HOJE
A grande família
Por Allana Alves
Ver Kaique em quadra mobiliza a família desde sua infância. Motivo de orgulho, o ala-armador do Corinthians retorna à LDB após se recuperar de lesão
Natural de Lençóis Paulista, São Paulo, Kaique está jogando sua quarta Liga de Desenvolvimento de Basquete. A segunda pelo Corinthians, mas uma grave lesão no joelho tirou o ala-armador no meio da competição em 2024 e, consequentemente, da final. Ele se recuperou e voltou neste ano, defendendo novamente o Timão. No jogo contra o Vasco/Tijuca, foi um dos cestinhas com 14 pontos. Orgulho da família que o acompanha e apoia sempre.

Kaique com a família em seu segundo jogo da primeira fase da LDB. Foto: Fabrício Miguel
“É muito emocionante acompanhar o Kaique, fazemos isso desde quando ele era pequeno, sabemos do esforço. Entendemos a importância de estar nos jogos porque ele merece estar onde está”, destacou a mãe Edna Olímpio.
Dona Edna, que é dona de casa, estava acompanhada do marido, David Pereira, que trabalha como pedreiro. A avó materna de Kaique, Odete, também estava presente, além do irmão Vitor Hugo e da prima Helen Molino. Todos atentos a cada lance e vibrando muito, principalmente quando o camisa 4 estava em quadra.
“Para nós é muito gratificante estar com ele que lutou muito para chegar até aqui. Foi um período difícil de afastamento dele na recuperação da lesão. Então, ele voltar e voltar bem é algo que nos deixa muito felizes e emocionados”, ressalta David.
Kaique já disputou a LDB pelo Bauru e Rio Claro, além de já ter feito alguns jogos no profissional dessas equipes, e do Corinthians. O ala-armador afirma que o basquete é sua vida e um meio de buscar melhorar a vida da família.
“O basquete é muito importante para mim. É a minha vida, o que me motivou a voltar foi o amor ao esporte. É muito difícil você ter uma lesão no joelho e ficar sem jogar. Meus objetivos são me consolidar nessa temporada na equipe adulta do Corinthians, buscar meu espaço e conseguir dar uma condição melhor de vida pra minha família através do esporte porque isso é muito importante”, afirmou.

Kaique foi o segundo cestinha, com 14 pontos, diante do Vasco/Tijuca. Foto: Fabrício Miguel
Sobre o seu estilo de jogo, ele é categórico: defesa ganha jogo. “Eu gosto de defender muito, gosto de treinar bastante arremesso de dois pontos e aos poucos eles estão caindo, é um processo. Sou um cara enérgico com o time, que cobra, a defesa é, definitivamente, uma característica minha, e gosto muito de jogar no um contra um”, finalizou Kaique.
A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica e Governo Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), chancela da Confederação Brasileira de Basketball e patrocínios oficiais Penalty, Universidades Cruzeiro do Sul, UMP, Whirlpool e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca