#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Fator surpresa

22-04-2017 | 05:08
Por Douglas Carraretto

Com recorde pessoal na temporada, Renato Carbonari sai do banco e lidera Paulistano em triunfo épico no Jogo 1 contra Franca

Renato fez 24 pontos e foi o destaque individual da épica vitória do Paulistano sobre o Franca (João Neto/LNB)

Dono de um dos melhores trabalhos coletivos da atualidade, o Paulistano/Corpore teve como principal protagonista um atleta muitas vezes discreto, mas sempre eficiente: Renato Carbonari. Sempre vindo do banco, o ala/pivô entrou em cena e foi o grande destaque individual da incrível vitória alvirrubra sobre o Franca Basquete no Jogo 1 das quartas de final, por 80 a 65.

Com 24 pontos, Renato quebrou seu recorde pessoal na temporada e ficou a dois pontos de sua maior marca da carreira no NBB CAIXA, que é de 26. A atuação do atleta de 29 anos fica ainda mais importante devido ao desempenho no segundo tempo, momento da reação do Paulistano, no qual anotou 17 de seus 24 pontos.

“Fico muito feliz com essa atuação, mas acho que não fui ‘o cara’ do jogo. O grupo foi ‘o cara’ do jogo. Sem as bolas que o Georginho me passou, sem as defesas de todo mundo, essa atuação não seria nada e não sairíamos com a vitória. Mas fico feliz. Todo mundo está confiante em mim e estou confiante com o grupo também. Vamos com tudo para buscar o resultado em Franca”, comentou Renato.

Dono de grande raça e disposição, Renato é peça chave na rotação do técnico Gustavo De Conti. Sua maior marca na temporada havia sido na segunda rodada da fase de classificação, contra o Gocil/Bauru (18 pontos). No entanto, o camisa 15 alvirrubro sempre manteve a boa regularidade e acumulou média de 8,3 pontos e 4,5 rebotes por partida ao longo da competição.

Confiante, o ala/pivô natural de Bauru (SP) estava “on fire” no maior momento do Paulistano na partida diante do Franca. Com extrema disposição nos rebotes e precisão nas bolas curtas, o atleta foi bastante acionado nas jogadas de pick and roll e até nos contra ataques – em um deles, deu uma linda enterrada em uma ponte aérea com Jhonatan (Confira o vídeo abaixo).

“Esse é o time do Paulistano. Podemos muito bem sair de um resultado adverso e surpreender. Essa é a força do time. Agora eles estão com a pressão. Fizemos nosso dever de casa. Eles têm que fazer o deles. Será um jogo muito difícil em Franca, assim como foi esse e também serão todos os jogos da série”, completou o camisa 15 do Paulistano.

O técnico Gustavo De Conti colocou em ação todos os 12 atletas disponíveis para a partida. Além de Renato, Georginho, responsável por 19 pontos, sete rebotes e seis assistências, e Lucas Dias, com 14 pontos e quatro sobras, foram outros destaques individuais. Mas atletas como Arthur Pecos e Eddy também tiveram participações cirúrgicas no último quarto.

“Não gosto de falar de atletas individualmente, mas o que posso dizer é que o Paulistano tem 12 atletas preparados para jogar. A gente treina do jeito que joga. Os jogadores são exigidos no treinos, eles se dedicam, treinam à parte. E isso que aconteceu com Renato pode acontecer com qualquer um, como já aconteceu em outras oportunidades. Hoje o Eddy ficou o segundo tempo inteiro no banco e meteu talvez a bola mais importante do jogo, que foi quando abrimos sete ou oito pontos. Então temos um elenco inteiro pronto para decidir em qualquer circunstância”, comentou o técnico Gustavo De Conti.

Torcida do Paulistano comemorou um incrível virada sobre Franca (João Neto/LNB)

O próximo duelo da série entre Paulistano e Franca será na próxima terça-feira (25/04), no Ginásio Pedrocão, em Franca (SP), às 19h30, com transmissão ao vivo no #NBBnaWeb via Facebook Live na página do NBB. Depois, o Jogo 3 será na sexta-feira (28/04), também no Pedrocão às 19h30, este ao vivo no SporTV.

“Agora vamos lá para Franca tentar buscar as vitórias. Espero um excelente público. Que seja uma festa muito bonita para o basquete, mas que a gente saia com a vitória (risos)”, finalizou Renato Carbonari.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e os apoios do Ministério do Esporte e da Avianca.