HOJE
Expectativa lá em cima
Por Liga Nacional de Basquete
Na primeira transmissão simultânea da história do NBB CAIXA, Mogi e Flamengo abrem semifinais neste sábado, no Hugo Ramos, ao vivo no SporTV e na RedeTV
As semifinais da temporada 2015/2016 do NBB CAIXA serão abertas em grandíssimo estilo. Neste sábado (30/04), Mogi das Cruzes/Helbor e Flamengo darão início à briga por um lugar na decisão no “caldeirão” Hugo Ramos, no Alto Tietê, às 14h10 (de Brasília), com direito a um feito inédito na história do campeonato: transmissão simultânea em dois canais diferentes, SporTV e RedeTV.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e o apoio do Ministério do Esporte, Avianca e Spalding.

Único time a ir à todas as semifinais, Flamengo buscará vaga em sua 4ª Final consecutiva (Antonio Penedo/Mogi-Helbor)
Líder da fase de classificação, com campanha de 23 vitórias e cinco derrotas (82,1% de aproveitamento), o Flamengo avançou direto às quartas de final e manteve sua invencibilidade histórica nesta fase dos playoffs ao varrer o Rio Claro Basquete, oitavo na primeira fase, por 3 a 0. Desta forma, o clube da Gávea confirmou sua escrita de nunca ter ficado de fora das semifinais do NBB CAIXA em toda a história.
“Tem que ser valorizado o fato de vencermos uma série tão difícil, como seria contra qualquer adversário desse playoff, por 3 a 0. Os jogadores tiveram muita disposição e muita capacidade. Mesmo parados por cerca de 15 dias (período em que aconteceram as oitavas de final), a gente conseguiu superar a falta de ritmo e ganhar a série sem nenhuma derrota”, elogiou o técnico do Fla, José Neto.
+Confira as curiosidades do confronto entre Flamengo na história do NBB CAIXA
E por falar em histórico, o rubro-negro carioca tem outra estatística a seu favor para chegar à mais uma decisão do NBB CAIXA. Em toda as edições, o líder da fase de classificação jamais ficou de fora da Final. Ainda por cima, os comandados do técnico José Neto foram líderes de três das quatro últimas fases classificatórias e sagraram-se campeões das três edições anteriores do maior campeonato do país.
“Me deixa muito feliz quando a gente planeja estar na melhor posição possível na fase classificatória para que possamos decidir em casa e a gente consegue vencer com o apoio da torcida. Isso confirma o que planejamos. Agora é focar no Mogi, que vem com muita moral. Temos que focar no que sabemos fazer e buscar mais uma Final”, concluiu o técnico José Neto.

Mogi, do capitão Filipin, está em sua 3ª semifinal em 4 temporadas no NBB CAIXA e enfrentará o Flamengo pela 2ª vez (João Pires/LNB)
Enquanto o Flamengo está em busca de manter uma escrita, o Mogi vai atrás de um feito histórico: ser o primeiro clube de fora do G-4 a ir à Final do NBB CAIXA. Quinto colocado na fase de classificação, com 19 triunfos e nove derrotas (67,9% de aproveitamento), o time do técnico Danilo Padovani varreu o 12º Universo/Vitória nas oitavas, por 3 a 0, e quebrou o mando de quadra do quarto colocado Solar Cearense e foi à semi ao vencer a série por 3 a 1.
“Precisaremos de uma defesa forte e contar com uma inspiração de jogadores como Larry, Shamell e outros para tentar um jogo individual e distribuir coletivamente. Isso vai ser fundamental. Vamos jogar contra uma equipe que dispensa comentários. Temos que encarar como uma final, jogar o máximo e ser o mais perfeito possível, além de não deixar que eles não sejam tão perfeitos assim. Temos que diminuir o aproveitamento deles e fazer um bom jogo”, declarou o técnico do Mogi, Danilo Padovani.
+Confira dados, recordes e curiosidades de toda a história das semifinais do NBB CAIXA
Com a classificação em cima dos cearenses, o esquadrão do Alto Tietê chegou à sua terceira semifinal de NBB CAIXA consecutiva e ultrapassou o tradicional Franca e o Decisão Engenharia/Minas, com duas, em aparições entre os quatro melhores. De quebra, os mogianos se igualaram ao São José Basketball e ao Paschoalotto/Bauru como terceiro time que mais foi à semi, atrás apenas do UniCEUB/Cartão BRB/Brasília, com cinco, e do próprio Flamengo, com oito (100%).

Flamengo ganhou os 2 jogos contra Mogi na fase de classificação, inclusive no Hugão (Antonio Penedo/Mogi-Helbor)
Curiosamente, em sua primeira participação nas semifinais, o Mogi teve justamente o Flamengo como adversário e naquela ocasião os cariocas venceram a série por 3 a 1. No total do histórico entre as equipes no NBB CAIXA, os rubro-negros venceram ganharam dez dos 12 confrontos já realizados entre eles, sendo dois deles na fase de classificação da atual temporada 79 a 77 no Hugão e 88 a 85 no Tijuca.
“Neste ano temos totais condições de ganhar deles. Estamos muito bem, concentrados e querendo muito. Este é o ano para desbancar o Flamengo. Mas com certeza serão jogos definidos nos últimos segundos. Uma vitória em casa, por mais pessimista que seja, já garante o quarto jogo aqui. Por isso, é importantíssimo ir para lá com uma vitória. Ganhar lá é muito difícil e, por isso, não podemos ir com saldo negativo”, disse o ala e capitão do Mogi, Filipin.
Depois do Jogo 1 em solo mogiano, a série rumará para o Rio de Janeiro, onde as duas equipes farão os dois próximos duelos no Tijuca Tênis Clube, o primeiro nesta sexta-feira (06/04) e o outro na segunda-feira (09/04), ambos às 21 horas (de Brasília) e com transmissão ao vivo canais SporTV.
“Dentro de casa temos que ditar o ritmo. O Flamengo é um adversário muito mais completo e não pode ser diferente, mesmo que eles sejam favoritos na série. Acho que o primeiro jogo é que vai ditar o ritmo da série e ele será a final para a gente. Ganhar dará uma vantagem incrível, ainda mais sendo o Flamengo. Temos que ser fortes dentro de casa e ganhar o primeiro jogo, seja como for. E tentar beliscar um jogo lá”, advertiu o pivô Paulão Prestes, do Mogi.
Confira o calendário completo da série semifinal entre Flamengo e Mogi:
– Flamengo (1º) x Mogi das Cruzes/Helbor (5º)
Jogo 1 – 30/04 (sábado), às 14h10, no Ginásio Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes – ao vivo no SporTV e na RedeTV!
Jogo 2 – 06/05 (sexta), às 21 horas, no Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro – ao vivo no SporTV
Jogo 3 – 09/05 (segunda), às 21 horas, no Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro – ao vivo no SporTV
Jogo 4* – data e horário a definir, no Ginásio Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes – ao vivo no SporTV
Jogo 5* – data e horário a definir, no Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro – ao vivo no SporTV
*Se necessário
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca
