HOJE
Expectativa a mil
Por Liga Nacional de Basquete
Cestinha da campanha invicta do Flamengo na Liga das Américas, ala Marquinhos revela ansiedade para disputa do Final Four e sonha em dar título inédito ao clube

Com 22,5 pontos por jogo, Marquinhos é um dos destaques do Flamengo na Liga das Américas (Samuel Vélez/FIBA Américas)
MVP e campeão da última edição do NBB com o Flamengo, o ala Marquinhos é um jogador experiente, dono de um respeitável currículo, com passagens por equipes da Europa e NBA. Mas nesta semana, o atleta de 29 anos vive uma expectativa de garoto, uma expectativa que nunca sentiu em toda sua carreira.
O motivo? Disputar o Final Four da Liga das Américas 2014, no Ginásio Maracanãzinho, no Rio de Janeiro (RJ), nos dias 21 e 22 de março, e poder entrar para a história do clube rubro-negro ao conquistar o inédito título da ‘Libertadores do basquete’, competição que dará ao campeão a vaga na Copa Intercontinental de Clubes.
+ Clique aqui e confira informações sobre ingressos para o Final Four da Liga das Américas 2014
“Estou muito ansioso para que chegue logo sexta-feira. Vai ser uma semana de muito trabalho e que espero que passe bem rápido (risos). Vamos jogar em casa e a expectativa é de um Maracanazinho completamente lotado. Então não tem como não pensar nesse momento que vamos vivenciar. Espero que tudo dê certo para nós”, contou Marquinhos.
Cestinha rubro-negro e terceiro no ranking geral da Liga das Américas 2014, com média de 22,5 pontos por jogo, Marquinhos deu grandes mostras de que está 100% recuperado do edema ósseo na tíbia que o tirou do primeiro turno inteiro do NBB e foi peça fundamental na campanha invicta do Flamengo no principal campeonato do continente.
“Estou melhorando a cada jogo. A Liga das Américas foi muito importante na minha recuperação. Quando voltei, o NBB já estava no segundo turno e tive que entrar com o campeonato em andamento. Mas a Liga das Américas não. Consegui estar em quadra desde a primeira fase e pude fazer bons jogos, assim como todo o time”, declarou o camisa 11 rubro-negro.

Marquinhos em ação contra o Uberlândia na segunda fase da Liga das Américas (Samuel Vélez/FIBA Américas)
A trajetória do Flamengo para chegar ao quadrangular final da Liga das Américas foi impecável. Na primeira fase, foram três vitórias nas três partidas que disputou – todas elas anotando mais de 100 pontos – sobre Capitanes de Arecibo (PUR), Mavort (EQU) e Leones de Quilpues (CHI), com destaque absoluto para Marquinhos, que somou expressivos 28, 24 e 31 pontos nos respectivos confrontos, média de 27,6 pontos.
Já na segunda etapa, a equipe comandada por José Neto encontrou dificuldades, mas, assim como na fase anterior, não encontrou ninguém capaz de pará-la. Desta forma, os cariocas superaram o Cocodrilos de Caracas (VEN), os mineiros do Unitri/Magazine Luiza, e o Halcones Xalapa (MEX). O camisa 11 novamente obteve destaque e foi responsável por respectivos 15, 21 e 16 pontos nos triunfos rubro-negros.
“O time assimilou muito bem o espírito da competição e não é à toa que vamos chegar para o Final Four invictos. Espero que a gente consiga manter esse 100% para conquistar este tão sonhado título”, comentou o ala de 2,07m de altura.
“A Liga das Américas é a ‘Libertadores do basquete’. Então é o sonho de qualquer atleta conquistar esse título. Temos a oportunidade de fazer história com a camisa do Flamengo e ajudar o clube a levantar este troféu pela primeira vez na história. Tenho certeza de que será uma grande festa no Maracanãzinho e estamos muito focados em ficarmos com o posto de campeão”, disse Marquinhos.

O Flamengo quer manter os 100% de aproveitamento para ficar com o título da Liga das Américas 2014 (Samuel Vélez/FIBA Américas)
Em seu primeiro compromisso no Final Four, o Flamengo terá pela frente o Atlético Aguada (URU), atual vice-campeão da Liga Sul-Americana – o campeão foi o UniCEUB/BRB/Brasília – e segundo colocado no quadrangular semifinal (Grupo E), ao lado do líder Pinheiros/SKY. A equipe uruguaia possui o cestinha do campeonato, o ala/armador Leandro García-Morales, dono da incrível média de 27,2 pontos por jogo.
O duelo acontecerá na sexta-feira (21/03), no Ginásio Maracanãzinho, no Rio de Janeiro (RJ), às 21h15, logo após a partida do Pinheiros contra o Halcones Xalapa (MEX), que começa às 19h00. Os vencedores das respectivas partidas farão a grande final da Liga das Américas 2014, no sábado (22/03), às 21h15. Quem levar a melhor na decisão ficará com o título e de quebra disputará a Copa Intercontinental de Clubes contra o campeão da Europa.
“Se ganharmos a Liga das Américas garantiremos uma vaga na Copa Intercontinental, que é uma competição que não só eu mas que nenhum outro jogador do Flamengo já participou. É algo que nos empolga mais ainda na busca desse título da Liga das Américas”, finalizou Marquinhos.
Confira as datas e os horários das partidas do Final Four da Liga das Américas 2014:
Sexta-feira (21/03)
19h – Pinheiros/SKY x Halcones Xalapa (MEX)
21h15 – Flamengo x Atlético Aguada (URU)
Sábado (22/03)
19h – Disputa de 3º lugar – Perdedor do Jogo1 x Perdedor do Jogo 2
21h15 – Final – Vencedor do Jogo 1 x Vencedor do Jogo 2
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca