HOJE
Fim de jogo determinante
Por Liga Nacional de Basquete
Com um último quarto quase perfeito, São José supera o Franca, no Pedrocão, e encerra 2011 entre os líderes do NBB
O São José/Unimed/Vinac encerrou o ano de 2012 com uma vitória muito importante neste sábado. Jogando fora de casa, os joseenses superaram o Vivo/Franca, por 87 a 76, e chegou a seu sexto resultado positivo em nove jogos (66,6% de aproveitamento) no NBB, campeonato organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com a Rede Globo e patrocínio Eletrobras, Caixa, Penalty e Netshoes.
Os estrangeiros do São José foram os principais destaques do jogo. O ala norte-americano Andre Laws anotou 17 pontos, mesma pontuação do ala espanhol Álvaro Calvo, que também contribuiu com 10 rebotes, um duplo-duplo. Mas, o cestinha da partida foi o ala do Franca, Eddie Basden, que marcou 18 pontos.
O Franca começou bem forte o jogo. Liderados pelo ala norte-americano Eddie Basden, o time da casa assumiu a liderança do placar nos primeiros minutos (14 a 12). Após esse bom início francano, foi a vez de São José entrar no jogo. Fazendo um bom trabalha no setor ofensivo, os joseenses viraram o jogo e aproveitaram o bom momento para abrir 25 a 17 no final do período.
Com três bolas consecutivas de três pontos, com Basden, Márcio e Helinho, o time mandante entrou no jogo novamente. A partida ficou bastante equilibrada e as equipes trocaram a liderança por várias vezes. No último arremesso do primeiro tempo, o norte-americano do Franca, Kevin Sowell, acertou mais um tiro de fora, que empatou a partida em 36 a 36.
O equilíbrio permaneceu durante todo o terceiro quarto. Porém, na etapa final, os donos da casa não conseguiram manter a qualidade ofensiva dos outros períodos e o São José aproveitou. Com menos de cinco minutos para o final do jogo, liderados pelo espanhol Álvaro Calvo, autor de 15 pontos no último quarto, os visitantes abriram a maior vantagem do jogo, 11 pontos (72 a 61).
“A gente veio bastante focado hoje. Deixamos escapar a vitória em Uberlândia, mas nossa defesa voltou a atuar bem e com o nosso poder de fogo no ataque, conseguimos mais uma vitória importante na competição”, comentou o pivô do São José, Murilo.
Para o Franca, que encerra o ano na décima terceira colocação no NBB (três vitórias em 10 jogos – 30%), esse período de pausa na competição será importante para que a equipe possa treinar bastante e entrosar a equipe.
“Muitas coisas aconteceram nesse começo de temporada. Temos, agora, que focar na competição e crescer a cada jogo para podermos chegar bem nos playoffs. Independente da fase de classificação, temos que chegar com o time jogando bem nos playoffs”, afirmou o armador e capitão do Franca, Helinho.