HOJE
Rodada cheiano Paulista 2019
Por Liga Nacional de Basquete
Corinthians e Franca líderes, Bauru embalado e mais: confira o resumão do que aconteceu no fim de semana do Campeonato Paulista 2019
O final de semana foi recheado de basquete no Campeonato Paulista 2019. As últimas seis partidas do primeiro turno mudaram a tabela de classificação, com apenas uma equipe invicta, o Sesi Franca Basquete.
Vamos começar com mais um triunfo do Corinthians. Embalado na competição, a equipe do Parque São Jorge foi até o Ginásio Felipe Karan, venceu o Renata/Rio Claro, por 73 a 69, e terminou o primeiro turno da competição como líder do Grupo B, com quatro vitórias em cinco jogos.
+Estatísticas completas de Rio Claro e Corinthians
Em um jogo equilibrado, o Corinthians conseguiu largar na frente ainda no primeiro quarto (16 a 11). O panorama no segundo quarto não mudou e o equilíbrio continuou na ida para o intervalo da partida (33 a 30).
Nos dois períodos seguintes a situação da partida continuou a mesa, de equilíbrio, mas com o Corinthians na frente do placar até o estouro do cronômetro.
Ver essa foto no Instagram
Qué isso?😳😱 . . @theanthonyjohnson32 passando por cima do que vê na frente!
O trio formado pelo armador Arthur Pecos (nove pontos, cinco rebotes e duas assistências) e os alas/pivôs Wesley Castro (11 pontos, seis rebotes e uma assistência) e David Nesbitt (12 pontos e seis rebotes) foram os principais destaques pelo alvinegro paulista no confronto.
Do outro lado, o armador norte-americano Korian Lucious foi o nome do Rio Claro na partida. O jogador anotou 20 pontos e foi o cestinha do confronto.
Mogi vence Osasco e fecha turno com 5 vitórias
O Mogi das Cruzes foi outro que venceu na rodada. A equipe comandada por Jorge Guerra venceu o Basquete Osasco, por 76 a 70, fora de casa, e encerrou o primeiro turno na segunda colocação do Grupo A.
Para alcançar a vitória o Mogi teve que suar a camisa. Com um primeiro quarto acima (27 a 19), a equipe mogiana viu a vantagem no placar cair na ida para o intervalo. Na volta dos vestiários o panorama ficou o mesmo, mas o Mogi soube segurar a reação da equipe de Osasco e conseguiu se manter na frente até o final do confronto.
+Estatísticas completas de Basquete Osasco e Mogi das Cruzes
Pelo Mogi, o armador Alexey Borges foi, mais uma vez, um dos destaques. O jogador saiu de quadra com 26 pontos, seis rebotes, seis assistências e 33 de eficiência.
Já pelo Basquete Osasco, o ala/pivô Ygor Freitas, que computou 15 pontos e dois rebotes.
Fora de casa, Franca vence Pinheiros e segue 100%
Também no sábado (17/08), o Sesi Franca Basquete conseguiu mais uma vitória e seguiu com 100% de aproveitamento no Campeonato Paulista 2019. Fora de casa, contra o EC Pinheiros, no Ginásio Henrique Villaboim, o time francano dominou a partida do início ao fim e venceu por 73 a 56.
“Conquistamos um triunfo extremamente importante, contra uma equipe de muita qualidade, e que nos mantém na liderança da competição estadual. Estamos em busca de melhoria contínua para crescermos ainda mais ao longo do torneio”, afirmou o treinador Helinho Garcia.
+Estatísticas completas de Pinheiros e Franca
O ala/pivô Lucas Dias foi o grande nome do jogo. Em quadra durante quase todo o jogo (39 minutos e 36 segundos), o jogador de 24 anos foi dominante nos dois lados da quadra e anotou duplo-duplo de 23 pontos e 15 rebotes, totalizando 33 de eficiência.
Ainda pelo time da Capital do Basquete, outros três atletas atingiram dois dígitos de pontuação: o ala/armador norte-americano David Jackson (16), o pivô Lucas Cipolini (12) e o ala Jimmy (11).
Pelo Pinheiros, os destaques ficaram por conta dos pivôs Marcus Toledo e Cris Ware, com 12 pontos cada, e do ala/armador norte-americano Corderro Bennet, que anotou 11 pontos na partida.
Rio Claro se recupera e conquista 2ª vitória
Depois da derrota para o Corinthians, na sexta-feira, o Renata/Rio Claro não teve muito tempo para se lamentar e visitou o UNIFAE/São João da Boa Vista no domingo (18/08). Em partida bem equilibrada, o time rio-clarense conseguiu abrir uma boa vantagem no quarto final e venceu o jogo por 86 a 75.
“A avaliação é positiva. Foram 30 dias de trabalho e estamos subindo degrau a degrau. Estou muito feliz com o comprometimento e a garra de cada jogador. Para o segundo turno planejo mais consistência. Sabemos das dificuldades e do ótimo nível de nossos adversários, mas vamos pra cima porque temos muito a evoluir e estamos confiantes no projeto”, avaliou o treinador Fernando Penna.
+Estatísticas completas de Rio Claro e UNIFAE
O principal destaque do Rio Claro foi o ala norte-americano Cameron Tatum, cestinha do jogo com 25 pontos, mais oito rebotes, cinco assistências e 27 de eficiência. O experiente ala Márcio Dornelles (13 pontos e seis rebotes) e o ala/armador Jefferson Campos (12 pontos e cinco assistências) também foram fundamentais no triunfo.
Pelo São João da Boa Vista, os pivôs Evander Pereira (21 pontos, seis rebotes e 24 de eficiência) e Mateus Santana (20 pontos e seis rebotes) foram os destaques individuais da equipe.
Bauru embala e alcança 2º lugar do grupo
No clássico entre Sendi/Bauru Basket e Paulistano/Corpore, no último domingo (18/08), quem levou a melhor foi o Dragão. Com início arrasador, o time do interior paulista venceu por 67 a 53 e assumiu a segunda colocação de seu grupo.
Jogando em casa, o Bauru começou a partida em um ritmo muito forte e abriu uma vantagem considerável no final do segundo quarto (38 a 20). Depois, o Paulistano até tentou, mas não conseguiu voltar a equilibrar o jogo.
+Estatísticas completas de Bauru e Paulistano
Os destaques do Dragão ficaram por conta do pivô Renato Carbonari, com 13 pontos e três rebotes, do armador argentino Lucas Faggiano, com 11 pontos e cinco assistências, e do ala Kevin Crescenzi, com 11 pontos e quatro rebotes.
Pelo Paulistano, o pivô Maique Oliveira (11 pontos e nove rebotes) e o ala/pivô Victão (10 pontos e quatro rebotes) foram os destaques individuais da equipe.
América conquista 2ª vitória na competição
No confronto entre América e Liga Sorocabana quem se deu bem foi a equipe de São José do Rio Preto. Com uma vitória pelo placar de 75 a 72, o América encerrou o primeiro turno na quinta colocação do Grupo A, com dois triunfos em seis jogos.
+Estatísticas completas de América e Liga Sorocabana
O grande nome da equipe de São José do Rio Preto na partida foi o do ala norte-americano Dwight Gentry, que computou 32 pontos, quatro rebotes e 28 de eficiência.
Já pela Liga Sorocabana, o ala/armador Igor se destacou, com 21 pontos, quatro rebotes e três assistências.
Confira a classificação do Campeonato Paulista 2019:
Grupo A
1º Sesi Franca Basquete (6 V)
2º Mogi das Cruzes Basquete (5 V e 1 D)
3º EC Pinheiros (4 V e 2 D)
4º São Paulo FC (3 V e 3 D)
5º América de Rio Preto (2 V e 3 D)
6º Basquete Osasco (1 V e 5 D)
7º Liga Sorocabana (0 V e 6 D)
Grupo B
1º Corinthians (4 V e 1 D)
2º Sendi/Bauru Basket (3 V e 2 D)
3º Paulistano/Corpore (3 V e 2 D)
4º São José Basketball (3 V e 2 D)
5º Renata/Rio Claro (2 V e 3 D)
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca