HOJE
Eugeniuzs genial
Por Marcius Azevedo
Armador bate o recorde pessoal de pontos e bolas de 3 na vitória do R10 Score Vasca da Gama sobre o Pinheiros, sua ex-equipe, e coloca o time crumaltino nas quartas de final do NBB CAIXA
Se Marquinhos decidiu o jogo 1, em São Paulo, Matheus Eugeniuzs foi o cara do R10 Score Vasco da Gama na vitória sobre o Pinheiros por 85 a 70, nesta sexta-feira (26/04), em São Januário. O armador saiu de quadra com o recorde pessoal de pontuação no NBB CAIXA ao anotar 27 pontos (o anterior era de 25) e garantiu o Gigante da Colina nas quartas de final dos playoffs.

Eugeniuzs terminou o jogo com 27 pontos, o seu recorde pessoal no NBB CAIXA. Foto: Mauricio Almeida / Vasco da Gama
Coincidentemente o melhor desempenho ofensivo aconteceu contra o seu ex-clube, já que ele estava no Pinheiros na temporada passada. Eugeniuzs converteu 7 de 9 tentativas para três pontos (outro recorde pessoal no NBB CAIXA), um impressionante aproveitamento de 77,8%. Ele foi responsável por quase metade dos acertos do Vasco do perímetro: foram 15/30 (50%) na partida.
“Só tenho de agradecer por estar desfrutando disso tudo. Fico feliz demais. Essa equipe está de parabéns. É uma família mesmo, um correndo pelo outro. Quero contribuir o quanto eu puder aqui”, afirmou Eugeniuzs. “Foram quatro anos com o Vasco fora do NBB CAIXA. A gente não tem aquela certeza. Todo mundo confiou no projeto. Não temos uma palavra para reclamar. Passamos pelas oitavas, agora é quartas.”
O técnico Léo Figueiró enalteceu o desempenho de Eugeniuzs, mas fez questão de elogiar o grupo. Marquinhos, por exemplo, terminou o jogo com 19 pontos. Cauê Verzola deu 13 assistências. Já Paulichi anotou 14 pontos, pegou sete rebotes e ainda deu quatro assistências. Por fim, o pivô Mathias fechou com 100% de aproveitamento nos arremessos de quadra (10 pontos).
“Foi um jogo fantástico do Eugeniuzs, jogou demais. Um jogo fantástico do Marquinhos. Paulichi também, o Verzola dando consciência ao time. É um grupo que dá prazer de trabalhar. Muito se fala de gestão, mas ela é muito mais fácil quando você tem pessoas como eles, dedicados, honestos. Você consegue ter uma conversa difícil olhando no olho. Eles merecem terem passado de fase”, afirmou o treinador.
Léo Figueiró destacou ainda o comportamento da torcida. O ginásio de São Januário jogou junto com o time. “Falei para eles antes do jogo que a campanha que eles fizeram na temporada regular era para ter os jogos decisivos em casa. A gente teve o mérito de terminar em quarto e, neste momento, jogar em casa. O torcedor se fez presente como em todo o campeonato e, com certeza, é o motor para que tudo isso aconteça.”
Pelo lado do Pinheiros, Jimmy, que foi o cestinha da equipe no jogo com 17 pontos, fez uma análise da temporada. “É duro falar logo depois de uma eliminação, ainda estamos procurando digerir. Foi uma temporada de altos e baixos. Não conseguimos ter uma grande sequência positiva. O começo foi complicado, com apenas duas vitórias em 10 jogos. No returno até conseguimos engrenar um pouco mais. Fizemos algumas partida boas. Oscilamos muito ofensivamente e tivemos momentos sólidos defensivamente”, afirmou. “Não conseguimos imprimir o nosso ritmo, jogar em velocidade”, acrescentou ao falar da série contra o Vasco.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca