#JOGAJUNTO

LNB / NBB Caixa

FESTA PARA O NBB CAIXA 2023/24!

11-10-2023 | 07:15
Por Liga Nacional de Basquete

Evento no Parque São Jorge, casa do Corinthians, reúne atletas, treinadores, patrocinadores e parceiros de mídia da LNB, marcando lançamento oficial da temporada do NBB CAIXA.

Para celebrar a abertura do maior NBB de todos os tempos, a Liga Nacional de Basquete realizou um grande evento nesta quarta-feira (11/10), no Salão Nobre do Parque São Jorge, a sede do Corinthians. A bola sobe oficialmente para a 16ª edição do campeonato no dia 21/10, às 17h, com o grande duelo entre Sesi Franca e São Paulo, no Ginásio do Pedrocão, em Franca (SP).

Participaram do evento jogadores, treinadores, dirigentes de clubes, influenciadores, produtores de conteúdo e representantes de parceiros comerciais da Liga Nacional de Basquete. O lançamento foi transmitido ao vivo por meio do YouTube da Liga, com os apresentadores Gustavinho Lima, Bruno Laurence e Alexandre Oliveira, que conversaram com dirigentes e atletas. O casal Gabi e Guilherme Giovannoni conduziu e comandou a cerimônia.

Nesta temporada, o campeonato vem acompanhado do slogan “NBB CAIXA Cada Vez Mais Forte, Cada Vez Melhor”, simbolizando a força e a inovação constantes da competição que reúne os maiores clubes do basquetebol brasileiro e oferece entretenimento de alto nível aos torcedores. Além disso, durante a cerimônia no Corinthians foram anunciadas todas as plataformas de transmissão dos jogos dessa edição: Youtube do NBB, SporTV, ESPN, TV Cultura, YouTube, Tik Tok e as grandes novidades: Canal GOAT e portal UOL.

Jogadores e treinadores das 19 equipes do NBB CAIXA 2023/24 (João Pires/LNB)

Para começar o evento, diretores e representantes de marcas foram chamados para o palco a fim de detalhar suas expectativas e ambições para a temporada que, além de contar com o maior número de equipes participantes, segue evoluindo em número de fãs. Antes de iniciar as perguntas, Carlos Henrique Ros Salas, diretor de esportes terrestres do Corinthians, homenageou Guilherme Giovannoni com uma camisa do clube contendo seu nome e número de pontos dentro da liga.

“Somos gratos em receber a abertura dessa que será a maior edição de todas. O Corinthians adora o basquete, segue lutando pelo melhor e poder sediar esse evento é uma honra. É natural ligar o clube ao futebol, mas nossa história com a bola laranja é maravilhosa. Não consigo ver mais o Corinthians sem basquete”, afirmou Carlos Henrique Ros Salas.

“Essa união de todos os clubes, de todos nós, representa o que é a liga. Sempre prezando pelo bem do basquete nacional. A expectativa para essa temporada é a melhor possível, temos recordes de equipes, de jogos, a volta da caixa e a esperança de grandes duelos. Estamos cada vez maior e cada vez mais forte”, declarou Rodrigo Montoro, presidente da LNB.

“As loterias possuem um papel muito importante para a sociedade e para o esporte. Parte do que arrecadamos retorna em benefícios para a própria sociedade, sendo que uma parte considerável disso vai para clubes, ligas e campeonatos que patrocinamos e temos parcerias. Queremos ajudar o basquete brasileiro a revelar grandes jogadores para o mundo. Esperamos que essa parceria seja duradoura”, afirmou Rodrigo Hideki, vice-presidente em exercício de Agente Operador das Loterias CAIXA.

“Se pudéssemos resumir em uma frase essa temporada seria: A CAIXA voltou. Voltou forte para uma das modalidades mais queridas do brasileiro e que tem tudo a ver com a história e as conquistas do esporte brasileiro. Vem muita coisa boa por aí, o retorno para a sociedade é muito importante, estar hoje é uma satisfação gigantes”, disse Carlos Felipe Ramalho, superintendente nacional em exercício de Patrocínios, Eventos e Promoções na CAIXA Econômica Federal.

“Somos um parceiro solidificado à Liga Nacional de Basquete, mas entendo que nossa maior parceria é realmente com a Liga de Desenvolvimento, pois entendemos que o trabalho da Liga vai além, entra na parte da formação, da educação. Apoiar a comunidade do basquete é uma satisfação muito grande”, afirmou Emerson Luiz Appel, gerente de esportes e relações institucionais do Comitê Brasileiro de Clubes

Rodrigo Montoro, presidente da LNB; Carlos Felipe Ramalho, superintendente nacional em exercício de Patrocínios, Eventos e Promoções; Rodrigo Hideki, vice-presidente em exercício de Agente Operador; Emerson Luiz Appel, gerente de esportes e relações institucionais do Comitê Brasileiro de Clubes; Carlos Henrique Ros Salas, diretor de esportes terrestres do Corinthians (João Pires/LNB)

No segundo painel, Gabi e Guilherme convidaram ao palco jogadores da competição para comentar sobre suas expectativas e objetivos em 2023/24. A conversa rolou de maneira descontraída e com muitas perguntas relacionadas às rivalidades, torcidas e histórias que têm de ser contadas a partir de agora.

“Não vou falar a minha idade, mas para conseguir jogar em todas as temporadas foi necessário muito trabalho duro. Me mantenho em forma porque jogo em casa, no clube do meu coração, jogo na minha cidade, com meus amigos e minha família por perto. Vou manter essa vontade durante toda a temporada”, disse Olivinha, jogador do Flamengo.

“A volta do Vasco significa muita coisa. A torcida precisava, agora eles estão empolgados, felizes e ansiosos para competir nesse que será o maior NBB de todos, com 19 equipes. Teremos um desafio muito complicado, sabemos disso, mas o nosso grande objetivo é competir, mostrar nossa força”, afirmou Cauê Verzola, jogador do R10 Score Vasco da Gama.

Diego Figueredo, do Coop São José; Elinho Corazza, do Corinthians; Cauê Verzola, do R10 Score Vasco da Gama; Olivinha, do Flamengo; Gui Abreu, do Paulistano (João Pires/LNB)

No terceiro painel, os comandantes das equipes foram chamados para comentar um pouco sobre suas estratégias para a próxima edição e como enxergavam os seus projetos na competição. Helinho Garcia, atual bicampeão do prêmio de Técnico do Ano e do NBB CAIXA, conquistou todos os títulos possíveis na temporada passada.

“Nós sabemos que ganhar pode deixar muitas pessoas acomodadas, mas no nosso caso, fomenta ainda mais essa vontade. O que é mais legal no esporte é que sempre existe algo para crescer, para melhorar. Entramos em uma temporada de reestruturação da equipe, de mudança, mas entendemos que existe muito trabalho pra ser feito e que há espaço para melhorar até os momentos mais decisivos”, disse Helinho Garcia.

No último painel do dia foi anunciado o retorno do projeto “NBB CAIXA Social”, que visa premiar iniciativas ambientais dos clubes da Liga. Além disso, André Brazolin, coordenador do “Anjos do Esporte”, destacou a parceria com a LNB para a realização do projeto “Basquete Cidadão”, que abre espaço para que crianças e jovens de Paraisópolis, na Zona Sul de São Paulo, aprendam basquete e participem de cursos profissionalizantes para formação de árbitros e oficiais de estatística.

“Nosso projeto visa formar o cidadão. Queremos criar jogadores? Sim, mas nosso principal objetivo é formar pessoas. Esses jovens muita vezes não tem oportunidade e apoio nenhum. Só de conseguir tirá-los da rua e colocar dentro de uma quadra, já é muito bom. Sou um privilegiado e quero ajudar muitas pessoas a sentirem esse privilégio”, disse André Brazolin.

O painel NBB Social também contou com a presença do diretor de Relações Institucionais e Governamentais da Whirlpool, Eduardo Vasconcelos, que comentou a parceria da empresa com a Liga no projeto Basquete Cidadão; do presidente da LNB, Rodrigo Franco Montoro; do superintendente nacional Patrocínio Promoção e Eventos em exercício da Caixa Econômica Federal, Carlos Felipe Lacerda Ramalho, e do vice-presidente de Desenvolvimento Sócio Ambiental da Liga e presidente do Cerrado Basquete, Dimitri Rodrigues. O clube do centro-oeste brasileiro é referência em ações que oferecem oportunidades para crianças e jovens através do basquete:

“Em 2016, quando o projeto do Cerrado Basquete nasceu, ele já surgiu com esse viés social. O “social” é uma mola propulsora para nós. Hoje os núcleos sociais do Cerrado Basquete atendem sete regiões administrativas do Distrito Federal e vários alunos do projeto são atletas das nossas categorias de base. Muito me orgulha hoje podermos oferecer aos jovens o apoio que lá atrás muitos de nós já tivemos”, comentou Dimitri.

Encerrando o evento de lançamento do NBB CAIXA com chave de ouro, a Liga Nacional de Basquete  anunciou o projeto “NBB ID”, um programa que vai mapear o perfil dos fãs do NBB e entender em detalhes seus hábitos de consumo e como eles se relacionam com a nossa modalidade. Mais detalhes sobre a plataforma serão revelados em breve nos canais de comunicação da Liga Nacional de Basquete.

+ Confira todas as fotos do evento

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais http://Sportsbet.io , Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.