
22/04
28/04
29/04
30/04
04/05

Final inédita


São José supera o Flamengo no último jogo das semifinais e enfrenta Brasília em sua primeira decisão no NBB
Por Liga Nacional de Basquete


O São José/Unimed/Vinac está na final do NBB pela primeira vez em sua história. O time paulista venceu, neste domingo, o Flamengo, por 106 a 90, e fechou a série semifinal em 3 a 2. O NBB é um campeonato organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com a Rede Globo e patrocínio Eletrobras, Caixa, Penalty e Netshoes.
O pivô do São José, Murilo foi o cestinha do jogo, com 32 pontos, seguido pelo armador Fúlvio, que anotou 20 pontos. Pelo lado do Flamengo, os principais destaques foram o ala Marcelinho e o pivô Kammerichs, que anotaram 28 e 20 pontos, respectivamente.
[galeria id=”27325″]
Nos dois primeiros ataques do jogo já deu para perceber que a decisão seria emocionante. Com uma bola de 3 pontos do ala do São José, Dedé, e outra do ala do Flamengo, Marcelinho, o primeiro quarto começou com tudo. Liderados pelo pivô Murilo, o time da casa ficou na liderança da partida por quase toda a etapa inicial. Após uma enterrada, com duas mãos no meio do garrafão carioca, do ala/pivô Chico, os jossenses chegaram a abrir cinco pontos de vantagem (21 a 16), mas fechou os primeiros 10 minutos vencendo por apenas dois (25 a 23).
Logo nos primeiros minutos do segundo quarto, o time rubro-negro virou o jogo, após três lances livres de Marcelinho (36 a 32). Apesar da reação do adversário, o São José manteve a tranquilidade e, rapidamente, reassumiu a liderança da partida. O armador Fúlvio comandou o ataque da equipe da casa, mas foi o ala Dedé, com uma enterrada e uma bola de 3, na sequência, que incendiou a torcida no ginásio nos momentos finais (54 a 47).
Os joseenses voltaram para o terceiro período com força máxima e, nos primeiros ataques, abriram 14 pontos de vantagem, após duas bolas seguidas de 3 do armador Fúlvio (64 a 50). A defesa da equipe da casa conseguiu segurar o ataque carioca e, com isso, assumiu o controle do jogo, levando para o último quarto uma diferença de 18 pontos (78 a 60).
O Flamengo não se abalou com a vantagem e foi para o tudo ou nada na etapa final. O pivô argentino Kammerichs comandou a equipe carioca, que buscou o placar a todo momento. Só que do outro lado, o time de São José não deixou a emoção contagiar e trabalhando a bola com muita categoria foi capaz de segurar a diferença no placar para garantir a classificação para a final.
“É muita emoção. Nós batemos o Flamengo, não batemos qualquer equipe. Nós trabalhamos muito para chegar até aqui e tivemos o mérito de poder disputar o título. Fomos conquistando esse mérito degrau por degrau e, agora, vamos lutar mais ainda para nos tornarmos campeões”, afirmou o armador do São José, Fúlvio.
O pivô Murilo também ressaltou a força do grupo e o trabalho de toda a temporada para chegar até a classificação para a final inédita.
“Vamos comemorar muito hoje, temos que comemorar muito, mas amanhã a comemoração acaba para podermos focar somente na final e no nosso próximo adversário”, disse Murilo.
Para os rubro-negros ficou a decepção de não poder disputar a final do NBB 2011/2012, mas, ao mesmo tempo, a sensação de terem completado bem a temporada.
“Infelizmente, nossa classificação na quarta colocação nos atrapalhou um pouco, pois nas semifinais o fator casa é importante. Mas, no geral, tivemos uma boa temporada”, afirmou o pivô do Flamengo, Caio Torres.