengo), Cauê Borges (Banrisul/Caxias Basquete) e Alex Garcia (Sendi/Bauru), e os pivôs Anderson Varejão e JP Batista (Flamengo), Hettsheimeir (Sendi/Bauru) e Rafael Mineiro (Sesi Franca).
+ Acesse o Hotsite oficial e confira todas as informações do Jogo das Estrelas do NBB CAIXA
Já o esquadrão gringo terá os armadores Cubillán (Flamengo), Dawkins (Universo/Vitória), Bennett (EC Pinheiros) e Kyle Fuller (Paulistano/Corpore), os alas Shamell (Mogi das Cruzes/Helbor), David Jackson (Vasco da Gama), Holloway (EC Pinheiros), Nick Okorie (Universo/Vitória) e Ronald Ramon (Flamengo), e os pivôs MJ Rhett (Flamengo), Tyrone (Mogi das Cruzes/Helbor) e Nesbitt (Paulistano/Corpore).
As equipes também têm seus técnicos definidos. Pelo lado do NBB CAIXA, o comandante principal será Gustavo De Conti (Paulistano/Corpore) e o assistente será Rodrigo Barbosa (Banrisul/Caxias do Sul), que debutará no Jogo das Estrelas. Enquanto isso, o NBB Mundo será dirigido por José Neto (Flamengo) e terá Helinho Garcia (Sesi Franca), outro estreante na festa, como auxiliar.
Os titulares serão definidos em nova votação popular, desta vez através do site Globoesporte.com. A eleição terá duração até o dia 11/03 (domingo) e os quintetos iniciais serão anunciadas no dia seguinte, 12/03 (segunda-feira).
+ Clique aqui e vote nos titulares do NBB Brasil
+ Clique aqui e vote nos titulares do NBB Mundo
O duelo entre brasileiros e estrangeiros foi realizado sete vezes no Jogo das Estrelas e a vantagem é do time verde-amarelo, com quatro vitórias. No entanto, os dois últimos embates foram vencidos pelo time dos “gringos” e o histórico do confronto ficou ainda mais acirrado (4×3).
O Jogo das Estrelas 2018 é um evento organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB) e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike, Penalty, Cartões CAIXA Elo e Wewi e os apoios do Açúcar Guarani, NBA e Ministério do Esporte.
Estreias
Com quase 40 mil votos, o “estreante” Anderson Varejão foi o atleta mais votado do Jogo das Estrelas 2018 logo em seu primeiro NBB CAIXA. O segundo mais lembrado pelo público no NBB Brasil foi Leandrinho Barbosa, com quase 30 mil votos e é outro que debutará no evento. Além da dupla ex-NBA, outros que participarão da partida festiva pela primeira vez serão Cauê Borges, Rafael Hettsheimeir e os armadores Elinho Corazza e Yago Mateus, do Paulistano, este último o mais jovem da lista – completará 19 anos nesta semana.
Pelo lado do NBB Mundo, os debutantes são o venezuelano David Cubillán, que foi o mais votado entre os estrangeiros, com mais de 22 mil votos, o norte-americano naturalizado dominicano MJ Rhett – ambos do Flamengo -, o norte-americano Nick Okorie, do Vitória, e a dupla gringa do Paulistano formada pelo peruano Kyle Fuller e o bahamense David Nesbitt.
Figurinhas carimbadas
Segundo mais votado do NBB Mundo e atual bi-MVP do Jogo das Estrelas, Shamell foi selecionado mais uma vez e irá para sua décima participação no jogo festivo. Maior cestinha da história da competição, o norte-americano do Mogi é o único a ostentar o feito de nunca ter ficado de fora do Jogo das Estrelas do NBB CAIXA e dono de mais troféus de MVP (três).
Quem também que tem longa história no Jogo das Estrelas do NBB CAIXA é Alex Garcia. O ala do Bauru, eleito MVP da partida em 2014 e 2015, até foi selecionado para todos os dez anos, mas ficou de fora da edição de 2016 por conta de lesão e agora irá para sua nona participação.
Em sua temporada de despedida das quadras, Marcelinho Machado foi um dos eleitos do NBB Brasil e atuará no Jogo das Estrelas pela sétima vez, mesma quantidade de seu companheiro de time Marquinhos. Outro flamenguista selecionado para o time nacional, JP Batista irá para o jogo pela segunda vez seguida.
Já os norte-americanos Holloway e Tyrone mantiveram o “100%” no Jogo das Estrelas. Desde que chegaram ao Brasil, os dois jogadores foram selecionados todos os anos para o duelo festivo e vestirão a camisa do NBB Mundo pela sexta vez seguida, mesma quantidade de Kenny Dawkins, que só não foi selecionado em sua primeira temporada no NBB CAIXA.
Outros que nunca ficaram de fora do Jogo das Estrelas quando estiveram no NBB CAIXA são David Jackson, que irá para sua quinta participação, e Bennett, eleito pelo terceiro ano seguido. Já Ronald Ramon, que está em sua oitava temporada em solo brasileiro, disputará a partida pela terceira vez.
Estão de volta
Depois de ficar fora da edição passada, o armador Larry Taylor foi o terceiro mais votado, com mais de 25 mil votos, e está de volta à maior festa do basquete brasileiro. Outro que está de volta ao Jogo das Estrelas é Rafael Mineiro, que participou pela última vez em 2015, em Franca (SP).
Confira o resultado final da votação:
– NBB Brasil
Anderson Varejão (Flamengo) – 39.451 votos
Leandrinho Barbosa (Sesi Franca) – 29.463 votos
Larry Taylor (Mogi das Cruzes/Helbor) – 25.364 votos
JP Batista (Flamengo) – 22.900 votos
Marquinhos (Flamengo) – 22.273 votos
Cauê Borges (Banrisul/Caxias) – 13.355 votos
Marcelinho Machado (Flamengo) – 13.066 votos
Hettsheimeir (Sendi/Bauru) – 10.273 votos
Mineiro (Sesi Franca) – 9.275 votos
Elinho (Paulistano/Corpore) – 9.270 votos
Alex Garcia (Sendi/Bauru) – 9.257 votos
Yago (Paulistano/Corpore) – 8.750 votos
Não eleitos
Gegê (Minas) – 8.721 votos
Léo Meindl (Sesi Franca) – 8.451 votos
Deryk Ramos (Paulistano/Corpore) – 8.348 votos
Giovannoni (Vasco) – 8.297 votos
Lucas Dias (Paulistano/Corpore) – 7.649 votos
Leozão (Solar Cearense) – 6.367 votos
– NBB Mundo
Cubillán (Flamengo) – 22.288 votos
Shamell (Mogi das Cruzes/Helbor) – 22.033 votos
Dawkins (Universo/Vitória) – 21.097 votos
David Jackson (Vasco) – 20.641 votos
Holloway (Pinheiros) – 18.104 votos
MJ Rhett (Flamengo) – 17.616 votos
Tyrone (Mogi das Cruzes/Helbor) – 17.083 votos
Bennett (Pinheiros) – 15.754 votos
Okorie (Universo/Vitória) – 15.425 votos
Fuller (Paulistano/Corpore) – 14.053 votos
Ronald Ramon (Flamengo) – 13.576 votos
Nesbitt (Paulistano/Corpore) – 12.548 votos
Não eleitos
Anthony (Sendi/Bauru) – 11.186 votos
Stocks (Joinville/AABJ) – 10.667 votos
Roquemore (Minas) – 9.167 votos
Osvaldas (Sendi/Bauru) – 8.501 votos
Cook (LSB/Uniso) – 5.932 votos
Ware (Pinheiros) – 4.859 votos