#JOGAJUNTO

LDB

Etapa perfeita!

Praia Clube UBE 74
x
88 SESI Franca FRA
18
1ºQ
X
23
17
2ºQ
X
26
19
3ºQ
X
18
20
4ºQ
X
21

Ginásio do ITE (Bauru)

28 de agosto de 2015

Mandando no placar desde o início da partida, Franca abre boa vantagem no 2º quarto, controla Praia Clube e encerra 2ª etapa da LDB com 4 vitórias em 4 jogos

DOCUMENTOS:
Súmula
74
X
88
74
PTS
88
7
A3C
7
22
A2C
29
9
LLC
9
28
RT
31
15
ASS
15

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

Franca, do técnico Paulão Berger, não encontrou adversário capaz de pará-lo na segunda etapa da LDB 2015 e venceu todos os 4 jogos que disputou (João Pires/LNB)

Franca, do técnico Paulão Berger, não encontrou adversário capaz de pará-lo na segunda etapa da LDB 2015 e venceu todos os 4 jogos que disputou (João Pires/LNB)

A segunda etapa da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) 2015 foi perfeita para o Franca Basquete. Nesta sexta-feira, no Ginásio da ITE, em Bauru (SP), a equipe francana confirmou sua invencibilidade na etapa após levar a melhor sobre o Unitri/Praia Clube, pelo placar de 88 a 74. Assim, o time do técnico Paulão Berger voltará para casa com quatro vitórias nos quatro jogos que disputou em solo bauruense.

Com a participação perfeita na segunda etapa, o time da Capital do Basquete agora possui campanha de nove resultados positivos em 11 partidas na competição (81,8% de aproveitamento), desempenho este que os deixa na terceira colocação na classificação, logo atrás de Pinheiros e Minas, líderes da LDB, competição organizada pela LNB em parceria com o Ministério do Esporte em parceria com a CBB.

Para sair de quadra com seu quarto êxito em quatro partidas em Bauru (SP), o Franca contou mais uma vez com atuação fundamental de seu quinteto titular, que fez 86 dos 88 pontos da equipe na partida. Com destaque para o ala Pedro Mendonça, autor de 22 pontos, oito rebotes, cinco assistências e cinco roubos de bola, números que culminaram em sonoros 28 tentos de eficiência.

+Clique aqui e confira a tabela de jogos completa da Liga de Desenvolvimento de Basquete 2015

“Nosso coletivo é essencial. Cada dia é um que aparece, cada dia é um que se sobressai. Quando um não vai bem o coletivo prevalece. Nossa defesa também foi fundamental para as nossas vitórias. O estilo de Franca é esse, de marcação pesada. Nos comprometemos a não perder nenhum jogo e marcar forte em todos os jogos, com a ‘faca na boca’ e indo pra cima de todo mundo sempre”, disse Pedro Mendonça, do Franca.

Com 20 pontos e oito rebotes, o pivô João Pedro foi outro destaque da equipe francana, que também teve o armador Alexey, responsável por 18 pontos, três rebotes e quatro assistências, o ala Antonio Elpídio, com 13 pontos, oito sobras e quatro passes para cestas, e o ala/armador Dudu, que deixou a quadra também com 13 pontos, como outras figuras importantes no fechamento perfeito da equipe do interior paulista na segunda etapa.

“Sem dúvidas entramos nessa LDB para brigar pelo título. Nosso primeiro objetivo é terminar entre os quatro primeiros e estamos lutando para que isso aconteça. Depois, pensaremos no título, que com certeza é o nosso maior sonho”, completou Pedro Mendonça, que obteve média de 16,0 pontos nas quatro partidas da segunda etapa da LDB 2015.

Franca, do ala Pedro Mendonça, não encontrou adversário capaz de pará-lo na segunda etapa da LDB 2015 e venceu todos os 4 jogos que disputou (João Pires/LNB)

Na equipe marcada pela força coletiva, Pedro Mendonça foi o destaque do dia no Franca Basquete, com 22 pontos e 28 de eficiência (João Pires/LNB)

Já o Praia Clube, que encerrou sua participação nesta leva de jogos com apenas uma vitória (sobre a Winner/Limeira) nas quatro partidas disputadas, teve como principal destaque em quadra o ala Daniel Soares, cestinha do confronto, com 24 pontos, sendo 19 deles marcados no segundo tempo. Além da pontuação, o jogador ainda pegou quatro rebotes e totalizou 21 de eficiência.

“No jogo de hoje começamos com um jogo mais parelho e no segundo quarto teve um momento em que nós até passamos na frente, mas tivemos um momento apático em que tomamos 14 a 0. Por conta disso não conseguimos nos recuperar no decorrer do jogo. Tentamos correr um pouco mais para tentar encostar no placar, mas não conseguimos e eles (Franca) mantiveram a diferença grande”, declarou Daniel Soares.

+Clique aqui e veja a classificação completa da Liga de Desenvolvimento de Basquete 2015

Ainda pela equipe de Uberlândia, e agora tem desempenho total de três êxitos em 11 jogos (27,2% de aproveitamento), quem também se sobressaiu foi  o ala Raphael, responsável por 14 pontos, o pivô Egewarth, que marcou 13 pontos, e o ala/pivô Eduardo, que deixou a quadra com 12 pontos e quatro assistências. Assim como na partida anterior, o armador Netinho mais uma vez foi destaque nos passes decisivos e encerrou o duelo com seis na conta.

“Entramos nessa etapa da LDB mais preparados para enfrentar equipes até mais fortes do que enfrentamos na primeira etapa. Mas ainda tivemos algumas dificuldades, algumas internas, por isso que teremos que trabalhar ainda mais para a próxima etapa para seguir evoluindo no decorrer da competição”, completou Daniel Soares, natural de Vitória da Conquista (BA), que disputou a última LDB pelo Macaé e a edição 2013 pelo Ginástico.

Os 24 pontos de Daniel Soares não foram suficientes para dar a vitória ao Praia Clube diante do Franca Basquete (João Pires/LNB)

Os 24 pontos de Daniel Soares não foram suficientes para dar a vitória ao Praia Clube diante do Franca Basquete (João Pires/LNB)

O jogo

O Praia Clube até saiu na frente (2 a 0), mas o Franca não demorou nada para virar o placar através de uma corrida de 8 a 0 (8 a 2). Depois de abrir nove pontos minutos mais tarde (15 a 6), os francanos viram os mineiros reagirem e baixarem a diferença para três pontos (15 a 13), mas sua vantagem terminou em cinco pontos ao final da primeira etapa da partida: 23 a 18.

A equipe de Uberlândia seguiu imprimindo um bom ritmo, mas uma sequência de roubos de bola do francano Pedro Mendonça e outras infiltrações devolveram ao time paulista a diferença de dez pontos (33 a 23) em um piscar de olhos.

Assim como no período anterior, os comandados do técnico Fred Carvalho reagiram e, após boa sequência de contra ataques e um 12 a 2, deixou tudo igual em 35 a 35 e colocou fogo no jogo. No entanto, Franca cresceu nos três minutos finais, devolveu a corrida sofrido anteriormente, emplacou uma de 14 a 0 e foi para os vestiários com 49 a 35 no placar.

A vantagem construída anteriormente foi muito bem administrada por Franca, que soube segurar a pressão dos uberlandenses para manter uma margem confortável no marcador. Com 12 pontos do ala Daniel Soares, o Praia Clube até venceu o terceiro período, por 19 a 18, mas a vitória parcial não foi capaz de mudar a situação mineira no placar, que antes de ir para a etapa final, foi de 67 a 54.

Na etapa final, a diferença foi para a casa dos 20 pontos e assim a vitória foi de vez para as mãos dos francanos. Com o resultado praticamente definido, as duas equipes promoveram a entrada da maioria de seus atletas do banco de reservas. Restando um minuto para acabar, Franca vencia por 20 pontos de frente (88 a 68), mas os mineiros emplacaram uma corrida de 6 a 0 e fecharam o jogo com 16 pontos atrás, placar final de 88 a 74.