#JOGAJUNTO

LDB

Fechou por cima

União Corinthians UCO 59
x
77 Flamengo FLA
11
1ºQ
X
19
13
2ºQ
X
26
22
3ºQ
X
15
13
4ºQ
X
17

Gávea (RJ)

14 de setembro de 2018
Por Liga Nacional de Basquete

Com domínio dos pivôs e Matheusinho inspirado, Flamengo segura pressão do União Corinthians e fecha partidas em casa com 2ª melhor campanha da LDB 2018

DOCUMENTOS:
Súmula
59
MANTEVE
10º Colocado (*)
X
77
MANTEVE
2º Colocado (*)
59
PTS
77
7
A3C
11
14
A2C
18
10
LLC
8
42
RT
58
12
ASS
22

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

A última partida do Flamengo em seu ginásio na primeira etapa do Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete teve final positivo. Na tarde desta sexta-feira (14/09), na Gávea, a equipe do técnico Paulo Chupeta venceu o Cigha/União Corinthians, por 77 a 59, e se consolidou com a segunda maior campanha da competição até aqui.

O Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete é uma competição nacional Sub-20 de clubes organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com apoio da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

Põe na conta: Com o resultado, o Flamengo fechou sua participação como mandante na LDB 2018 com a segunda melhor campanha da competição, quatro vitórias em cinco partidas (80% de aproveitamento). Já o União Corinthians fechou sua participação na primeira etapa com um triunfo em cinco oportunidades (20% de aproveitamento).

Os gigantes dominaram: A superioridade física mais uma vez prevaleceu no Flamengo, e a dupla de pivôs fez um verdadeiro estrago no garrafão do União Corinthians. João Vitor foi autor de um duplo-duplo de 12 pontos e 15 rebotes, enquanto Ruan, melhor atleta da partida, contribuiu com expressivos 19 pontos e 13 rebotes (29 de eficiência).

Fala aí, Ruan: “Estamos dando nosso melhor no garrafão e tentamos ajudar ao máximo nossa equipe, tanto no ataque quanto na defesa. Vamos distribuindo os pontos quando dá, isso torna as coisas mais fáceis. Tentei ajudar minha equipe, sem me preocupar com pontos. Hoje fiquei livre para fazer os pontos e felizmente fiz uma boa partida”, declarou o pivô do Flamengo.

Quase triplo-duplo: Outro grande destaque do time rubro-negro foi o armador Matheusinho, de 18 anos. Um dos principais nomes do time na LDB até aqui, o baixinho registrou 21 pontos (5/14 nas bolas de 3), dez rebotes e oito assistências – faltaram duas servidas para o triplo-duplo. Além disso, ele ainda roubou quatro bolas e totalizou 23 de eficiência.

Fala aí, Matheusinho: “O time me passa muita confiança para fazer o que faço em quadra O Chupeta (técnico) me motiva muito, conversa comigo depois dos jogos, me dá dicas. O Rafa (Bernardelli, preparador físico) também pega bem na academia. Hoje entrei em quadra determinado a correr mais atrás do jogo, pegar o rebote e ligar direto. Agora vou procurar fazer mais isso, pois sei que posso ajudar minha equipe”, disse o armador do Flamengo.

Partiu Curitiba: As partidas na Gávea nem bem acabaram e o Flamengo já tem destino certo: Curitiba. A equipe do técnico Paulo Chupeta finalizará sua participação na primeira etapa da LDB 2018, a partir deste domingo (16/09), no Ginásio Palácio de Cristal. Por lá, enfrentará Sesi Franca, São José Basketball, Maringá (PR), Praia Clube (MG) e Círculo Militar do Paraná (PR).

Eles tentaram: Já os destaques da equipe ficaram por conta dos alas Bernardo Moller (20 pontos) e Aquiles (17 pontos), que juntos registraram 62,7% dos pontos da equipe. Com nove pontos (4/5 nos arremessos de quadra) e duas assistências, o ala Camilo foi o atleta mais eficiente do time no duelo, com 12 de valorização, mesma marca do armador Geovane, autor de dois pontos, sete rebotes e cinco assistências.

Fala aí, comandante: “Enfrentamos equipes de altíssimo nível aqui nessa LDB, mas saímos daqui sabendo que temos que trabalhar muito para a próxima etapa. Lá no Sul vivemos uma realidade diferente em termos de confronto, e aqui a pegada é muito mais forte. Mas saímos fortalecidos. Conseguimos uma importante vitória contra o Minas, que era o que queríamos, então saímos de cabeça erguida pensando em vir ainda mais fortes para a próxima etapa”, declarou o técnico do União Corinthians, Athos Calderaro.

Construiu ali: O Flamengo tratou de construir grande parte de sua vitória ainda no primeiro tempo. Aproveitando, e muito, sua superioridade física em relação ao aguerrido time do Sul, a equipe da casa teve os pivôs João Vitor e Ruan combinando para 20 pontos e 18 rebotes e conseguiu uma larga superioridade. Contando ainda com 12 pontos do armador Matheusinho, o time carioca foi para o intervalo com 21 pontos de frente (45 a 24).

Teve que segurar: O União Corinthians voltou do vestiário determinado a mudar a história da partida. Com Bernardo Moller “on fire” anotando 13 pontos (3/4 nas bolas de 3), a equipe gaúcha se animou na partida, mas o máximo que conseguiu foi cortar a margem para 14 pontos ao final da terceira parcial: 60 a 46.

Saiu da pressão: O time do Sul seguiu firme em sua busca pela virada e, com muita vibração e energia, reduziu a diferença para apenas sete pontos logo no início do último quarto (60 a 53). Fechado em uma marcação por zona, o esquadrão gaúcho permitiu alguns chutes de fora do Flamengo, que soube trabalhar bem a bola e achar as melhores opções para aliviar a pressão e abrir 18 pontos de vantagem: 77 a 59.

Fala aí, Matheusinho: “Boa parte de nós treina com o adulto e assim vamos pegando mais malícia. O Gustavo (De Conti) pede muito para a gente correr, brigar nas bolas, e todos tentamos usar isso essa equipe Sub-20 também. Temos atletas muito fortes, como João (Vitor) e Ruan, e isso com certeza fez total diferença para nós na LDB”, finalizou o rubro-negro Matheusinho.