#JOGAJUNTO

LDB

Final dos sonhos

13-12-2015 | 01:23
Por Liga Nacional de Basquete

Donos das melhores campanhas da LDB 2015, Minas e Pinheiros decidem título da competição neste domingo, com transmissão ao vivo do SporTV 2

Danilo, do Minas, e Humberto, do Pinheiros, com o troféu de campeão da LDB

Quem ficará com o troféu de campeão da LDB 2015? Minas, de Danilo, ou Pinheiros, de Humberto? (João Pires/LNB)

Chegou a hora do grande momento da LDB 2015. Neste domingo, às 19 horas (de Brasília), na Arena Minas, em Belo Horizonte, Decisão Engenharia/Minas e EC Pinheiros decidirão o título da quinta edição do maior campeonato de basquete do país. O duelo contará com transmissão ao vivo do SporTV 2.

Com diversos jogadores que atuam frequência nas equipes adultas no NBB, como Lucas Dias, Georginho e Humberto, pelo Pinheiros, e Henrique Coelho, Danilo Siqueira e Léo Demétrio, pelo Minas, as equipes chegam para decisão depois de tranquilas vitórias por 14 pontos de diferença nas semifinais.

No primeiro duelo realizado neste sábado (11/12), no Minas Tênis Clube, o Pinheiros superou o Sport Club do Recife, pelo placar de 76 a 62. Já na segunda semifinal, o Minas levou a melhor sobre o UniCEUB/Cartão BRB/Brasília, por 80 a 66.

Esta será a primeira vez que o Pinheiros disputa a decisão da LDB. Nos dois últimos anos, a equipe acabou derrotada nas semifinais e agora debutará na finalíssima. Por sua vez, o clube do Estado de Minas Gerais foi vice-campeão da edição 2013, após ser derrotado pelo Flamengo na grande final, e está de volta à partida decisiva após dois anos.

“A sensação de chegar à final é muito boa. Ainda temos um grande desafio pela frente amanhã (domingo), mas com certeza é um grande alívio para nós conseguir essa classificação após dois anos na luta. O time todo está de parabéns e agora é descansar para a decisão”, disse o pinheirense Lucas Dias.

Lucas Dias, do Pinheiros, é o cestinha da LDB 2015, com média de 19,5 pontos por jogo (Luiz Pires/LNB)

Lucas Dias, do Pinheiros, é o cestinha da LDB 2015, com média de 19,5 pontos por jogo (Luiz Pires/LNB)

Finalistas da LDB 2015, Pinheiros e Minas são donos das melhores campanhas da LDB 2015. Os times venceram 25 de seus respectivos 27 jogos e registram um expressivo aproveitamento de 92,5%. Na primeira fase, as equipes tiveram desempenhos idênticos (21 vitórias em 23 jogos), mas os mineiros acabaram na liderança por conta dos critérios de desempate.

“Sabemos da força que o Pinheiros tem, mas acredito que essa final não tem favorito. Precisamos jogar nosso jogo, que é de defesa forte e contra-ataque. Vamos tentar neutralizar as principais armas deles para buscar esse título”, disse o mineiro Danilo.

As únicas derrotas do Minas na LDB 2015 foram para Rio Claro Basquete e Franca Basquete. Já o Pinheiros foi superado pelo São José Basketball, em partida em que atuou desfalcado de seus principais jogadores, e pelo próprio clube de Belo Horizonte, no embate entre as equipes na primeira fase.

Em partida válida pela quarta etapa, os finalistas se enfrentaram no Ginásio de APCEF, em João Pessoa (PB), e fizeram um grande jogo. Com grandes atuações de Danilo Siqueira e Henrique Coelho, ambos com 24 pontos, o time mineiro levou a melhor, por 85 a 81, e conquistou um resultado crucial para ficar com a liderança da primeira fase.

Danilo Siqueira é um dos "caras" do Minas na LDB 2015 (João Pires/LNB)

Danilo Siqueira é um dos “caras” do Minas na LDB 2015 (João Pires/LNB)