#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Estrutura vencedora

31-05-2024 | 08:34
Por Juvenal Dias

Além dos talentosos jogadores e competência da comissão técnica, entenda outros fatores que levaram os tradicionais Flamengo e Sesi Franca às finais do NBB CAIXA

É claro que talento ganha jogo e campeonato. É claro também que comissão técnica entendida e que transmite os conhecimentos aos jogadores também facilita essa vida. Mas, para chegar às finais do NBB CAIXA, há muitos fatores que não são vistos na quadra diretamente, contudo são fundamentais para que Flamengo e Sesi Franca tenham chegado a mais uma decisão, dessa vez na temporada 2023/24. Será a décima vez que o Rubro-Negro chega para disputar o título e a quinta do time francano. Entenda um pouco mais daquilo que auxiliou nessa jornada.

Montagem sobre fotos, com Gabriel Jaú e Lucas Dias. Crédito: blog Fim de Jogo e Maurício Almeida/LNB

O sucesso dos finalistas dessa edição, se explica por talentos como Olivinha, Gabriel Jaú, Gui Deodato (pelo lado do Flamengo), Lucas Dias, Márcio e Santiago Scala (pelo lado do Sesi Franca). Ter técnicos do calibre de Gustavinho de Conti e Helinho Garcia é um privilégio e são dois entendidos do basquete que conseguem extrair o melhor das valências de cada peça dos seus elencos.

Mas há mais fatores que colocaram Flamengo e Sesi Franca acima de outras 17 equipes que ficaram pelo caminho na temporada. A Liga Nacional de Basquete conversou com Marcelo Vido, Diretor Executivo de Esportes Olímpicos do Flamengo, e Luis Aurélio Prior, que está em seu segundo mandato como presidente do Sesi Franca, para entender alguns dos aspetos que não entram nas quatro linhas, mas que são de fundamental importância para a constância na briga por títulos ao longo das histórias.

Foi pedido que os dirigentes explicassem um pouco do que cada clube atua em seis pontos: Financeiro: captação de recursos e pagamento de contas e salários; Administrativo: relação diretoria – comissão técnica e elenco (confiança no trabalho de médio/longo prazo); Formação de jovens e mapeamento de contratações; Estrutura de treinamento, recuperação e acompanhamento/desenvolvimento da saúde do jogador; Torcida (que veio do futebol e abraçou o basquete ou da cidade engajada só no basquete), programa de sócios; e a Tradição de muitas décadas. Confira:

Marcelo Vido — Flamengo

Marcelo Vido, Dirigente do Flamengo

Financeiro: Temos muito orgulho em dizer que Flamengo é autossustentável desde 2013, não depende de recursos externos do clube. Nossas fontes são os patrocínios diretos, como BRB e Pixbet. Os patrocinadores através das leis de incentivo, como a TIM, que sempre foi um grande parceiro nosso, apesar de não estarmos juntos nesta temporada. Um grande parceiro para todos os clubes é a CBC, através das passagens, que viabiliza a gente viajar pelo Brasil com conforto e agilidade. Por fim temos a bilheteria, que é uma fonte de renda muito importante. Graças a esse projeto sólido chegamos sempre longe nas competições que disputamos, o que nos proporciona jogos importantes com boa venda de ingressos.

Administrativo: Todo final de temporada a gente começa a planejar a equipe já para temporada seguinte. Pelo menos seis meses antes da temporada acabar. Começa pelo orçamento, sempre respeitando o que temos de recursos. Fazemos o planejamento dividido em três áreas: atletas, comissão técnica e logística. O mapeamento técnico é do Diego Jeleilate, nosso gerente, com o Gustavo, nosso treinador. Tenho total confiança neles e cada um tem sua área de atuação bem definida, para engrenagem sempre rodar da maneira que deve.

Formação de Jovens: A gente tem a nossa base, da iniciação até o LDB, que é muito importante para nós. Sofremos um pouco com a competição dos clubes paulistas, que tem campeonatos mais fortes para disputar. Mas, mesmo assim, somos campeões da LDB, entro outros campeonatos brasileiros. Nossa equipe Sub-23 tem seis ou sete atletas que sempre integram o plantel profissional, para nós isso é muito importante.

Estrutura: Um grande diferencial nosso é o Centro Unificado de Identificação e Desenvolvimento de Atletas de Rendimento (CUIDAR). Temos uma equipe multidisciplinar que abrange uma série de profissionais superqualificados trabalhando dia e noite em prol dos nossos atletas. Temos um baixíssimo índice de leões, e quando elas acontecem, conseguimos devolver o atleta bem as quadras. Logo, temos um grande índice de disponibilidade dos nossos atletas. Nossa estrutura física muito boa, jogamos no Hélio Mauricio, no Maracanãzinho, no Tijuca. Tudo isso nos credencia para disputar títulos em todas as competições que participamos.

Torcida e Tradição: O basquete é o orgulho da Nação Rubro-Negra. Estamos trazendo o torcedor para cada vez mais perto do nosso time, desse nosso projeto sólido. São 14 semifinais do NBB em 15 edições. 10 finais. Em busca do nosso oitavo título. O torcedor vê isso, valoriza. Temos a mentalidade de uma equipe vencedora. Do atleta aos funcionários.

Luis Aurélio Prior — Sesi Franca

Luis Prior, presidente do Franca Basquete

Financeiro: O clube tem várias fontes de receitas por meio de parceiro (SESI), patrocinadores, também temos o sócio torcedor, vendas que o clube promove, ações que ocorrem durante as partidas, como parte do marketing. Isso conseguimos nossa captação de recursos para manter as contas e os salários em dia.

Administrativo: A relação entre a diretoria, a comissão técnica e os atletas é ótima. Exige-se uma relação de confiança total, sempre temos o cuidado de não interferir, não avançar no setor que não é o nosso. Por isso, mantemos uma postura de sempre ficar distante na questão técnica, não somos de frequentar vestiário. Dificilmente vamos aos treinos, cada um na sua área. E, com isso, nós administramos e vamos aumentando a confiança a médio e longo prazo, sempre cumprindo com o que é combinado.

Formação de Jovens: O Sesi Franca já é tradicional na formação, talvez seja uma das coisas mais importantes que temos. Temos tido bastante sucesso, estamos felizes com os resultados que aparecem. Esse é um planejamento que já existe faz tempo, principalmente, depois que fechamos a parceria com o Sesi, desde 2017. Temos uma equipe multidisciplinar, totalmente profissionalizada. Os jovens usam as mesmas instalações da equipe adulta, com os mesmos profissionais atendendo, com as mesmas formas de treinamentos, por isso, esse sucesso. Temos isso de política desde a base até chegar ao adulto. Para montar um elenco campeão é sempre necessário mapear o mercado e estamos sempre atentos. Isso nos permite fazer boas contratações, sempre dentro do perfil do time. Mas nós olhamos, acima de tudo, o comportamento do atleta para minimizar problemas nesse aspecto. Damos mais prioridade ao mercado interno, mas sempre olhamos o nosso arredor. Dentro do possível, mantemos oito adultos, com pelo menos mais quatro que devem vir da base.

Estrutura: O clube fornece uma estrutura com um centro de treinamento da unidade do Sesi aqui em Franca, que oferece tudo o que é necessário para o bom desempenho dos atletas em quadra e do time como um todo. Por isso, estamos obtendo ótimos resultados nos últimos anos. Essa estrutura e os profissionais nem aparecem tanto, por estar nos bastidores, mas são de uma qualidade imensa, toda a estrutura é excelente. Temos todo um departamento médico para recuperação dos jogadores, não só para a prevenção de lesões, mas também a recuperação se ocorre algo, mas, ao longo da temporada, dificilmente ocorre algo, justamente por esse trabalho prévio.

Torcida: A torcida aqui é realmente muito fanática, aqui é uma religião! A cidade respira o basquete. Com relação entre torcida e diretoria, tem muita paixão e muita cobrança, naturalmente, ainda mais porque está acostumado a disputar títulos e ser campeão. Temos o relacionamento com alguns líderes da torcida e estamos sempre abertos ao diálogo. Tem o programa de sócio torcedor que é um sucesso, faz tempo, mantemos um número grande, que contempla boa parte do Pedrocão. Por isso, principalmente, quando chegam os playoffs, os ingressos se esgotam rapidamente. Hoje funciona dando direito a assistir aos jogos, descontos na rede de benefícios parceiros, inclusive na nossa loja parceira, tem estacionamento privado nos dias das partidas. Agora implementamos a leitura facial para o sócio adentrar ao ginásio.

Tradição: Realmente, temos uma tradição muito grande, muitas glórias. Nesses últimos anos temos vivido momentos fantásticos. Mas essa história vem sendo construída há muito tempo. Neste ano, comemoramos 65 anos de uma história que sempre foi vitoriosa, foi um trabalho de abnegados no começo. Durante esse período, nós nunca deixamos de disputar uma temporada, colecionamos vários títulos. É uma história fantástica, motivo de muito orgulho para nós. Isso ajuda muito, o fato de ser um time de chegada e vamos em busca do tricampeonato. Estamos muito otimistas e acreditamos que esse time pode trazer mais um NBB CAIXA. Vamos firmes a partir de sábado!

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.