#JOGAJUNTO

LDB

Fazendo o bem

17-07-2013 | 10:23
Por Liga Nacional de Basquete

Em dia de folga, equipes do subgrupo A2 da LDB visitam três instituições em São Sebastião do Paraíso e fazem a alegria de crianças, idosos e portadores de deficiência

A quarta-feira (17/07) dos atletas do subgrupo A2 da LDB 2013 não teve disputa, não teve jogo, mas foi inesquecível. Durante o dia inteiro, jogadores e comissões técnicas das equipes envolvidas na etapa visitaram três instituições na cidade de São Sebastião do Paraíso (MG) e fizeram a alegria de crianças, jovens, idosos e portadores de deficiência.

Os locais visitadas foram a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), o Asilo São Vicente, que cuida de mais de 80 idosos, a o Projeto Vida Ativa, que se trata de atividades direcionadas aos idosos, realizado na própria Arena Olímpica, ginásio onde ocorrem as disputas da LDB.

Logo pela manhã, os elencos de Vila Velha/Garoto/IVV/Cetaf e Vitória Basquete/Praia Clube/CECRE tiveram de mexer o esqueleto com os idosos do Projeto Vida Ativa. Dentre as atividades, os atletas dançaram muito e ensinaram movimentos de basquete aos idosos, com direito até a partida de basquete com jogadores e participantes do projeto juntos. Com mais de 100 pessoas na Arena Olímpica, a maioria mulheres, o público festejou muito a presença dos garotos, e alguns até prometeram marcar presença nas partidas da LDB.

Sem limites de idade, o projeto contou até com gente de 90 anos, caso do Sr. João, que mesmo com nove décadas de idade, não deixou a vida parar e até participou da partida de basquete que ocorreu. “Foi muito bom, muito bom mesmo”, disse o senhor.

[galeria id=”40257″]

Também pela manhã, foi a vez de Minas Tênis Clube, Universo/Goiânia e Allianz/Ginástico fazerem sua boa ação. Estas equipes visitaram a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de São Sebastião do Paraíso. Na parte da tarde, Círculo Militar do Paraná/Dom Bosco/NBC, Vivo/Franca e Paschoalotto/Bauru estiveram alegrando o local.

E os atletas foram à instituição em boa hora, pois era dia de Festa Junina. Os alunos, todos portadores de deficiência, dançaram a famosa “quadrilha” com os jogadores, cantaram, bateram palma e se divertiram muito nas atividades.

Dentre os atletas mais festejados estava o ala Rafa Moreira, do Minas, que junto de seus companheiros e os atletas dos outros times, fizeram a alegria dos alunos presentes no evento. O jogador comentou a inexplicável experiência de praticar uma ação tão bonita como essa, e diz que todos saíram renovados da APAE, nesta quarta-feira.

“Primeiramente isso aqui é um aprendizado. Todos nós vamos sair daqui dando mais valor para tudo. Isso aqui não era obrigatório para ninguém, mas todo mundo quis vir. Isso é muito importante, faz parte do nosso trabalho. O aprendizado de hoje nós vamos levar para o resto de nossas vidas. Nós estamos ajudando eles e eles também estão ajudando a gente. Não só eu como todos os que vieram estamos saindo daqui muito felizes por todos estes momentos”, declarou Rafa Moreira.

Uma das responsáveis pela parte educacional da APAE, a terapeuta ocupacional Priscilla Botteon, falou sobre a visita dos atletas da LDB na instituição e aproveitou para ressaltar que este tipo de ação deveria ser feita mais vezes.

“Eles amam isso. Eles gostam muito e se divertem demais. Isso faz parte da inclusão também. Eles se sentem importantes, eu acho maravilhoso tudo isso. É algo que deveria acontecer mais, mas não acontece”, disse Priscilla Botteon.

E por fim, os jogadores e comissões técnicas de Grêmio Náutico União e Winner/Kabum/Limeira visitaram o Asilo São Vicente, responsável por cuidar de mais de 80 idosos.

Na oportunidade, os atletas participaram de uma espécie de “tour” no asilo, promovida pelos próprios idosos. Após conhecer o local, visitar os quartos, conversar e interagir com os morados, eles acompanharam e interagiram em uma partida de truco entre os ‘velhinhos’ do Asilo São Vicente. Teve até um deles que mostrou eu troféu de campeão do campeonato interno de truco.

A Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com o Ministério do Esporte e tem a chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).