
26/02
03/03
04/03
06/03
07/03
09/03
11/03
13/03
22/03
29/03

Fechou embalado


Praia Clube (Quadra 1)
Com atuação sólida, Brasília controla Seleção Brasileira Sub-17 e encerra participação na primeira etapa da LDB 2015 com quatro vitórias consecutivas
Por Liga Nacional de Basquete


O UniCEUB/BRB/Brasília fechou sua participação na primeira etapa da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) em grande estilo. Neste domingo, na primeira leva de partidas do dia, no Praia Clube, em Uberlândia (MG), a equipe do técnico Ronaldo Pacheco teve atuação sólida contra a Seleção Brasileira Sub-17, levou a melhor por 76 a 66, e conquistou sua quarta vitória seguida, a sexta em sete partidas na competição.
Para fechar a etapa inicial do nacional Sub-22 com 85,7% de aproveitamento e dentro da zona de classificação à próxima fase, o time da capital federal contou com boa produção coletiva. Com destaque para o ala Luiz, autor de 14 pontos, sendo sete deles no último quarto, para o armador Victor, com 13 pontos e quatro assistências, e pelo armador Bruno Felipe e o ala Danilo, que deixaram a quadra com nove pontos cada.
“O segredo da nossa equipe é a defesa. A Seleção hoje fez 66 pontos e foi a segunda equipe a conseguir fazer mais de 60 contra nós. Querendo ou não é uma pontuação baixa, então nossa principal força é na defesa. Nossa campanha nessa etapa não foi surpresa para nós, pois nossa equipe é quase a mesma há três temporadas, e por mais que não tenhamos tantos jogadores de NBB no time, temos atletas experientes em LDB, mais do que outros times”, comentou Bruno Felipe.

Dominando o placar e sempre com diferença confortável no placar, Brasília venceu sua quarta seguida, a sexta na LDB 2015 (João Neto/LNB)
Pelo lado da Seleção Brasileira Sub-17, que encerrou sua participação na primeira etapa da LDB, competição organizada pela LNB em parceria com o Ministério do Esporte e chancela da CBB, com campanha de duas vitórias em sete partidas (28,5% de aproveitamento), teve no ala/pivô Gabriel Jaú, responsável por 17 pontos, cinco rebotes, quatro assistências e três roubos de bola (21 de eficiência) sua principal figura em quadra.
“Nossa participação na LDB foi muito boa, fizemos um bom trabalho nos treinamentos e nos jogos. Acredito que vamos fazer um bom trabalho tanto na preparação quanto nas próximas etapas da LDB. Temos grandes chances de ser campeão do sul-americano, creio que com essa experiência que tivemos na LDB nos sairemos muito bem na competição”, declarou Gabriel Jaú, da Seleção Sub-17, que terminou a primeira etapa da LDB com média de 11,2 pontos por jogo.
Depois da participação inédita na LDB, realizada a convite da Liga Nacional de Basquete, a equipe verde-amarela de atletas até 17 anos disputará a segunda etapa da competição antes do Campeonato Sul-Americano da categoria, que acontecerá entre os dias 14 e 19 de setembro, em Resistencia, na Argentina. O torneio classificará os três primeiros colocados à Copa América Sub-18, em 2016, que garante aos quatro primeiros a vaga no Mundial Sub-19, em 2017.
O jogo
A equipe nacional Sub-17 até começou melhor, aproveitando a boa pontaria de seus pivôs João Victor, Gabriel Jaú e Victor Bafutto (8 a 7), mas o Brasília logo tomou as rédeas da partida, imprimiu uma corrida de 7 a 0 e não só passou à frente no placar como abriu seis pontos (14 a 8). Ainda pontuando com seus homens de garrafão, a Seleção se recuperou e chegou a virar o jogo no minuto final (22 a 20), mas os candangos, com bola de 3 pontos do armador Victor, voltou a ficar em vantagem e fechou o primeiro quarto com 23 a 22 a favor.
A disputa pela ponta do placar seguiu intensa na segunda etapa. Com as boas entradas do ala/armador Munford e dos pivôs Victor e Michael, o selecionado verde-amarelo chegou a estar com quatro pontos de vantagem (26 a 22), mas os comandados do técnico Ronaldo Pacheco emplacaram uma sequência de 11 a 2 e ficaram na frente por uma diferença de cinco pontos (33 a 28), diferença que, através da boa entrada do armador Pitoco, pulou para 11 pontos ao final do segundo período, que terminou com placar de 41 a 30.
Ao começar o terceiro quarto com um 6 a 2, o time da capital federal colocou 15 pontos de vantagem (47 a 32). A equipe do técnico André Germano tentou a reação ao fazer uma sequência de 10 a 2 e baixar o prejuízo para sete pontos (49 a 42), mas o Brasília se desgarrou novamente no marcador e caminhou para os dez minutos finais do confronto com 12 pontos de vantagem, placar de 64 a 52.
No último quarto, o time nacional Sub-17 tentou de tudo para mudar sua situação no duelo, mas o Brasília, notoriamente seguro em quadra, não deu chances às investidas da garotada do técnico André Germano e contou com as jogadas do ala Luiz, autor de sete pontos, no garrafão e manteve a boa diferença no placar. Desta forma, o esquadrão do Planalto Central fechou a partida com 76 a 66 no marcador e com mais um resultado positivo na LDB 2015, o sexto em sete partidas – quatro consecutivos.

Após primeira experiência na LDB, Seleção Sub-17 segue em preparação para o Campeonato Sul-Americano da categoria (João Neto/LNB)