HOJE
FilmeRepetido
Por Liga Nacional de Basquete
Macaé reencontra Minas em uma decisão neste sábado para definir última vaga nos playoffs do NBB CAIXA: “é um momento especial”
A saga do Macaé Basquete na atual edição do NBB CAIXA está parecendo um filme. E o “vilão” na decisão pela última vaga nos playoffs é bastante conhecido: o Minas Tênis Clube. Em 2014/2015, a equipe macaense estreou nos playoffs sendo o 12º colocado da fase de classificação e teve como adversário justamente o time minastenista. O resultado foi histórico: 3 a 1 para os comandados do técnico Léo Costa.
A classificação às quartas foi memorável para o esquadrão da Capital do Petróleo. Agora, as duas equipes estarão frente a frente mais uma vez para uma decisão, desta vez decidindo quem ficará com a última vaga nos playoffs. O crucial duelo será neste sábado (01/04), no Ginásio Juquinha, em Macaé (RJ), às 14 horas (de Brasília).
Minas e Macaé chegam para a última rodada da fase de classificação com campanha idêntica de sete vitórias e 20 derrotas (25,9% de aproveitamento). No momento, o clube de Belo Horizonte ocupa a 12ª colocação devido ao triunfo no primeiro turno na Arena Minas, por 86 a 78. No entanto, o resultado anterior não importa, e neste sábado, quem ganhar vai aos playoffs.
“A gente tem encarado cada partida como uma final. Esse jogo é decisivo para nós. Todos estão muito concentrados para essa partida. A vitória contra Brasília foi importantíssima. Mas sabemos que não temos nada a comemorar”, comentou o técnico Léo Costa.
“Precisamos estar concentrados, mas confiantes pela forma que estamos jogando e pelo envolvimento da torcida, da cidade. É um momento especial da equipe e precisamos coroar isso com uma vitória no sábado e a classificação aos playoffs” completou o treinador do Macaé.
Desde o início da atual temporada, o Macaé esteve na zona de classificação aos playoffs somente uma vez – na primeira rodada (12º). A partir de então, foram longas 26 rodadas fora do grupo dos 12 primeiros colocados e ainda lutando contra o rebaixamento durante toda a competição, chegando, inclusive, a ocupar a lanterna em duas oportunidades.
Mas a equipe cresceu no momento decisivo do campeonato e conquistou quatro vitórias nos últimos seis jogos, contra LSB/Uniso e Universo/Vitória fora de casa, e em casa contra Banrisul/Caxias Basquete e UniCEUB/BRBCARD/Brasília em casa, este na rodada passada, por 87 a 74, diante de um Juquinha fervoroso.
Com isso, o gostinho de entrar no G-12 pode vir na melhor hora possível. Para isso acontecer, a equipe do técnico Léo Costa precisa vencer o confronto direto com o Minas, o que promoveria seu retorno aos playoffs depois de duas temporadas.
“Estamos trabalhando da mesma forma como no início da competição. Sabíamos que as dificuldades apareceriam, somos uma das únicas equipes que reformulou o elenco inteiro em relação ao ano anterior. Trocamos todos os atletas. É um processo natural de amadurecimento da equipe. Felizmente crescemos na hora certa do campeonato”, comentou o técnico do Macaé, Léo Costa.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.