HOJE
Evolução
Por Liga Nacional de Basquete
Em sua quarta temporada no NBB, Jhonatan apresenta melhora nos números e é o maior pontuador de Franca na competição

Depois de três temporadas discretas, Jhonatan chegou a Franca e virou um dos protagonistas do time na atual edição do NBB (Luiz Pires/LNB)
Apesar de ter somente 25 anos, o ala Jhonatan já possui uma vasta experiência em seu currículo, que inclui até uma passagem pela Europa. Sendo assim, o jogador chegou ao Vivo/Franca para ser um dos líderes do jovem time comandado por Lula Ferreira. E deu certo: o atleta praticamente dobrou sua média de pontuação em relação aos últimos anos e é o principal cestinha da equipe no NBB.
Em suas três primeiras temporadas na competição, em que atuou por Araraquara, na edição 2009/2010, e Winner/Kabum/Limeira, em 2010/2011 e 2011/2012, o jogador apresentou uma queda em relação ao seu número de pontos por jogo (confira tabela abaixo). Agora, com a camisa do esquadrão francano, Jhonatan lidera a equipe no fundamento e contribui com 15,07 pontos por partida, além de ter melhorado seu desempenho nos rebotes e nas assistências.
Veja as médias de Jhonatan temporada a temporada:

“Quando montamos a equipe, não pensamos em um cestinha, mas em jogadores que atuassem coletivamente e ajudassem na evolução dos mais novos. O Jhonatan foi escolhido por isto. Ele tem sido nosso maior pontuador, mas de uma forma natural, sem forçar ou se preocupar com isto. Sua importância na equipe é muito maior do que os pontos que ele tem feito”, destacou o técnico Lula, que aproveitou para exaltar as qualidades do atleta.
“Em primeiro lugar, o Jhonatan é uma excelente pessoa e ajuda muito os garotos no seu desenvolvimento. Dentro da quadra ele é um ótimo defensor, com bom trabalho de pernas e um bom senso de cobertura. Tem muita vitalidade física e uma disposição incrível para fazer coberturas. No ataque é muito efetivo nos arremesso e penetra com muito vigor. Se ele melhorar o passe e o drible, ele pode melhorar ainda mais”, completou.

Sob os olhares de Lula, Jhonatan tenta arremesso: treinador é só elogios para o atleta (Newton Nogueira/Divulgação)
Dono de uma condição física privilegiada, o ala despontou para o cenário do basquete brasileiro atuando pelo Paulistano/Unimed. Após fazer parte do time que ficou com o vice-campeonato paulista em 2005, o jogador, na época com 18 anos, figurou em uma convocação da Seleção Brasileira, do próprio Lula, comandante do time verde-amarelo na época.
“Já tive o prazer de trabalhar com o Lula na Seleção, e fico muito feliz por ele ter me feito o convite para fazer parte dessa equipe de Franca”, afirmou Jhonatan.

Mais à vontade em Franca, Jhonatan conseguiu boas exibições no NBB até o momento (Newton Nogueira/Divulgação)
Depois de se destacar pelo clube paulista e chegar à Seleção, o atleta se aventurou no basquete espanhol. Ao todo, Jhonatan ficou três anos no país europeu e atuou por CB Clinicas Rincón, CEBA Guadalajara e Mérida, todos de divisões menores do país.
“Tive uma passagem muito boa na Europa. Joguei três temporadas por lá, e cada ano joguei em um time diferente. Foi ótimo para a minha carreira esta passagem fora do país e aprendi muitas coisas por lá”, explicou.
Agora, de volta ao Brasil e sendo um dos protagonistas da boa campanha de Franca no NBB – a equipe se encontra na quinta colocação, com dez vitórias e quatro derrotas (71,4% de aproveitamento), o jogador já começa a traçar planos para o futuro e a conquista de um título pelo time do interior paulista e o retorno ao selecionado verde-amarelo estão em pauta.
“A primeira coisa que passa pela minha cabeça para o futuro é conquistar um título com a camisa de Franca. Depois, espero continuar atuando bem por aqui, para quem sabe voltar à Seleção Brasileira”, disse.
O sonho do jogador em voltar a vestir a amarelinha também é citado pelo técnico Lula. Comandante da Seleção entre os anos de 2003 e 2007, o treinador francano acredita que seu atleta pode retornar ao selecionado nacional, caso continue evoluindo.
“Tive a oportunidade de convocar o Jhonatan para a Seleção Brasileira como um novo talento do basquete brasileiro. Acredito muito no potencial dele e acredito que se ele continuar evoluindo técnica e taticamente, pode pensar em defender a Seleção Brasileira novamente”, concluiu Lula.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca