#JOGAJUNTO

Liga Ouro

Final, aí vamos nós!

LIN 81
x
79 Rio Claro RCB
18
1ºQ
X
22
16
2ºQ
X
21
16
3ºQ
X
12
21
4ºQ
X
16
10
5ºQ
X
8

Gin. Mun. João Santos Meira

15 de abril de 2014

Na prorrogação, Lins Basquete supera Rio Claro, garante liderança com uma partida de antecedência e se classifica automaticamente para a grande final da Liga Ouro

DOCUMENTOS:
Súmula Borderô
81
X
79
81
PTS
79
9
A3C
10
20
A2C
15
14
LLC
19
34
RT
29
19
ASS
12

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

Nesta terça-feira, o Lins Basquete garantiu a liderança da Liga Ouro 2014 com uma rodada de antecedência, ao bater o Rio Claro, em partida emocionante e decidida na prorrogação, pelo placar de 81 a 79. Desta forma, ao se firmar no posto mais alto da tabela, a equipe linense está classificada para a grande final da Divisão de Acesso ao NBB, que será disputada contra o vencedor da série semifinal entre o segundo e o terceiro colocado.

Os destaques ficaram por conta da grande atuação do ala/pivô Vinicius Telo, responsável por 20 pontos e cinco rebotes. Outros que se sobressaíram pelo lado vencedor foram Cauê Verzola, com 19 pontos, e Soriani, autor de 13. Pelo lado rio-clarense, a principal figura em quadra foi o armador Eric Tatu, que registrou 23 pontos e foi o cestinha do encontro.

Embora tenha saído de quadra derrota, o Rio Claro foi beneficiado pela derrota do Campo Mourão para o Sport Club do Recife e garantiu pelo menos a terceira posição, portanto, classificado para a fase semifinal da Divisão de Acesso ao NBB. Apesar de os três times estarem com campanhas iguais – cinco vitórias em 11 jogos (45,4% de aproveitamento),  a atual classificação da Liga Ouro 2014 ficou com Rio Claro em segundo, Sport em terceiro e Campo Mourão na quarta e última colocação.

O primeiro período foi disputado ponto a ponto. Com diversas alternâncias de placar, as duas equipes fizeram uma etapa inicial extremamente acirrada, porém, nos minutos finais, o Rio Claro conseguiu se distanciar ligeiramente e fechar a parcial de abertura da partida na frente, por 22 a 18.

Na etapa seguinte, nada de diferente. O jogo seguiu bastante brigado, sempre com o time rio-clarense em vantagem por três ou quatro pontos. Assim como na etapa anterior, os visitantes se distanciaram nos minutos finais e, com mão quente de Caio Ranches, foi para o intervalo vencendo, por 43 a 34.

O confronto seguiu apertado e as duas equipes lutando muito pelo resultado. O Rio Claro chegou a se distanciar no placar e abrir nove pontos de frente (51 a 42), mas Lins não se deu por vencido e deu um ‘sprint final’ na parcial e foi para o período final perdendo por cinco pontos (55 a 50).

Logo no início da última parcial, o time da cidade de Rio Claro abriu boa vantagem, que rapidamente foi tirada pelos linenses. Nos segundos finais, com dois lances livres decisivos do ala Vinícius Telo, Lins empatou a parada e levou a partida para a prorrogação (71 a 71).

Mas no tempo extra, a equipe da casa não tomou conhecimento dos rio-clarenses e fez um incrível 8 a 0, sequência que deixou Lins com uma mão na vitória (79 a 71), porém, não as duas. Rio Claro não jogou a toalha e foi com tudo pra cima do time da casa. Com uma corrida de 9 a 2, os visitantes reduziram o prejuízo para apenas dois pontos, porém, não conseguiram efetuar a cesta final e a vitória ficou mesmo com Lins.