HOJE
Final definida!
Por Liga Nacional de Basquete
Mogi faz valer mando de quadra, vence Jogo 5 da semifinal contra o Paulistano e vai à decisão do Campeonato Paulista 2015 contra o São José
O Mogi das Cruzes/Helbor está na final do Campeonato Paulista 2015. Nesta terça-feira, no sempre fervoroso Ginásio Professor Hugo Ramos, a equipe do técnico Paco García levou a melhor no Jogo 5 da série semifinal diante do Paulistano/Unimed, por 79 a 75, e se juntou ao São José Basketball na decisão da principal competição estadual do país.
Com 26 pontos, Shamell tornou a ser decisivo para o time mogiano. Depois de chamar a responsabilidade na quarta partida da série e ser o cestinha do jogo com 23 pontos, o ala norte-americano fez a diferença novamente e, além de maior anotador, ainda pegou sete rebotes e distribuiu três assistências, totalizando 23 de eficiência.
“Não tinha como deixar a torcida ir embora triste. Meus filhos perderam escola porque disseram que queriam me ver ganhar o jogo hoje. Nós merecemos isso. Foi uma série muito dura e temos certeza que contra o São José será duro também. Mas hoje foi o nosso dia”, disse Shamell, que chegou à sua quarta final de Campeonato Paulista na carreira – chegou em 2005 com o Paulistano, em 2008 com o Limeira (campeão) e em 2011 pelo Pinheiros (campeão).

Com Shamell decisivo mais uma vez, Mogi voltou à final do Paulista após 12 anos (Antonio Penedo/Mogi-Helbor)
Destaque também para o ala Guilherme Filipin, que marcou 12 pontos, e para o armador Larry Taylor, responsável por 11 pontos, seis rebotes e quatro assistências, e para o ala norte-americano Tyrone, que deixou a quadra com 10 pontos, sete rebotes, quatro passes decisivos e 19 de eficiência. Pelo lado do Paulistano, Kenny Dawkins, com 21 pontos, foi o maior anotador.
Com isso, o Mogi retorna a uma final de Campeonato Paulista depois de 12 anos de jejum. A última vez foi em 2003, quando a equipe, nomeada de Corinthians/Mogi, tinha em seu elenco jovens promessas como Marquinhos, Fúlvio, Felipe Ribeiro, Murilo Becker, Fabrício e Paulinho Boracini, além dos experientes Demétrius Ferracciú e Josuel.
“Tive a sorte de trabalhar em lugares com torcidas fantásticas. Para um estrangeiro que chegou aqui há três anos, estreando a equipe no NBB, receber o carinho de tanta gente e colocar a equipe na final do Paulista três anos depois era um objetivo guardado dentro do coração de muita gente de Mogi das Cruzes. É fantástico. Esses momentos serão inesquecíveis para toda a minha vida”, declarou o emocionado Paco García.
Agora, o Mogi decidirá o título do Paulista 2015 contra o São José, que venceu o Rio Claro na semifinal, por 3 a 1. Diferentemente das demais séries de playoffs, a final será disputada em uma melhor de três. A primeira partida será nesta quinta (15/10), no Ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos, às 20 horas.
Depois, no sábado (17/10), as equipes voltarão a se enfrentar, no Ginásio Professor Hugo Ramos, 14h10, com transmissão ao vivo da RedeTV!. Se necessário, o terceiro e decisivo confronto da série acontecerá no sábado seguinte (24/10), no mesmo horário também em Mogi das Cruzes.
“Esse é um sonho que se tornou realidade. Ao mesmo tempo que estou feliz e motivado, estou tranquilo porque sei que não ganhamos nada ainda. Nós temos um adversário difícil pela frente e temos que respeitar. Mas tudo se resume a trabalho dos jogadores e da comissão técnica, a todos que passaram por aqui, todos têm parte nisso. Eu divido essa sensação com todo mundo. A torcida, com essa vibração e a energia que recebemos, foi maravilhoso”, comentou Filipin, atleta mais antigo no elenco do Mogi.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca