HOJE
Expandindo fronteiras!
Por Liga Nacional de Basquete
Temporada 2015/2016 do NBB terá a participação de 16 times e inclusão de dois novos Estados: Rio Grande do Sul e Bahia
A temporada 2015/2016 do NBB terá a participação de 16 equipes. Na manhã desta sexta-feira (28/08) foram confirmados os clubes que disputarão a oitava edição do maior campeonato de basquete do país e os 16 times que haviam formalizado o pedido de inscrição tiveram suas participações confirmadas.
A grande novidade ficou por conta do Banrisul/Caxias do Sul Basquete (RS). Campeão da Liga Ouro 2014, a equipe gaúcha teve sua participação na elite do basquete nacional assegurada e o Estado voltará a ser representado no NBB depois de seis anos – a única equipe do Rio Grande do Sul a disputar a competição foi o Bira/Lajeado na temporada 2008/2009.
“A volta do Rio Grande do Sul ao NBB é muito importante. O Estado tem uma tradição imensa na modalidade e muitos atletas que hoje disputam o NBB são nascidos e criados por lá. Além disso, a entrada do Caxias valoriza ainda mais a Liga Ouro, já que pelo segundo ano seguido o campeão da Divisão de Acesso seguirá para a elite do basquete brasileiro”, disse o diretor técnico da LNB, Vítor Jacob

Campeão da Liga Ouro 2015, Caxias disputará a próxima temporada do NBB (Guilherme Peixinho/LNB)
Outra mudança significativa no quadro de equipes do NBB fica por conta do Unitri/Uberlândia, que agora terá a cidade de Salvador como sua sede e passará a ser chamado de Universo/Salvador. Esta será a primeira vez que uma equipe do Estado da Bahia disputará a principal competição de basquete do país.
“Essa mudança tem um significado duplamente positivo para a Liga Nacional de Basquete. Primeiro porque se trata de um time sócio fundador da LNB e que conseguirá se manter na competição mesmo com a crise financeira no país. Em segundo lugar teremos a abertura de um novo mercado em Salvador, terceira maior capital do nosso país. Mesmo sem um time de basquete, Salvador é sempre uma cidade com uma imensa audiência em nossos eventos transmitidos na TV Globo e também em nosso site. Isso sem falar que agora teremos duas equipes no Nordeste”, comemorou o presidente da LNB, Cássio Roque.
+ Final do NBB voltará a ser disputada em uma melhor de cinco jogos
Quem também seguirá na elite da modalidade da bola laranja será a Liga Sorocabana. Com a ausência do Palmeiras, a equipe do interior paulista, rebaixada à Liga Ouro no último NBB, teve direito a uma vaga na temporada 2015/2016 e disputará o NBB pelo quinto ano consecutivo.
As demais 13 equipes são as mesmas que disputaram a última edição da competição: Solar Cearense (CE), Paschoalotto/Bauru (SP), UniCEUB/BRB/Brasília (DF), Flamengo (RJ), Franca Basquete (SP), Winner/Limeira (SP), Macaé Basquete (RJ), Minas Tênis Clube (MG), Mogi das Cruzes/Helbor (SP), Paulistano/Unimed (SP), Pinheiros (SP), Rio Claro Basquete (SP) e São José Basketball (SP).
Agora, com a entrada do Caxias e a mudança do time de Uberlândia para Salvador, o NBB terá sua próxima temporada com equipes de seis Estados diferentes mais o Distrito Federal. Outro fato inédito para a competição é a presença de duas equipes da Região Nordeste entre as 16 participantes, além, é claro, da volta da Região Sul ao campeonato – desde o NBB 2012/2013 o Sul não tinha um time na elite do basquete nacional.

NBB 2015/2016 contará com a participação de equipes de seis Estados diferentes mais o Distrito Federal (João Pires/LNB)
A LNB (Liga Nacional de Basquete) fez um convite a Sport Club do Recife e Campo Mourão Basquete, segundo e terceiro colocados da última edição da Liga Ouro, para disputarem a temporada 2015/2016 do NBB. Mesmo com projetos estruturados – ambas disputaram as duas edições da Divisão de Acesso ao NBB e também a LDB (Liga de Desenvolvimento de Basquete) -, as duas agremiações optaram pela cautela, participando de forma mais estruturada e seguirão na Liga Ouro.
No início da próxima semana, o Departamento Técnico da LNB divulgará a tabela completa dos jogos da temporada 2015/2016. A competição terá início entre o fim do mês de outubro e o início de novembro de 2015 e se estenderá até junho de 2016.
A fórmula de disputa do campeonato segue a mesma. Os 12 melhores colocados na fase de classificação avançarão às Finais, que seguirá disputada a partir das oitavas de final, sempre em uma melhor de cinco jogos, inclusive a série Final. Para esta temporada, o formato das séries de playoff também sofreu uma alteração e os confrontos de mata-mata serão disputados no modelo 1-2-1-1, com os Jogos 2, 3 e 5 sendo realizados na casa da equipe de melhor campanha na fase de classificação.
A reclassificação das equipes a cada etapa dos playoffs também segue extinta e, assim como na últimas temporadas, o chaveamento dos playoffs até a Final já estará definido ao término da fase de classificação. O último colocado da etapa inicial estará automaticamente rebaixado à Liga Ouro, Divisão de Acesso ao NBB.
Confira todos os 16 participantes do NBB 2015/2016:
– Solar Cearense (CE)
– Paschoalotto/Bauru (SP)
– UniCEUB/BRB/Brasília (DF)
– Banrisul/Caxias do Sul Basquete (RS)
– Flamengo (RJ)
– Franca Basquete (SP)
– Liga Sorocabana de Basquete (SP)
– Winner/Limeira (SP)
– Macaé Basquete (RJ)
– Minas Tênis Clube (MG)
– Mogi das Cruzes/Helbor (SP)
– Paulistano/Unimed (SP)
– Pinheiros (SP)
– Rio Claro Basquete (SP)
– São José Basketball (SP)
– Universo/Salvador (BA)
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca