HOJE
Expectativa alta
Por Liga Nacional de Basquete
Campeão da última Liga Ouro, Caxias debuta na temporada 2015/2016 do NBB nesta quarta-feira, contra o Brasília; mais três jogos completam 1ª rodada
Acabou a espera para o Banrisul/Caxias do Sul. Nesta quarta-feira (04/11), o time gaúcho, um dos novatos da oitava edição do NBB, vive expectativa de entrar em quadra e dar inicio à sua trajetória no maior campeonato do basquete brasileiro. Os caxienses debutarão na competição contra ninguém menos que o tricampeão UniCEUB/BRB/Brasília, no Ginásio Vasco da Gama, na serra gaúcha, às 20h05.
“Nossa equipe está muito motivada para a estreia no NBB. O time está bem unido, com uma vontade muito grande. É um motivo de orgulho para a cidade, e quem ganha é o campeonato, com um representante do Sul. Somos os únicos representantes do Rio Grande do Sul. Temos focado esses últimos treinos na nossa estreia, pois sabemos que não será fácil”, comentou o armador Gustavinho, do Caxias.
Para chegar pronto aos desafios da oitava edição do NBB, o Caxias fez praticamente toda a sua pré-temporada na China. No país asiático, o time comandado pelo técnico Rodrigo Barbosa enfrentou equipes dos Estados Unidos, Canadá e até a seleção local, e fechou sua preparação com campanha invicta de dez vitórias em dez partidas realizadas.
“Sabemos que será uma pedreira logo de cara, mas nós vamos procurar mostrar muita intensidade e um trabalho coletivo para tentar surpreender o Brasília nessa estreia no NBB. Estamos estudando bastante a equipe deles. Temos que apostar na nossa pegada defensiva para sair nos contra-ataques”, concluiu Gustavinho.
Muito bem reforçado – contratou os armadores Deryk Ramos e Jefferson Campos, o ala Pilar e o pivô André Coimbra – e empolgado pela campanha de três vitórias em três jogos na primeira fase da Liga Sul-Americana, a equipe candanga chega forte para a disputa da oitava edição do NBB, buscando se classificar pela oitava vez consecutiva aos playoffs do NBB e brigar pelo quarto título do campeonato nacional.
“Precisamos ter muita atenção. O time deles conta com jogadores experientes, como o Gustavinho e o Alex Oliveira, e entrará em quadra muito motivado, não só por ser uma equipe forte, mas também pela estreia no NBB e pelo apoio do seu torcedor. Temos que estar focados durante os 40 minutos, para tentarmos a vitória e começarmos bem o campeonato”, comenta o armador Jefferson Campos, do Brasília.
Outros que também vivem a expectativa da estreia na edição 2015/2016 do NBB são o Solar Cearense e o Mogi das Cruzes/Helbor, que se enfrentarão também nesta quarta-feira, no Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE), às 20h30 (de Brasília).
Ao lado de sua torcida, o time do Estado do Ceará busca reverter seu próprio retrospecto negativo em partidas de estreia, que é de apenas uma vitória em três partidas realizadas, e começar a oitava edição do NBB com um resultado positivo.
“Estreia é sempre estreia. Existe uma ansiedade e uma vontade muito grande para que chegue o dia e que nós possamos colocar em prática todo aquele potencial que a gente sabe que existe dentro de nós. A nossa equipe, hoje, tem um autoconhecimento muito legal”, analisou Alberto Bial, técnico do Solar Cearense.
“A equipe está muito preparada, muito ciente da dificuldade que é jogar contra um elenco que o Mogi montou, com atletas de qualidade, mas nós temos um pensamento comum de que, aqui no Ceará, jogando nos nossos domínios, temos todas as possibilidades de fazer aquilo que a gente deseja, que é estrear com o pé direito”, concluiu Bial.
Já o Mogi, que chegou até a fase semifinal nas duas últimas edições do NBB, espera realizar o sonho de enfim ser finalista do campeonato nacional. Falando em decisão, o time do Alto do Tietê ficou muito perto de voltar a conquistar um título após três anos, porém, acabou por derrotado pelo São José Basketball na final do Campeonato Paulista e ficou com o segundo lugar do pódio.
Para a oitava edição do NBB, a equipe mogiana preservou grande base de seu elenco da temporada passada e ainda adicionou talento à seu time, com a contratação do armador Larry Taylor, ex-Paschoalotto/Bauru, e também do jovem pivô Lucas Mariano, que estava no Franca. Além disso, o time mogiano também tem novidade em seu comando técnico. Ex-assistente, Danilo Padovani assumiu o lugar do espanhol Paco Garcia, que deixou o comando do Mogi após três anos, e agora é o novo treinador da equipe.
“Vivo uma expectativa grande, mas essa ansiedade é natural e estou trabalhando isso para quando começar o jogo esteja com a cabeça tranquila para fazer uma boa partida. Trabalhamos essa semana justamente para esquecer a final do Paulista. Infelizmente, ficamos com um gosto amargo por não ter ganho em casa. Vamos ter um longo campeonato pela frente e estamos na expectativa de fazer um bom jogo fora contra o Basquete Cearense, que é uma forte equipe”, analisou Danilo Padovani, técnico do Mogi.
Mais cedo, às 19h30, o EC Pinheiros e o Decisão Engenharia iniciam suas respectivas trajetórias na oitava edição do NBB, em partida que será realizada no Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, em São Paulo (SP). Os dois times alcançaram os playoffs na última edição do NBB, no entanto, ambos foram eliminados ainda na fase oitavas de final.
Tanto o Pinheiros quanto o Minas apostam em suas fortes categorias de base para obterem resultados positivos no campeonato nacional. Além dos pilares dos dois times serem compostos por jogadores que também atuam na LDB, as equipes serão comandadas por treinadores que dirigiam os elencos Sub-22 de seus respectivos clubes, César Guidetti, do time paulista, e Cristiano Grama, do representante mineiro. Ambos foram efetivados após anos como auxiliares e viverão, nesta quarta-feira, suas primeiras experiências como técnicos efetivos no NBB.
“Nos reforçamos e nosso principal objetivo é nos classificarmos aos playoffs, dando tempo de quadra aos mais jovens. Os jogos serão duros e teremos uma sequência inicial difícil, contra times experientes, mas temos um elenco com ótimos valores em todas as posições e que certamente vão crescer ao longo do campeonato. Nossa expectativa é muito boa”, analisou o técnico pinheirense.
Confira a programação completa da primeira rodada do NBB 2015/2016:
– 02/11 (segunda-feira)
Paschoalotto/Bauru 77 x 73 Flamengo
03/11 (terça-feira)
Franca Basquete 77 x 73 Macaé Basquete
Rio Claro Basquete 82 x 67 Liga Sorocabana
04/11 (quarta-feira)
19h30 – EC Pinheiros x Decisão Engenharia/Minas
20h05 – Banrisul/Caxias Basquete x UniCEUB/Cartão BRB/Brasília
20h30 – Solar Cearense x Mogi das Cruzes/Helbor
21h – Universo/Vitória x São José Basketball