#JOGAJUNTO

Seleção Brasileira

Favoritismos confirmados

09-09-2014 | 06:38
Por Liga Nacional de Basquete

Estados Unidos e Lituânia vencem seus compromissos nas quartas de final e fazem uma das semifinais da Copa do Mundo; duelo será nesta quinta-feira, às 16h

Líderes dos Grupo C e D da fase de classificação, respectivamente, Estados Unidos e Lituânia confirmaram seus favoritismos para os confrontos quartas de final, levaram a melhor em seus compromissos, nesta terça-feira, no Palau de Sant Jordi, em Barcelona (ESP), e asseguraram vaga na semifinal da Copa do  Mundo de Basquete 2014.

Garantidos entre as quatro melhores do mundo, norte-americanos e lituanos agora se enfrentarão valendo uma vaga grande final da Copa do Mundo da Espanha. O duelo será nesta quinta-feira (11/09), novamente em solo catalão, às 16 horas (de Brasília), e será transmitido ao vivo através dos canais SporTV.

Em atuação inspirada de Seibutis, a Lituânia bateu a Turquia e garantiu vaga na semifinal do Mundial (FIBA/Divulgação)

Em atuação inspirada de Seibutis, a Lituânia bateu a Turquia e garantiu vaga na semifinal do Mundial (FIBA/Divulgação)

Dono da melhor campanha do Grupo D, a Lituânia carimbou sua ida à semifinal do Mundial ao levar a melhor sobre a aguerrida seleção da Turquia, vice-líder do Grupo C, pelo placar de 73 a 61. O destaque ficou por conta da grande atuação do ala/armador Renaldas Seibutis, que registrou 19 pontos.

Outro que apareceu bem pelo país do Leste Europeu foi o pivô Jonas Valancius, autor de um duplo-duplo de 12 pontos e 13 rebotes. Ainda pelo lado lituano, o ala Martynas Pocius, que saiu do banco de reservas e anotou 13 pontos, também merece destaque.

Com um duplo-duplo de 11 pontos e dez rebotes, o pivô Ömer Asik foi o principal atleta da Turquia em quadra, seguido pelo pivô Gönlüm, com 13 pontos e nove rebotes, e pelo ala/armador Preldzic, que deixou a quadra com dez pontos, cinco assistências e quatro rebotes.

+Clique aqui e confira as estatísticas completas da partida entre Lituânia e Turquia

Já no outro duelo quartas de final desta terça-feira, o selecionado dos Estados Unidos, líder do Grupo C e invicto até aqui, encontrou uma Eslovênia determinada (segunda colocada do Grupo D), mas, apesar da dificuldade no primeiro tempo (49 a 42), a equipe dirigida pelo “Coach K” deslanchou no terceiro quarto e encerrou o jogo com largos 43 pontos de vantagem, placar de 119 a 76.

As principais figuras do “show” norte-americano nas quartas de final foram o ala Klay Thompson, cestinha do confronto, com 20 pontos, seguido pelo ala/armador James Harden, que apesar do primeiro tempo ruim, se reergueu na partida e deixou a quadra com 14 pontos.

Uma das maiores armas dos Estados Unidos para este Mundial, os pivôs Kenneth Faried e pelo ala/pivô Anthony Davis mais uma vez saíram de quadra com duplos-duplos na conta. O primeiro registrou 14 pontos e dez rebotes, enquanto o segundo totalizou 13 pontos e 11 rebotes.

Outros destaques da seleção atual campeã olímpica e mundial ficaram por conta do armador Kyrie Irving, que guardou 12 pontos, assim como Derrick Rose, que ainda distribuiu cinco assistências. Pelo lado esloveno, o maior pontuador foi o armador Goran  Dragic, autor de 13 pontos, seguido pelo ala Domen Lorbek, com 12.

+Clique aqui e confira as estatísticas completas da partida entre Estados Unidos e Eslovênia

Estados Unidos deslanchou no segundo tempo e venceu a Eslovênia por 43 pontos de diferença (FIBA/Divulgação)

Estados Unidos deslanchou no segundo tempo e venceu a Eslovênia por 43 pontos de diferença (FIBA/Divulgação)

Agora, os dois confrontos semifinais da Copa do Mundo de Basquete 2014 estão definidos. Depois de Lituânia e Estados Unidos confirmarem suas classificações, Sérvia e França também carimbaram seus passaportes para a briga pela vaga na final do Mundial.

Para ir à semi, a Sérvia levou a melhor sobre o Brasil, pelo placar de 84 a 56. Com destaque para a grande atuação do armador Milos Teodosic, cestinha do duelo, com 23 pontos, seguido pelo ala Bogdan Bogdanovic, responsável por 12 pontos e seis rebotes.

Na outra partida da quarta-feira, a França surpreendeu ao mundo inteiro e despachou a invicta anfitriã Espanha por 65 a 52. Os principais destaques franceses na partida ficaram por conta do ala/pivô Boris Diaw, com 15 pontos, e do armador Thomas Huertel, figura fundamental na reta final do duelo, 13 pontos, nove deles no último quarto.

Franceses e sérvios estarão frente a frente na briga por uma vaga na decisão do Mundial na próxima sexta-feira, às 17 horas (de Brasília), também em Madri, com transmissão ao vivo para todo o Brasil através dos canais SporTV.

Confira a tabela dos confrontos quartas de final da Copa do Mundo de Basquete 2014:

– Terça-feira (09/09):
Lituânia 81 x 73 Turquia
Estados Unidos 119 x 76 Eslovênia

– Quarta-feira (10/09)
13h – Brasil 56 x 84 Sérvia
17h – Espanha 52 x 65 França

Confira os confrontos semifinais da Copa do Mundo:

– Quinta-feira (11/09):
16h – Estados Unidos x Lituânia

– Sexta-feira (12/09):
17h – Sérvia x França