HOJE
FRANCA CONQUISTA A AMÉRICA!
Por Liga Nacional de Basquete
Na grande decisão da BCLA 2022/2023, Sesi Franca vence Flamengo e conquista título inédito; 123 Minas fica com o terceiro lugar e fecha pódio 100% brasileiro
A capital do basquete brasileiro viveu mais uma noite inesquecível em sua historia, desta vez, ao ver o time que é a paixão de todos os moradores da cidade, conquistar de maneira inédita e invicta o título da Basketball Champions League Américas 2022/2023. Franca, o “Rolo Compressor”, venceu o Flamengo por 88 a 79 e fez o Pedrocão explodir ao levantar mais um caneco e ganhar o direito de disputar o próximo campeonato mundial de basquete.
Já a equipe do 123 Minas conquistou o terceiro lugar da Basketball Champions League Americanas (BCLA), ao superar a equipe do Quimsa, da Argentina por 94 a 81. Os resultados deste sábado em Franca garantiram um feito inédito: pela primeira vez na história o Brasil colocou 3 equipes do pódio da principal competição de clubes das Américas, somando a antiga Liga das Américas e a BCLA. A marca também serve de orgulho para a Liga Nacional de Basquete. Desde 2015, os clubes do NBB vêm conquistando resultados expressivos nas principais competições da América Latina. Esse domínio reforça a qualidade e o trabalho da LNB no fortalecimento dos clubes e do basquete brasileiro.
Nesses últimos anos, foram dezenas de títulos importantes. Nas quatro últimas temporadas, um clube do NBB sempre esteve representando as Américas na Copa Intercontinental. O Flamengo em 2021, o São Paulo, em 2022, e agora Franca, que estará na próxima edição do torneio após a conquista da BCLA.
123 Minas x Quimsá (ARG) – Disputa de 3º lugar
O primeiro brasileiro a entrar em quadra neste sábado no Pedrocão foi o 123 Minas. A equipe de Belo Horizonte perdeu para o Flamengo na semifinal e encarou o Quimsa na disputa do terceiro lugar – os argentinos perderam para o Franca na semi. O duelo se mostrou equilibrado do início ao fim, com as duas equipes trouxendo uma postura sólida para dentro da quadra. E quem saiu com a vitória foram os brasileiros, por 94 a 81.
O primeiro tempo foi de superioridade da equipe de Léo Costa. O Minas venceu o primeiro quarto por 25 a 23 e foi ainda melhor no período seguinte, vencendo por 24 a 16 e levando o placar de 49 a 39 para o vestiário no intervalo de jogo.
O segundo tempo trouxe um Quimsa mais intenso na marcação e com efetividade ofensiva. Os argentinos venceram o terceiro quarto por 23 a 16 tirando um pouco da diferença e levando um placar de 65 a 62 para os mineiros no último período de jogo.

Shaq Johnson contribuiu para o triunfo mineiro com 17 pontos na conta. (Foto: FIBA Americas)
No período final, Alexey mostrou todo o seu poder de decisão! O armador minastenista saiu de quadra com 20 pontos na conta e bolas do perímetro que foram capitais para a equipe de Belo Horizonte sair de quadra com a vitória. 94 a 81 para o 123 Minas que conquistou a terceira colocação no campeonato mais importante do continente!
Sesi Franca x Flamengo – Final
Na grande final, o Sesi Franca, atual campeão do NBB e dono de uma sequência invicta de 46 jogos, conseguiu uma grande vitória sobre o Flamengo, por 88 a 79, e ficou com o título invicto da Basketball Champions League Americas 2022/2023.

Georginho foi o cestinha da partida, com 16 pontos, além de anotar (FIBA Americas/Divulgação)
No Pedrocão lotado, o Sesi Franca fez valer o fator caso e desde o inicio do confronto impôs um ritmo intenso e muito aguerrido dos dois lados quadra. Essa força francana foi necessária para impor uma pequena diferença logo no início da partida, o que deixou os donos da casa à frente do marcador até o final do primeiro quarto, que terminou com uma parcial de 49 a 38.
Após o intervalo, o Flamengo voltou diferente. Com maior intensidade na defesa, o Rubro-Negro forçou Franca a cometer muitos erros e o terceiro quarto terminou com vantagem de 22 a 15 para o Flamengo.
O último quarto foi só mais um resumo de tudo que vimos durante todo o jogo: fortes defesas, ataque de qualidade e muita emoção. O Sesi Franca fez o possível para segurar o ímpeto do Flamengo e a experiência dos atletas francanos foi essencial para que o time do interior paulista conquistasse o título inédito da BCLA de maneira invicta.
Lucas Mariano, com 16 pontos e sete rebotes, levou o troféu de MVP do Final Four e foi indicado para o quinteto ideal da competição. Georginho, com 16 pontos, quatro rebotes e cinco assistências na final, e Lucas Dias, com 15 pontos e sete rebotes, também se destacaram na decisão e conseguiram a vaga no “All Five” da competição, que ainda contou ainda com Martin Cuello, do Flamengo, e Alexey Borges, do 123 Minas.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca