HOJE
Fecha ou sobrevive?
Por Liga Nacional de Basquete
Flamengo tenta fechar a série e Rio Claro luta pela sobrevivência: série quartas de final terá seu Jogo 3 neste sábado, ao vivo na RedeTV!
A série de quartas de final do NBB CAIXA entre Flamengo e Rio Claro Basquete terá um capítulo que pode ser decisivo neste sábado. Às 14h10 (de Brasília), ao vivo na RedeTV!, o clube da Gávea terá a chance de fechar o confronto ao lado de sua torcida, no Ginásio do Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e o apoio do Ministério do Esporte, Avianca e Spalding.
Com duas vitórias nas duas primeiras partidas da série, o time carioca garantirá sua passagem à próxima fase do maior campeonato de basquete do país caso vença o duelo deste sábado. Caso consiga a classificação, o Flamengo manterá a escrita de ser o único time a figurar nas semifinais de todas as edições do NBB CAIXA.
“Acho que o Rio Claro vem mais forte ainda. Eles sabem que se perderem estão fora do campeonato. Mas vamos tentar fazer nossa parte do lado da nossa torcida e sair com mais uma vitória e a classificação. Será importante para termos um tempo maior de descanso e consertar alguns erros até definir o adversário da semifinal”, disse Olivinha, cestinha do Flamengo no Jogo 2, com 20 pontos.

Depois da vitória em casa, Flamengo se aproximou da classificação às semifinais (Gilvan de Souza/Flamengo)
Para sair vencedor, o Flamengo contará com sua força atuando em casa. Nesta edição do NBB CAIXA, a equipe venceu 12 dos 15 jogos que disputou como mandante, sendo que uma das duas derrotas foi no Ginásio da Gávea. Ou seja, atuando no Ginásio do Tijuca, a equipe sofreu apenas dois resultados negativos.
“Jogar ao lado da nação rubro-negra é um prazer muito grande, ainda mais nessa fase do campeonato, quando ela costuma lotar o ginásio. Nosso torcedor faz uma festa muito grande, é nosso sexto homem”, exaltou Olivinha.
Do outro lado, Rio Claro luta para sobreviver na série. Em sua estreia nos playoffs do NBB CAIXA, o time do interior paulista passou pelo Franca nas oitavas de final e agora tenta se manter vivo na disputa frente aos atuais tricampeões nacionais.
“Estamos muitas vezes equilibrando o placar, mas não temos o controle do jogo. Creio que com o controle do jogo eles não teriam um bom aproveitamento tão bom. Precisamos estar concentrados o tempo todo”, completou Tatu, principal cestinha da série até o momento, com média de 20,5 pontos por jogo.

Rio Claro, do armador Eric Tatu, precisa da vitória para seguir vivo no NBB CAIXA (Gilvan de Souza/Flamengo)
Caso vença, Rio Claro forçará a realização do quarto jogo, que acontecerá na próxima terça-feira, às 20 horas, desta vez no Ginásio Felipe Karam, no interior do Estado de São Paulo. Em sua casa, a equipe paulista venceu as três partidas na série anterior contra Franca.
“Se a gente analisar que está 2 a 0 e temos que ganhar os três próximos jogos para avançar, fica mais difícil. Então pensamos que temos que ganhar o próximo jogo para tentar levar a série para Rio Claro de novo, pois lá o bicho pega com Felipão lotado”, disse o armador rio-clarense Eric Tatu.
Confira o calendário completo da série:
– Flamengo (1º) 2 x 0 Rio Claro Basquete (8º)
Jogo 1 – Rio Claro 79 x 88 Flamengo
Jogo 2 – Flamengo 93 x 73 Rio Claro
Jogo 3 – 23/04 (sábado), às 14h10, no Ginásio do Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro – ao vivo na RedeTV!
Jogo 4* – 26/04 (terça), às 20 horas, no Ginásio Felipe Karam, em Rio Claro – ao vivo no #NBBnaWeb
Jogo 5* – data e horário a definir, no Ginásio do Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro
*Se necessário
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca