#JOGAJUNTO

LDB

Consolidação do sonho

27-06-2024 | 12:38
Por Marcius Azevedo

Gustavo conciliou basquete com o trabalho como garçom, se destacou na LDB, jogou o NBB CAIXA pelo Bauru Basket e agora volta ao torneio de base para se firmar na carreira

A Liga de Desenvolvimento de Basquete foi responsável por Gustavo realizar o sonho de participar do NBB CAIXA na temporada 2023/24. O ala de 21 anos fez parte do elenco do Bauru Basket, que terminou na quarta colocação, sob o comando do técnico Paulo Jaú. De volta ao torneio sub-22, ele quer continuar evoluindo para ganhar ainda mais tempo de quadra quando estiver no adulto.

Gustavo tem sido um dos principais jogadores do Bauru Basket na atual edição da LDB, com média de duplo-duplo (12,5 pontos e 10 rebotes). A equipe bauruense atua na competição com uma equipe formada em parceria com Avaré, que tem um longevo trabalho na base. Antes de chegar lá, o ala, que passou pelo Palmeiras na base, precisou dividir o basquete com o trabalho como garçom.

Gustavo em ação pelo Bauru Basket na LDB 2024. Foto: Matheus Maranhão

“Foi um período onde eu fui testado. Eu tive que me manter focado no objetivo. Trabalhava de garçom e treinava sozinho, em quadra externa, fazia academia. Foi difícil, mas graças a Deus meus pais e minha namorada me apoiaram e não me deixaram desistir”, afirmou Gustavo. “Minha família me impulsionou para frente e, quando veio uma proposta de jogar em Avaré, eu sabia que era dali para cima”, completou.

Após se destacar da LDB do ano passado, quando registrou médias de 12,4 pontos, 9,6 rebotes e 3,4 assistências em 11 jogos, Gustavo recebeu uma chance no elenco principal do Bauru Basket. “Foi tudo muito rápido, em um momento eu estava em Avaré, jogando com os meninos da base, e no outro, já estava em Bauru, com lendas do basquete, como Larry Taylor e Alex Garcia, e sob o comando do Guerrinha, que é um dos técnicos mais tops”, relembrou. “Foi uma experiência incrível. Às vezes, eu fico pensando que estou onde sonhei estar. É difícil cair a ficha.”

Gustavo relembra uma promessa que fez para conseguir um contrato. Ele ficou um ano sem cortar o cabelo. “Não sei muito bem de onde surgiu, mas foi uma coisa que veio e falei que iria fazer. Às vezes, eu não me sentia tão bonito, mas eu falava, não, prometi, vou cumprir. Deu certo. Nesses períodos é bom se apegar no nosso lado mais espiritual. Esse foi o meu jeito de mostrar que eu estava determinado e que eu ia conseguir”, afirmou.

Antes de assinar com o Bauru Basket, Gustavo, ainda na LDB, fez promessa de ficar sem cortar o cabelo. Foto: Andrews Clayton/Bauru Basket

No NBB CAIXA, o ala não teve muitas oportunidades, com média de quatro minutos em 17 jogos na temporada 2023/24. Apesar do pouco tempo em quadra, Gustavo se dedicou muito nos treinamentos. A principal jogada, lembrada com carinho por todos em Bauru, foi um toco em Marquinhos no jogo do returno, no Panela de Pressão.

Antes de voltar ao adulto, Gustavo espera ir longe na LDB. “As expectativas são de fazer uma eventual final. A gente está sempre mirando o mais alto desempenho. É assim que temos de jogar, pensando no futuro, em sermos fortes, sermos uma equipe muito competitiva”, afirmou o ala, que, claro, tem um papel de liderança importante. “Eu e Evandro, que também é um dos meninos que tem experiência do adulto do Bauru, podemos ajudar a extrair o melhor basquete dos nossos companheiros de time aqui de Avaré”, finalizou.

A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, bola oficial Penalty, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), EMS, UMP e Genius Sports.