HOJE
RUIVO 1000
Por Marcius Azevedo
Armador do Pinheiros de 26 anos, Felipe Ruivo atinge marca importante em assistências na história do NBB CAIXA e mira o topo da lista do fundamento
A edição de 2023/24 do NBB CAIXA tem se notabilizado pela conquista de marcas individuais importantes. Neste aspecto, o jogo com o Flamengo foi especial para Felipe Ruivo, do Pinheiros. Apesar da derrota, o armador de 26 anos atingiu o número de 1.000 assistências (agora já são 1.006) em oito temporadas.

Ruivo (esq.) em ação na partida com o Flamengo, quando atingiu 1.000 assistências na história do NBB CAIXA
Ruivo fez questão de dividir o mérito com os companheiros. “Fico muito feliz em atingir uma marca tão expressiva como essa. Isso é fruto de muita dedicação, não só minha, como dos meus companheiros também, afinal as assistências significam que eu passei a bola para alguém, mas me sinto honrado em ser lembrado numa situação dessas e poder estar entre os melhores passadores do País”, afirmou o armador, que fechou o jogo de segunda-feira (08/04) com 11 assistências.
“Dar assistência e ver o sucesso do meu time é algo que tenho sempre em mente, então espero poder continuar com o bom ritmo e a cada temporada evoluir o máximo possível para ajudar minha equipe a ter sucesso”, acrescentou.
Com 26 anos, Ruivo tem condições de alcançar os jogadores que estão no topo da lista. Hoje, o atleta com o maior número de assistências é Fúlvio, que se encerrou sua carreira com 2.416 assistências. O top 5 conta com três atletas que estão na atual edição do NBB CAIXA: Elinho (2.326), Alex (2.177) e Larry Taylor (2.101). Nezinho fecha esta lista, atualmente na quarta posição, com 2.114
“Acredito que independentemente da idade, eu trabalho muito para ser a minha melhor versão dentro de quadra para que o time tenha sucesso. Então esse tipo de resultado em uma idade que não é ainda considerada o auge, significa que eu estou no caminho certo para colher os melhores frutos ao decorrer da minha carreira”, afirmou. “O meu foco é e sempre será render o melhor para que o objetivo comum sobressaia.”
+ Confira a classificação do NBB CAIXA
Ruivo disputou suas primeiras três edições do NBB CAIXA pelo Pinheiros antes de se transferir para o Paulistano. Após três temporadas, o armador voltou para o time onde foi revelado e tem sido importante para liderar os companheiros. Não à toa, o técnico David Pelosini o coloca entre os melhores armadores da competição.
Além de registrar média de 6,4 assistências, seu principal fundamento, Ruivo tem 6,1 pontos e 3,1 rebotes, com uma eficiência de 10,3. O armador ainda fica em quadra 28,9 minutos por jogo, o que comprova sua importância para o rendimento da equipe.
O Pinheiros já está classificado para os playoffs do NBB CAIXA, mas ainda entra em quadra mais duas vezes para encerrar sua participação na temporada regular. A equipe da capital paulista encara o Botafogo, nesta quarta-feira (10/04), às 20h, com transmissão exclusiva pelo NBB BasquetPass, e o Vasco, no sábado (13/04), ambos fora de casa.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca