#JOGAJUNTO

Liga Ouro

Festa Catarinense

07-03-2017 | 06:00
Por Liga Nacional de Basquete

Em noite que marca "momento especial" para o basquete do estado, Santa Catarina recebe dois jogos da Liga Ouro nesta terça

Depois do par de jogos no Macapá entre Santos (AP) e Botafogo (RJ), chegou a vez de os demais participantes estrearem na Liga Ouro 2017. Nesta terça-feira, o APAB/Blumenau recebe o AABJ/Joinville às 20h (de Brasília). Neste mesmo horário e não muito longe dali, o Brusque vai encarar o Contagem Towers também como mandante. Não dá para dizer que é uma noite qualquer para o basquete de Santa Catarina.

“É realmente um momento especial para o basquete catarinense, são três equipes em uma competição que conta com seis participantes”, afirmou Sérgio Luis Carneiro, o Serjão, técnico do Blumenau.

“É um orgulho participar desta Liga Ouro com três times do estado, tenho certeza que nenhuma delas entra na competição como figurante’, concordou Alexandre Barros, comandante de Brusque. “Vamos tentar dar o máximo em busca pelas melhores posições. Se Deus quiser, isso vai acontecer”, completou.

Brusque foi campeão catarinense em 2016

No Campeonato Catarinense de 2016, o título ficou com Brusque, que levou a melhor no Final Four que reuniu ainda Blumenau e Joinville, além de Videira. Apesar da conquista há alguns meses, Barros classifica seu time como “humilde” para a disputa da Liga Ouro.

“Não temos jogadores badalados, que tenham passagem marcante pelo NBB, nada disso”, observou o comandante do Brusque. “Mas a gente tem um plantel que está junto há três anos, que se conhece bem e tem um conjunto legal. Quem for nos acompanhar verá um time com muita vontade de vencer, que joga com intensidade e que luta o tempo todo. Mesmo nas adversidades, tentamos nos superar e dar o máximo para que a torcida note que somos aguerridos e que não desistimos nunca. Esse grupo é jovem, mesclado com alguns nomes mais experientes, e que veio brigar na Liga Ouro para mostrar o seu valor.”

O adversário do Brusque na estreia também vem de uma conquista estadual. O título do Contagem Towers em outubro veio depois de duas vitórias sobre o Minas, que hoje está na zona de classificação para os playoffs do NBB.

Para esse primeiro jogo na Liga Ouro, o técnico Leonardo Alves considera fundamental que seus jogadores consigam encarar o Brusque deixando o nervosismo e a ansiedade de lado. “Essas coisas sempre têm em estreias, mas precisamos controlar isso e imprimir nosso ritmo de jogo com uma defesa forte. Acho que isso é o principal. A tolerância também é importante, sabendo que é início do campeonato e que as coisas vão se ajeitando ao longo do caminho”, declarou.

Blumenau ficou em segundo lugar no Catarinense em 2016

Quem também está certo de que as coisas ficarão muito melhores ao longo da competição é o comandante do Blumenau. De acordo com Serjão, a equipe ainda está em formação depois de ter ficado com o segundo lugar no estadual há alguns meses.

“Além da base que a gente já tinha, trouxemos o Andrezão, o Rômulo, o Gabriel Mangialardo e mais dois norte-americanos que estão chegando ainda” contou o treinador. “Nosso time é alto, e a gente está intensificando a parte defensiva. Estamos na expectativa pelos norte-americanos, que com certeza serão importantes para o sistema ofensivo. Mas como não contamos com eles ainda nesta estreia, apostamos na defesa para tirar o volume de Joinville e explorar a transição.”

Esses dois norte-americanos são Tarvin Gaines, que já passou pela Liga Sorocabana em 2014/15, e Deonta Stocks, que atuava até 2015 pela Universidade de West Virginia. Mas a ausência dos dois não tranquiliza George Rodrigues, técnico do Joinville.

Ao ser questionado sobre o que mais desperta cuidados no time de Blumenau nesta estreia, ele respondeu: “Em primeiro lugar, o talento ofensivo de Luiz e Bruno Lazaris. São dois grandes jogadores, sempre tivemos trabalho com eles nos estaduais. Vi também que eles se reforçaram muito bem para o garrafão com a vinda dos pivôs André e Rômulo. É claro que tem também o fator torcida, que sempre apoia eles.”