HOJE
Experiênciaedefesa
Por Liga Nacional de Basquete
Um dos veteranos do Bauru, Shilton destaca bagagem do elenco e acredita no poder da marcação para empatar série contra o Pinheiros
O Gocil/Bauru Basket sobreviveu a um cenário que poucos acreditavam. Mesmo com a corda no pescoço ao perder a série por 2 a 0, a equipe bauruense conseguiu uma incrível reviravolta, venceu o EC Pinheiros (94 a 77) e sobreviveu. Tudo isso aconteceu através de muita defesa e, é claro, da experiência do elenco do Dragão, que possui atletas de bagagem respeitada: é o que acredita o pivô Shilton, de 34 anos.
O próprio jogador, inclusive, tem nada menos que dois títulos do NBB CAIXA no currículo, ambos pelo Flamengo – 2012/2013 e 2013/2014. Segundo maior reboteiro da história da competição, com 2164 sobras, o atleta natural de Cuiabá (MT) ainda é dono do recorde de rebotes em um só jogo de playoffs, com 21 contra o Limeira em 2008/2009, quando defendia o Joinville.
O elenco do Bauru tem nada menos que sete jogadores com pelo menos uma Final do NBB CAIXA no currículo: Alex Garcia (6), Jefferson William (5), Valtinho (3), Gegê (4), Gui Deodato (1), Léo Meindl (1) e o garoto argentino Stefano (1), além, é claro, de Shilton (2).
“A grande vantagem da nossa equipe é a experiência. Vários jogadores já passaram por diversas situações. O Alex, por exemplo, tem duas Olimpíadas e anos de Seleção nas costas. Até alguns dos mais novos têm experiência, como o Gegê, que conquistou quatro títulos do NBB CAIXA, têm experiência. Isso com certeza faz a diferença em momentos difíceis como esse”, falou Shilton.
Um dos pilares da forte defesa do Bauru, que foi a melhor da fase de classificação (74,5 pontos sofridos por jogo), Shilton apontou a marcação como decisiva paratodos os resultados da série contra o EC Pinheiros, tanto os negativos nos dois primeiros jogos quanto o positivo, que aconteceu pelo placar de 94 a 77.
“Sempre trabalhamos jogo a jogo. Não fizemos um bom trabalho nos dois primeiros jogos. Sem tirar o mérito do Pinheiros, é claro, eles souberam defender melhor e mereceram as vitórias. Mas o que galgou a gente nesta vitória no Jogo 3 foi a defesa. Conseguimos nos impor defensivamente na partida e o resultado final foi a nosso favor”, disse o pivô, também apelidado de ‘Shiltão da Massa’ por parte da torcida bauruense.
Depois de sobreviver na série após perder por 2 a 0, o Bauru ainda reacendeu a esperança de uma virada, coisa que o Pinheiros já fez diante do Flamengo nas quartas de final e também em outras três oportunidades na história do NBB CAIXA. Será que o feitiço virará contra o feiticeiro?
O Jogo 4 será neste sábado (19/05), no Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, em São Paulo (SP), às 14 horas, com transmissão simultânea dos canais Band e SporTV. Caso necessário, o Jogo 5 será em Bauru (SP), na terça-feira (23/05), no Ginásio Panela de Pressão, às 19h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo do SporTV.
“A confiança aumentou, mas o Pinheiros que construiu essa vantagem, então ainda carrega o favoritismo. Eles voltarão para casa com a vantagem nas mãos, estão de parabéns por isso. No Jogo 3 eles também eram favoritos, então para o Jogo 4 pensando em defender bem para empatar a série”, finalizou Shilton.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
SESI Franca
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca

