#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Fim de ano na ponta

17-12-2011 | 04:10
Por Liga Nacional de Basquete

Com boa atuação de seu trio de ferro, Pinheiros supera o Minas e termina 2011 na liderança, ao lado do Flamengo; Uberlândia e Bauru tambêm vencem

Divulgação/LNB

O ano de 2011 vai mesmo entrar para a história do Pinheiros/SKY. Depois da conquista do Campeonato Paulista, o primeiro título do clube, os paulistas terminam o ano na liderança do NBB. A confirmação do primeiro lugar veio neste sábado, com a vitória, em casa, sobre o Minas Tênis Clube, por 97 a 90.

O trio de ferro da equipe de São Paulo foi o destaque da partida. Marquinhos, Shamell e Olivinha anotaram 26, 22 e 15 pontos respectivamente. Do lado mineiro, o argentino Gonzalez foi o cestinha do jogo, com 35 pontos.

Com o resultado, o Pinheiros chegou a oito vitórias em nove jogos e igualou o aproveitamento do Flamengo que, mais cedo, havia vencido o Vila Velha. Mas a equipe de Claudio Mortari fica na liderança da competição por levar vantagem no confronto direto com os cariocas. O NBB é um campeonato organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a Rede Globo e Patrocínio Eletrobras, Caixa, Penalty e Netshoes.

Apesar do placar apertado, o Pinheiros teve o controle do jogo durante toda a partida e venceu os três primeiros quartos de jogo. Saiu em desvantagem somente no último período, quando ficou atrás na parcial em apenas um ponto.

Já no primeiro quarto, Marquinhos, Shamell e Olivinha já davam sinais de que estavam em uma noite inspirada. O trio anotou 19 dos 21 pontos da equipe nos primeiros dez minutos de jogo, e os pinheirenses abriram quatro de vantagem.

No segundo quarto o Pinheiros continuou comandando as ações, mas do outro lado o argentino Gonzalez mantinha o time mineiro no páreo. O ala/armador anotou 17 pontos no primeiro tempo, mas viu sua equipe ir para o intervalo atrás, 43 a 38.

Na volta a quadra, os paulistas seguiam na frente, com os mineiros logo atrás, sem permitir que o rival abrisse uma vantagem tranquila. Gonzalez continuou sendo a principal arma ofensiva do Minas, enquanto o trio de ferro paulista seguia com o trabalho eficiente.

Com oito pontos de vantagem no último quarto, o Pinheiros então administrou a vantagem. O Minas ainda tentou encostar, mas a experiência do atual campeão paulista falou mais alto nos minutos finais para garantir a vitória.

“Foi um bom resultado. O Minas fez um grande jogo e nos surpreendeu dentro de casa. Tivemos muita dificuldade, mas felizmente conseguimos mais uma vitória no NBB”, disse o técnico do Pinheiros, Claudio Mortari. “O balanço de 2011 é muito bom! Conquistamos o campeonato paulista, entramos para a história do Pinheiros com este título, e agora estamos na liderança do NBB. Vamos trabalhar para seguir conquistando bons resultados em 2012”, completou o treinador.

Perseguição ao líder

Logo abaixo do Pinheiros e do Flamengo está o Unitri/Universo, que, neste sábado, superou o Cia. Do Terno/Romaço/Joinville, por 83 a 76. Os mineiros fecharam o ano na terceira colocação, com uma campanha de oito vitórias em dez jogos (80%). O armador Valtinho e o ala/armador Robby Collum foram os cestinhas do Uberlândia com 19 pontos, mas o principal pontuador do jogo foi o armador do Joinville, Luiz Felipe, com 20.

Em quinto lugar, o Itabom/Bauru também venceu na rodada ao superar o Araraquara, fora de casa, por 92 a 81. Apesar de ter sofrido uma pressão do time da casa no primeiro quarto, o Bauru conseguiu a virada, graças ao bom desempenho da dupla Fischer e Larry, que anotaram 26 e 25 pontos, respectivamente. Agora, o time do técnico Guerrinha possui sete vitórias em nove jogos (77,7%).