#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Fator decisivo

Fortaleza B. C. / CFO FOR 71
x
65 Minas MIN
19
1ºQ
X
14
14
2ºQ
X
12
18
3ºQ
X
15
20
4ºQ
X
24

Ginásio Paulo Sarasate

11 de novembro de 2014

Jogando em casa pela primeira vez no NBB 7, Basquete Cearense conta com grande atuação de Rashaun, bate o Minas e conhece sua primeira vitória no campeonato

DOCUMENTOS:
Súmula Borderô
71
X
65
71
PTS
65
6
A3C
4
15
A2C
17
23
LLC
19
36
RT
35
8
ASS
10

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

Rashaun foi fundamental para a 1ª vitória do Basquete Cearense no NBB 7 (Danilo Cunha/Divulgação)

Rashaun foi fundamental para a 1ª vitória do Basquete Cearense no NBB 7 (Danilo Cunha/Divulgação)

Depois de duas derrotas como visitante, o Basquete Cearense usou a força de sua torcida para conquistar sua primeira vitória no NBB 7. No Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE), a equipe do técnico Alberto Bial abriu boa vantagem no terceiro quarto, tomou a reação nos minutos finais, mas segurou a ponta e bateu o Minas Tênis Clube, nesta terça-feira, por 71 a 65.

Agora, os representantes da Região Nordeste somam campanha de um resultado positivo em três partidas disputadas (33,3% de aproveitamento), mesmo rendimento do Minas, que antes da partida válida pela 3ª rodada do NBB, vinha de empolgante vitória sobre o Mogi das Cruzes/Helbor, fora de casa.

+Clique aqui e confira a classificação completa do NBB 7

Para chegar ao seu primeiro triunfo na sétima edição do campeonato nacional, o time de Fortaleza contou com grande atuação do ala norte-americano Rashaun, que comandou a equipe no setor ofensivo e deixou a quadra com 24 pontos na conta, sendo 16 deles no primeiro tempo. Quem também merece destaque é o jovem armador Davi, autor de 23 pontos.

“Foi um grande jogo. Conseguimos essa vitória porque jogamos juntos durante toda a partida. Assim as coisas vão fluindo naturalmente. Esse foi o fator fundamental para vencermos. Agora temos uma partida importante na quinta-feira, e vamos nos manter focados neste jogo”, comentou “o cara” do jogo, Rashaun.

Agora, os nordestinos terão mais um jogo em casa na sequência do NBB 7, diante do Unitri/Pilhas Energizer, nesta quinta-feira (13/11), às 20 horas (de Brasília). Já o Minas entrará em quadra somente na próxima terça-feira, frente ao atual bicampeão Flamengo, em casa, na Arena Minas, em Belo Horizonte (MG), às 20 horas.

+Clique aqui e confira a tabela de jogos do NBB 7

“A diferença foi deixar o Basquete Cearense jogar. Não conseguimos diminuir a pontuação deles durante o jogo, só em alguns momentos. Mas eles tiveram méritos. Nossa equipe não se comportou como tem se comportado nos outros jogos do campeonato. Parabéns ao Basquete Cearense”, lamentou o pivô Shilton, do Minas.

O jogo

O confronto começou com ritmo alucinante, jogado em alta velocidade dos dois lados da quadra, até com algumas precipitações ofensivas de ambas as partes. Apesar deste cenário, o Minas saiu na frente e abriu 8 a 4, contando com boa participação de seus jovens jogadores Leonardo Demétrio e Danilo Siqueira. Através do ala norte-americano Rashaun, o Basquete Cearense igualou o duelo e chegou até a passar à frente (11 a 10).

A partir daí, o jogo passou a ser disputado ponto a ponto e nenhuma das duas equipes conseguiu se firmar na liderança do placar. Enquanto o Minas não conseguiu se encontrar no ataque e tropeçou muito  nas próprias pernas, os nordestinos seguiam liderados por Rashaun, que ajudou o Basquete Cearense a fechar  a etapa inicial vencendo, por 19 a 14.

Com pegada defensiva e um início mais vibrante, os comandados de Alberto Bial anotaram quatro pontos seguidos e estenderam sua diferença para nove pontos (23 a 14), chegando até a abrir 11 tentos de frente (27 a 16). Após pedido de tempo do técnico Demétrius, o time mineiro baixou a frente dos donos da casa para apenas quatro pontos (28 a 24). Mas, o Basquete Cearense tinha Rashaun, que mais uma vez apareceu bem e levou o time da casa para os vestiários com sete tentos de vantagem: 33 a 26.

O Minas voltou do intervalo determinado a mudar o panorama do duelo, e conseguiu. Logo no início, os comandados de Demétrius fizeram quatro pontos seguidos e baixaram a diferença para três pontos (33 a 30) e colocaram fogo no jogo. Porém, depois de cinco minutos, o Basquete Cearense, melhor na defesa, se distanciou novamente e abriu nove pontos de vantagem (46 a 37). Mais tarde, o time da casa ainda abriu dez pontos (49 a 39), e caminhou para a etapa final com 51 a 41 no placar.

A equipe da casa manteve o bom padrão de jogo durante pouco mais de sete minutos da etapa final e tudo parecia caminhar para uma vitória tranquila. Mas não foi o que aconteceu. Quando o cronômetro apontava 03:40, o Basquete Cearense vencia por 13 pontos de frente (65 a 52), mas o Minas não jogou a toalha e imprimiu incrível sequência de 10 a 0 e a boa vantagem sumiu em questão de dois minutos (65 a 62).

Após o sufoco tomado nos dois minutos anteriores, os comandados de Alberto Bial souberam manter a calma, rodar bem a bola e aproveitar bem os lances livres que lhes foram concedidos no minuto final para conquistar sua primeira vitória na temporada 2014/2015 do NBB, por 71 a 65.