HOJE
Expectativa alta
Por Liga Nacional de Basquete
Liderado pela garotada da LDB e com elenco reforçado, Sport entra para 2ª edição da Liga Ouro de olho no título para colocar outra equipe do Nordeste no NBB
Na próxima sexta-feira (27/02), a bola laranja sobe para o início da segunda edição da Liga Ouro, a divisão de acesso ao NBB. Já com uma disputa no currículo, o Sport Clube do Recife chega para a edição 2015 da Liga Ouro motivado, reforçado e com boas expectativas de playoffs e também de uma possível vaga no próximo NBB.
“A nossa expectativa para a disputa da Liga Ouro 2015 é altíssima. Queremos fazer um bom campeonato, classificar para os playoffs e vencer. Queremos muito essa vaga para o próximo NBB”, comentou Ricardo Oliveira, treinador do Sport.
Na primeira edição da Liga Ouro, a equipe do Estado de Pernambuco terminou com campanha de cinco vitórias em 12 partidas e por uma vitória de diferença do terceiro colocado, não conseguiu a tão sonhada classificação para os playoffs.

Após ficar a uma vitória da classificação para os playoffs da Liga Ouro, Sport espera melhor resultado nesta edição, para poder lutar pela vaga no próximo NBB (Luiz Pires/LNB)
Após o término da edição 2014 da Liga Ouro, o Sport teve que arcar com a saída de jogadores importantes de seu elenco. Quinto cestinha da Liga Ouro, média de 13,9 pontos, o jovem armador Carioca assinou com o Bauru, onde já conquistou o Campeonato Paulista e a Liga Sul-Americana 2014. Quem também deixou a equipe pernambucana foi o ala/pivô cubano Amiel, que assinou com o rival Campo Mourão para a disputa da Liga Ouro 2015.
Na busca do título da Liga Ouro 2015 e do direito de ser a segunda equipe da Região Nordeste a disputar o maior campeonato de basquete do Brasil, a diretoria do clube pernambucano foi ao mercado e reforçou bem sua equipe para a disputa da divisão de acesso ao NBB.
Um dos grandes destaques da grande campanha do Mogi das Cruzes/Helbor na última edição do NBB, o pivô Sidão foi um dos grandes reforços anunciados pelo Sport. Após levar a equipe mogiana até a fase semifinal e ao quarto lugar na tabela de classificação na sexta edição do NBB, Sidão deixou Mogi para atuar no exterior.
Com ‘status’ de ídolo mogiano e de maior atleta em atividade no Brasil, com nada mais nada menos que 2,15m de altura, Sidão volta ao Brasil para ser referência e um dos grandes líderes do elenco do Sport na disputa da Liga Ouro 2015.
“O Sidão chega para ser uma de nossas referencia dentro e fora de quadra. Possuímos uma equipe muito jovem e a ‘bagagem’ que ele possui, por ter várias temporadas no basquete internacional e até mesmo no Mogi acaba sendo muito importante para nós. Essa soma de fatores só demonstra a importância desse jogador para o nosso elenco”, analisou o técnico.

Após disputar a última edição do NBB com a camisa do Mogi das Cruzes, o pivô Sidão assinou com o Sport e será um líderes da equipe na Liga Ouro (Luiz Pires/LNB)
Outro reforço importante anunciado pelo Sport é o ala Rafael Castellon. Com passagens pelo Bauru e pela Liga Sorocabana no NBB 4 e NBB 5, respectivamente, o atleta atuou com a camisa do Campo Mourão na última temporada da Liga Ouro e terminou o campeonato como cestinha, com média de 16,5 pontos por partida.
Cestinha da equipe pernambucana, com média de 14,1 pontos, o ala/pivô Mafra deixou o Sport para atuar na Liga Sorocabana na temporada 2014/2015. Porém dispensado pela equipe do interior do Estado de São Paulo ainda no meio do NBB 7, o jogador não ficou muito tempo livre no mercado, já que o clube pernambucano acertou rapidamente sua a volta à equipe.
O quarto atleta contratado para a disputa da divisão de acesso ao NBB foi o jovem ala/pivô Feliz, de 24 anos. Com três edições do NBB no currículo, Feliz atuou com a camisa do Brasília no NBB 4, com a do Flamengo no NBB 5 e com a do Franca no NBB 6. Inclusive, Feliz participou das campanhas dos títulos nacionais do Brasília na temporada 2011/2012 e na do Flamengo em 2012/2013.
Apesar da diretoria do clube pernambucano trazer alguns reforços para a disputa da Liga Ouro, a grande parte do elenco do Sport é mesmo formado pelos jovens garotos que disputam a LDB. O time sub-22 do Sport conquistou um grande resultado no maior campeonato de base do país, ao fechar a fase de classificação na sexta colocação, com campanha de 17 vitórias em 23 jogos e a vaga garantida no octogonal final da LDB.
“Os garotos são peças fundamentais em nosso elenco. Eles vem crescendo na LDB, tanto individualmente como com conjunto, e essa mescla de jogadores jovens mais os atletas experientes que chegaram pode ser uma mistura muito legal e muito eficaz”, concluiu o treinador.

Equipe sub-22 do Sport terminou a fase de classificação da LDB na sexta colocação e se classificou para o octogonal final do torneio (Anderson Stevens/LNB)
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca