#JOGAJUNTO

NBB Caixa

que comecemas finais

21-05-2021 | 04:28
Por Liga Nacional de Basquete

Flamengo busca sétimo troféu de campeão do NBB, enquanto São Paulo está atrás do seu primeiro título

Uma decisão mais do que especial. Com dois clubes de torcidas gigantescas, as Finais do NBB 2020/2021 terão início neste sábado (22/05), no Ginásio do Maracanãzinho. O Jogo 1 entre Flamengo e São Paulo FC começa às 16 horas, com transmissão da ESPN, TV Cultura, DAZN e Twitch.

+ Assista grátis na Twitch do NBB

O campeão do NBB será definido em uma série melhor de cinco jogos, com sede fixa no Maracanãzinho. A equipe que vencer três partidas primeiro, fica com a taça. O Jogo 2 acontecerá na segunda-feira (24), às 20 horas, enquanto o Jogo 3 será na quinta-feira (27), às 18h30. Se necessários, os Jogos 4 e 5 serão realizados no outro sábado (29) e segunda-feira (31).

Invicto em 2021, o Flamengo chega às Finais com 20 vitórias seguidas no NBB – essa já é a quarta maior sequência da história da liga. A equipe carioca entrou nos Playoffs como primeiro colocado da Fase de Classificação e varreu o Mogi (2 a 0) e Paulistano (3 a 0) nas quartas e semifinais.

+ Maior campeão do NBB, Flamengo busca o sétimo título da competição

Flamengo e São Paulo já se enfrentaram quatro vezes na temporada, pelo NBB, Copa Super 8 e Champions Américas (João Pires/LNB)

Um dos principais responsáveis pela campanha rubro-negra é Gustavo De Conti. Além dos grandes números da equipe, o treinador alcançou uma marca impressionante no NBB: essa será a quarta vez seguida que ele chega às Finais, tendo vencido dois títulos nas últimas três oportunidades. Apesar de reconhecer a importância do feito, ele pondera que não será um fator decisivo dentro das quatro linhas.

“É um número importante, que serve como motivação para seguir em frente, mas infelizmente eles não entram na quadra. Temos que construir todo o caminho para a vitória e para o título novamente, com muito treino, muito planejamento e muito trabalho, independentemente de quantas vezes se tenha chegado à final ou ganhado o título”, afirmou.

Gustavo De Conti é o maior vencedor do Troféu Ary Vidal de Técnico do Ano do NBB, com três conquistas (Marcello Zambrana/LNB)

Terceiro colocado da Fase de Classificação, o São Paulo também está invicto nos Playoffs. O time comandado por Cláudio Mortari varreu o rival Corinthians nas quartas (2 a 0) e o o Minas nas semis (3 a 0). Segundo Lucas Mariano, a varrida contra a equipe mineira trouxe um espírito de união para o elenco são-paulino.

“A série contra o Minas nos uniu bastante, foi muito bom para a nossa equipe. Depois de ganhar o primeiro jogo com vantagem, tivemos que ter uma superação incrível para recuperar uma diferença de 17 pontos na segunda partida. Isso só nos fortaleceu e nos fez chegar ao terceiro jogo com muita energia, garra e união. É com esse espírito que vamos jogar as Finais”, disse o pivô.

+ São Paulo estreia nas Finais do NBB em busca do primeiro título do projeto

Lucas Mariano foi eleito King of the Game do Jogo 1 das semifinais, com 26 pontos e 11 rebotes contra o Minas (Marcos Limonti)

Essa será a primeira final de NBB entre dois clubes de camisa na história do NBB. Além disso, Flamengo e São Paulo farão a segunda final entre eles na temporada. A primeira foi na Copa Super 8, em que o rubro-negro carioca venceu, por 79 a 71, e levantou a taça.

As duas equipes também se enfrentaram no mata-mata da Basketball Champions League Américas 2021. O Fla eliminou o Tricolor na semifinal (75 a 66) e avançou à decisão para conquistar seu primeiro título na competição contra o anfitrião Real Esteli (NIC) em plena Managua, capital da Nicarágua.

“É claro que estamos engasgados com o Flamengo. É o time que a gente precisa vencer para conquistar os nossos títulos. Por conta da grande sequência de vitórias deles, acredito que o primeiro jogo vai ser muito importante. Quebrar essa sequência nos daria muita confiança para o restante da série”, afirmou Georginho.

Georginho anotou 23 pontos e 11 rebotes contra o Flamengo na final da Copa Super 8 (João Pires/LNB)

Georginho, Cláudio Mortari e a maioria do elenco do São Paulo estão em busca do primeiro título do NBB das suas carreiras e do clube. O único jogador tricolor que já foi campeão do principal campeonato de basquete do Brasil é o Jefferson, em 2008/2009 pelo próprio Flamengo, e em 2016/2017, pelo Bauru.

Do outro lado, o elenco rubro-negro é recheado de campeões. O Flamengo está em busca do seu sétimo título do NBB e possui dois dos maiores vencedores da história do campeonato: Marquinhos e Olivinha já têm cinco troféus na conta. Segundo o ala do Mengão, o time está preparado para desde o início da temporada para conquistar o NBB.

“Chegamos nessa fase e não temos que virar a chavinha, porque isso já aconteceu lá atrás, no início da temporada. Não existe jogo que pese mais, decisão que pese mais. Todas as decisões são importantes, o time está preparado, num bom momento coletivamente, que é o ponto forte do Flamengo. O coletivo fala mais alto e isso facilita nesse momento”, afirmou

Com 19 pontos, 10 rebotes e cinco assistências, Marquinhos foi eleito o King of The Game do Jogo 3 contra o Paulistano (Wilian Oliveira/CAP)

O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o CBC, e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, Nike, Penalty, Plastubos, EY, BetMotion, KitchenAid, Moss, IMG Arena e Genius Sports.

Datas das Finais do NBB entre Flamengo x São Paulo:

Local: Maracanãzinho – Rio de Janeiro

22/05 (Sábado) – 16 horas – ao vivo na ESPN, TV Cultura, DAZN e Twitch

24/05 (Segunda-feira) – 20 horas – ao vivo na ESPN, DAZN e Twitch

27/05 (Quinta-feira) – 18h30 – ao vivo na ESPN, TV Cultura e DAZN

29/05 (Sábado) – horário a definir – ao vivo na ESPN, TV Cultura e DAZN

31/05 (Segunda-feira) – horário a definir – ao vivo na ESPN, TV Cultura e DAZN