HOJE
Feriado agitado
Por Liga Nacional de Basquete
Em suas estreias no NBB CAIXA 17/18, Joinville e Caxias recebem Franca e Bauru, respectivamente, nesta quarta, em rodada dupla com transmissão ao vivo do SporTV 2
O feriado desta quarta-feira (15/11) será agitado na tela do SporTV 2, com rodada dupla do NBB CAIXA. Primeiramente, o Joinville/AABJ fará sua estreia na competição diante do Sesi/Franca Basquete, às 13 horas (de Brasília), no Centreventos Cau Hansen, para na sequência, o Banrisul/Caxias do Sul fazer sua primeira partida nesta edição do campeonato, contra o Sendi/Bauru Basket, no Ginásio Vasco da Gama.
Vice-campeão da última Liga Ouro, o Joinville fará sua estreia na principal competição do basquete nacional e promete contar com o Centreventos Cau Hansen lotado para apoiar a única equipe catarinense neste NBB CAIXA. O rival do outro lado, nada menos que o atual vice-campeão paulista, Franca, que vem de vitória contagiante dentro de casa diante do Paulistano/Corpore.
“Estamos com as melhores expectativas possíveis para o jogo. Estudamos muito o Franca nos últimos dias e estamos confiantes. Nossa preocupação é fazer uma boa apresentação e, dentro disso, conseguir surpreender o Franca. Para nós é uma honra ter a cidade de Joinville novamente na elite do basquete brasileiro e vamos com tudo, esperando contar com a torcida joinvilense, como ocorreu na Liga Ouro 2017”, afirmou George Rodrigues, técnico do Joinville.
Derrotados pelo time da capital paulista na decisão do estadual, os comandados de Helinho Garcia entraram em quadra dispostos a dar o troco no rival. Dentro do Pedrocão, o Franca teve uma atuação dominante, sem dar qualquer chance ao Paulistano, vencendo por 97 a 73, com sete atletas anotando mais de dez pontos.
Para o duelo, o Franca ainda contará com três desfalques. O armador Alexey, que fará cirurgia no tornozelo nos próximos dias e ainda não tem data para estrear no NBB CAIXA 17/18; o ala/pivô Rafael Mineiro, que se recupera de lesão no músculo adutor da coxa; e o também ala/pivô Jefferson William, que cumpre a terceira das quatros partidas de suspensão, de quando ainda defendia o Bauru.
“Nós estamos bem preparados, não só para este jogo, mas para o restante do campeonato. Estávamos muito desgastados, tanto fisicamente quanto mentalmente, devido ao Paulista, mas agora recuperamos nossas energias para sermos intensos dentro e fora de casa. A estratégia para todo o NBB CAIXA será jogar desprendido, pois, quando nosso time está concentrado e jogando um para o outro, as nossas chances de ganhar aumentam bastante independente do adversário”, disse João Pedro Demétrio, pivô do Franca.
+Saiba mais: Flamengo anuncia patrocínio master da Thinkseg por duas temporadas
Na sequência, será a vez do Caxias fazer sua estreia na competição. Em sua terceira edição dentro do NBB CAIXA, o time gaúcho busca voltar aos playoffs do campeonato, algo que fez em sua primeira participação, com uma grande reformulação em seu elenco. Na temporada passada, o único representante do Rio Grande do Sul no NBB CAIXA terminou na última colocação durante a fase de classificação.
“Não existe muita ansiedade em relação a estreia. Existe uma preocupação em fazer com que as coisas aconteçam da melhor forma. Há um pensamento bem positivo por parte dos atletas e da comissão técnica para que a gente tenha um bom desempenho na competição”, declarou Rodrigo Barbosa, técnico do Caxias.
Já o atual campeão do NBB CAIXA, Bauru, busca manter sua invencibilidade nesta edição. Em suas duas primeiras partidas na temporada, o time do interior paulista conquistou duas vitórias apertadas sobre Paulistano (72 a 71) e Campo Mourão Basquete (82 a 80).
Diante da equipe paranaense, o Bauru contou com grande atuação coletiva para manter o 100% de aproveitamento. Na partida da última quarta (08), foram cinco atletas anotando ao menos dez pontos pelo Dragão: Kendall Anthony (17), Duda Machado (16), Rafael Hettsheimeir (15), Gabriel Jaú (12) e Alex Garcia (11).
“Apesar de serem dois jogos com nosso mando, fizemos a estreia na casa do Paulistano e, também contra o Campo Mourão, onde tivemos grande apoio da torcida em Lençóis Paulista, encontramos adversários que fizeram jogos duros, equilibrando o duelo. Então, temos que esquecer as duas primeiras partidas, corrigir os erros e entrar com foco total no Caxias, que estará motivado pela estreia em casa”, comentou o ala/pivô do Bauru, Renan Lenz, gaúcho natural da cidade de Santa Ângela.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e o apoio do Ministério do Esporte.