#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Experientes

24-05-2013 | 05:20
Por Liga Nacional de Basquete

Com série empatada em dois a dois, Flamengo e São José decidirão vaga na Final do NBB no quinto jogo; equipes possuem bom repertório em partidas decisivas

São José, do norte-americano Laws, ou Flamengo, do ala/armador Benite: quem leva a melhor nessa? (João Pires/LNB)

O Unitri/Universo terá que esperar para conhecer seu rival na Final do NBB 2012/2013. Depois de duas vitórias para cada lado, Flamengo e São José/Unimed precisarão disputar o quinto jogo da série semifinal para definirem quem enfrentará o time mineiro na decisão da atual temporada da maior competição de basquete do país. E a partida decisiva será realizada no próximo sábado, às 21h45 (de Brasília), na Arena HSBC, no Rio de Janeiro (RJ), com transmissão ao vivo do SporTV.

Até o momento, as equipes que atuaram em casa no confronto levaram a melhor. Sendo assim, o esquadrão do interior paulista saiu vitorioso nos jogos de número um e quatro, sempre com o “caldeirão” Lineu de Moura lotado, enquanto que os rubro-negros triunfaram nas partidas dois e três, ao lado de sua fanática torcida, na capital carioca.

“Esse é o jogo mais importante da temporada para nós. É um jogo que nos mantém vivos no campeonato e que nos dá a chance de chegar à final. Jogaremos contra uma equipe de qualidade, mas nosso time está pronto para sair com a vitória e avançar à decisão do campeonato. Passamos por algumas dificuldades durante todo o campeonato, mas sempre nos superamos. Esse é nosso espírito para a partida e acredito que estamos preparados e focados para obter a vitória”, afirmou o comandante flamenguista, José Neto.

Se o clube da Gávea tem a vantagem de jogar em seus domínios, os joseenses contam com um bom retrospecto em duelos decisivos, inclusive contra o Flamengo, a seu favor. Nas três oportunidades em que chegou a um quinto jogo de uma série de playoffs do NBB, a equipe comandada pelo técnico Régis Marrelli teve êxito e avançou à fase seguinte.

“Eu acho que o emocional pesa muito em uma partida como essa. Tenho certeza de que a equipe que estiver mais centrada, mais tranquila e pensando unicamente em jogar basquete vai levar a vantagem. Jogaremos contra o Flamengo, que foi a melhor equipe da fase de classificação, fora de casa, e sabemos que precisaremos fazer um jogo praticamente perfeito para sair com a vitória. Precisamos ter um ataque equilibrado e eficiente, assim como foi no quarto jogo em que todos nossos titulares tiveram boa produção, e mais do que tudo temos que ter uma defesa forte para segurar o poderio ofensivo do Flamengo”, disse o treinador joseense.

A primeira vez que o esquadrão do Vale do Paraíba precisou decidir um confronto na partida derradeira foi na terceira edição do NBB. Na ocasião, São José derrotou o Winner/Kabum/Limeira, em casa, e se classificou às quartas de final. Depois, na temporada 2011/2012, a equipe do interior paulista precisou da quinta partida na série semifinal contra o próprio time carioca para chegar a sua primeira final do NBB na história. Porém, ao contrário do que ocorre neste ano, os joseenses tiveram o direito de jogar o duelo decisivo ao lado de sua torcida, por terem feito melhor campanha do que os rivais na fase de classificação.

Na última temporada, São José e Flamengo protagonizaram a mesma situação e os paulistas levaram a melhor (Antonio Basilio/PMSJC)

Além da vitória diante dos flamenguistas na última temporada, um jogo que aconteceu há duas semanas é uma das maiores fontes de inspiração para o esquadrão do Vale do Paraíba. Em uma das séries das quartas de final da atual temporada do NBB, São José e Brasília empataram em dois a dois após a realização dos quatro primeiros jogos e a decisão da vaga na semifinal ficou para o quinto duelo. Mesmo sem ter o mando de quadra, o time paulista foi até o Ginásio Nilson Nelson, na capital federal, e com uma contundente vitória eliminou os atuais tricampeões e seguiu vivo no campeonato nacional.

Enquanto isso, o Flamengo também conta com um passado de glórias. Ao todo, a equipe tem em sua trajetória no NBB quatro decisões de séries de playoff no quinto jogo e o retrospecto é de 50% de aproveitamento, com duas vitórias e duas derrotas. Mas, os dois triunfos do time do Estado do Rio de Janeiro em partidas decisivas aconteceram em seus domínios – Final do NBB1 contra o Uniceub/BRB/Brasília e quartas de final do NBB4 diante do Unitri/Universo.

Por outro lado, nas vezes em que foi derrotada, a equipe da Gávea atuou longe de sua torcida: na Final do NBB2, novamente contra Brasília, e na já citada semifinal da temporada anterior contra São José.

“Sabemos da importância de ter o mando de quadra em uma partida como essa. Se teve algo que nos motivou durante toda a fase de classificação foi o fato de podermos chegar em uma situação com essa com a vantagem de poder jogar ao lado da nossa torcida, que nos apoiou durante todo o campeonato. Agora, vamos usufruir do que conquistamos anteriormente e espero que a gente possa fazer prevalecer esse mando de quadra”, concluiu Neto, técnico rubro-negro.

Confira o calendário completo do confronto:

(1º) Flamengo 2 x 2 São José/Unimed (7º)
14/05 (terça-feira) São José 80 x 72 Flamengo
17/05 (sexta-feira) – Flamengo 100 x 84 São José
19/05 (domingo) – Flamengo 106 x 86 São José
23/05 (quinta-feira) – São José 96 x 88 Flamengo
25/05 (sábado) – Arena HSBC, no Rio de Janeiro (RJ), às 21h45, com transmissão ao vivo do SporTV