#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Eu voltei!

11-06-2014 | 05:05
Por Liga Nacional de Basquete

Franca anuncia o retorno do armador e ídolo Helinho, que volta à Capital do Basquete depois duas temporadas no Uberlândia

Ídolo francano, Helinho está de volta à Capital do Basquete (Luiz Pires/LNB)

Ídolo francano, Helinho está de volta à Capital do Basquete (Luiz Pires/LNB)

Helinho está de volta ao Vivo/Franca. Após duas temporadas longe da Capital do Basquete, o experiente atleta, de 39 anos acertou, nesta quarta-feira, seu retorno à equipe de sua cidade natal, onde foi criado e ficou por aproximadamente oito anos, depois de vestir a camisa do Unitri/Magazine Luiza nos dois últimos NBB’s.

Com a camisa francana, Hélio Rubens Garcia Filho já conquistou diversos títulos, dentre eles estão os títulos do Campeonato Paulista, três da Copa América, três Campeonatos Brasileiros e o vice-campeonato da temporada 2010/2011 do NBB.

“Estou muito feliz. É um prazer e uma alegria enorme voltar para minha cidade, onde eu comecei a jogar basquete e onde eu conquistei a maioria dos meus títulos. Além disso, vou voltar a jogar ao lado dessa torcida maravilhosa, que sempre me apoiou”, comemorou Helinho.

Helinho atuou pelo Uberlândia nas duas últimas temporadas (Newton Nogueria/Divulgação)

Helinho atuou pelo Uberlândia nas duas últimas temporadas (Newton Nogueria/Divulgação)

Helinho defendeu as cores do Uberlândia nas duas últimas temporadas. No NBB5, o armador chegou à sua segunda Final de NBB na carreira e novamente terminou com o vice-campeonato. Já na sexta edição do principal campeonato nacional, o jogador disputou 35 partidas com a camisa pela equipe mineira, tendo médias de 7,5 pontos e 2,5 assistências por jogo, em aproximadamente 20 minutos por jogo.

Aos 39 anos, Helinho provavelmente fará da temporada 2014/2015 a última de sua vitoriosa e gloriosa carreira de atleta profissional. Para fechá-la com chave de ouro, o jogador 1,83m de altura escolheu “sua casa” para desfrutar os últimos momentos de sua carreira perto da fanática torcida do Franca e também do técnico Lula Ferreira.

“Esse deve ser o último ano que jogarei profissionalmente. Achei muito legal poder viver essa temporada na minha cidade e atuando no meu primeiro time”, declarou o armador francano.

“O Lula é um cara muito comprometido e com uma carreira enorme no basquete. Tive a oportunidade de conhecê-lo na Seleção Brasileira e sei o quanto ele é competente. Espero que possamos fazer um grande trabalho juntos”, completou

Com a chegada de Helinho, o Franca já soma quatro reforços para a próxima temporada. Até agora, foram anunciados os pivôs Léo Waszkiewicz, também ex-Uberlândia, e André Luiz, que jogou o NBB6 pelo Universo/Goiânia, além do armador hispânico-brasileiro Carlos Coobs, que estava atuando no basquete espanhol.

Junto das caras novas, a equipe francana também confirmou as renovações do armador argentino Juan Pablo Figueroa, dos alas Léo Meindl, Jhonatan e Antônio, e do ala/pivô Lucas Mariano, atletas que estavam no elenco comandado por Lula Ferreira na temporada 2013/2014.

Helinho foi vice-campeão do NBB3 pelo Franca (Divulgação/LNB)

Helinho foi vice-campeão do NBB3 pelo Franca (Divulgação/LNB)