#JOGAJUNTO

Seleção Brasileira

Obrigado, Marcelinho!

22-08-2012 | 03:00
Por Liga Nacional de Basquete

Depois de 15 anos e sua primeira participação nos Jogos Olímpicos, ala do Flamengo, Marcelinho Machado, anuncia aposentadoria da Seleção Brasileira

Após alcançar o sonho olímpico, Marcelinho Machado anuncia sua saída da Seleção (Gaspar Nóbrega/Inovafoto)

Após 15 anos totalmente dedicados à Seleção Brasileira, o ala do Flamengo, Marcelinho Machado, de 37 anos, decidiu pendurar a camisa verde-amarela. O anúncio foi feito, nesta quarta-feira, no Rio de Janeiro, duas semanas após sua participação nos Jogos Olímpicos de Londres, competição que ele sempre sonhou em disputar.

“Gostaria que minha despedida da seleção tivesse sido diferente. Com uma conquista. Mas apesar da derrota nas quartas de final, um quinto lugar em Olimpíadas não pode ser considerado um insucesso. Sinto orgulho desses 15 anos que defendi a seleção. Tive altos e baixos com relação a resultados, mas quem me conhece sabe que minha dedicação nunca foi maior ou menor dentro de quadra, sempre dei o máximo que pude”, afirmou Marcelinho, em entrevista para o Globoesporte.com

O ala do Flamengo foi um dos atletas que mais vestiu a camisa do Brasil. Um dos grandes momentos do jogador foi no histórico Pré-Olímpico de Mar Del Plata, em 2011, quando Marcelinho anotou 88 pontos em 10 jogos, e na partida que decidiu a vaga para Londres 2012, contra a República Dominicana, anotou 20 pontos, com excelente aproveitamento da linha de três (5 em 8).

Marcelinho em ação durante o Mundial de 2002, contra a Turquia (Divulgação/CBB)

Segundo dados da CBB (Confederação Brasileira de Basquete), Marcelinho se despede da Seleção adulta com 1669 pontos em 119 jogos oficiais. O jogador conquistou, além da vaga para os Jogos Olímpicos de Londres, três medalhas de ouro nos Jogos Pan-Americanos (1999, 2003 e 2007) e os bicampeonatos sul-americanos (1999 e 2003) e da Copa América (2005 e 2009). O ala também atuou em quatro Campeonatos Mundiais (1998, 2002, 2006 e 2010).

Apesar de ter encerrado seu ciclo com a Seleção, Marcelinho continua bastante motivado para defender o Flamengo em mais uma temporada do NBB. O ala comandou a equipe rubro-negra ao título da primeira edição e, agora, pretende voltar a subir ao topo do pódio para levantar mais uma taça de campeão.

“Eu tenho mais três anos de contrato com o Flamengo e minha ideia é encerrar a carreira aqui. Mas eu me baseio muito no meu rendimento e minha alegria de jogar vem daí. Só quero poder continuar jogando bem e ajudando meu time a vencer. Quando eu não conseguir mais fazer isso é hora de parar”, disse o jogador.