HOJE
Tem (muita)história
Por Liga Nacional de Basquete
No duelo que mais aconteceu no NBB CAIXA, Flamengo e São José se enfrentam pela 36ª vez, nesta sexta, ao vivo no Fox Sports; relembre 3 séries de playoffs históricas entre eles
Flamengo e São José Basketball se tornou sinônimo de jogo grande. Isso por que, ao longo de dez anos de NBB CAIXA, as equipes realizaram partidas extremamente acirradas e históricas. E foram muitas.
Até aqui já aconteceram 35 confrontos entre o rubro-negro carioca e a equipe joseense no campeonato nacional. A vantagem é flamenguista, com 26 vitórias contra apenas nove do time do Vale do Paraíba.
Nesta sexta-feira (18/01), Flamengo e São José entrarão em quadra mais uma vez para escrever um novo capítulo desta história. O duelo acontecerá na Arena Carioca 1, às 21h130, com transmissão ao vivo do FoxSports.
+Escolha os titulares de NBB Brasil x NBB Mundo no Jogo das Estrelas 2019
Para refrescarmos um pouco a sua memória sobre o tamanho desse jogo, entramos na onda do desafio dos 10 anos, voltamos um pouco no tempo e listamos três confrontos épicos entre Flamengo e São José. Confira:
NBB CAIXA 2011/2012 – Semifinal – São José 3 x 2 Flamengo
Na temporada 2011/2012, as equipes realizaram uma série semifinal de tirar o fôlego. Dono da melhor campanha da fase de classificação, o São José passou pelo Franca nas quartas de finais sem dificuldades, por 3 a 0. Do outro lado, o Flamengo, quarto colocado, suou para eliminar o Uberlândia, por 3 a 2.
Na fase semifinal, o fator casa fez a diferença nos confrontos. O Flamengo, em casa, saiu na frente após vitória por 84 a 68. Com a série se mudando para o Vale do Paraíba, o time joseense venceu as duas partidas com o apoio de sua torcida e assumiu a liderança da série.
O Jogo 4, realizado no Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro (RJ), era de tudo ou nada para o Flamengo. Diante da nação rubro-negra, Marcelinho liderou a equipe na vitória por 92 a 80, que levou a decisão para o Jogo 5.
Um nome chamou a responsabilidade na quinta e decisiva partida da semifinal: Murilo Becker. O pivô do São José terminou a partida com 32 pontos, além de sete rebotes e 33 de eficiência, e foi “o cara” da vitória joseense no confronto derradeiro, por 106 a 90. Com isso, a Águia conseguiu a vaga para a final do NBB CAIXA 2011/2012.

MVP da temporada 2011/2012, Murilo Becker foi responsável por 32 pontos no jogo decisivo daquela semifinal (Antonio Basílio/PMSJC)
Na sequência da competição, o São José acabou derrotado pelo Brasília, que levantou o troféu de campeão ao vencer a decisão em jogo único, realizada no Ginásio Hugo Ramos, com mando joseense, por 78 a 62.
NBB CAIXA 2012/2013 – Semifinal – Flamengo 3 x 2 São José
Logo no ano seguinte, Flamengo e São José se encontraram mais uma vez nas semifinais do NBB CAIXA, após o confronto no ano anterior.
Na ocasião, o Flamengo havia feito a melhor campanha na fase de classificação, com incríveis 30 vitórias em 34 jogos – 88,2% de aproveitamento. Já o São José, ao contrário da última temporada, fez uma campanha tímida e ficou na sétima colocação ao final do returno da competição – 20 triunfos em 34 partidas, 58,8% de aproveitamento.
Nos playoffs, o reencontro aconteceu mais uma vez nas semifinais. Nos primeiros três jogos o cenário apontava para um êxito do Flamengo, que, até ali, vencia a série por 2 a 1, com uma derrota fora de casa e duas vitórias em seus domínios, na HSBC Arena (80 x 72, 100 x 84, 106 x 86).
Eis que no Jogo 4 da série surge uma ponta de esperança para os joseenses, com uma grande vitória, dentro de casa, no Ginásio Lineu de Moura, por 96 a 88. Na ocasião, o ala/pivô Jefferson William, hoje no Sendi/Bauru Basket, teve uma ótima atuação e foi o cestinha da partida, com 23 pontos.

Jefferson atuou por três temporadas com a camisa do São José – de 2011 a 2014(Antonio Basilio/PMSJC)
No jogo derradeiro, o Flamengo lotou a HSBC Arena com 12 mil rubro-negros e, após um jogo disputadíssimo, venceu o Jogo 5 por 88 a 76 e conseguiu a vaga para a final da competição contra o Uberlândia. Posteriormente, o clube da Gávea se sagraria campeão daquela edição do NBB CAIXA.
NBB CAIXA 2014/2015 – Quartas de final – Flamengo 3 x 2 São José
Duas temporadas depois, o duelo foi reeditado na fase de playoffs, desta vez nas quartas de final.
Após uma temporada acirrada, o Flamengo terminou a primeira etapa da competição na terceira colocação, com 23 vitórias em 30 jogos – 76,7% de aproveitamento.
Com outra campanha mais discreta, o São José terminou a fase de classificação na 11ª colocação, com apenas 12 triunfos em 30 partidas – 40% de aproveitamento.
Como de praxe, todos os jogos foram acirradíssimos. Com os dois primeiros jogos com mando do time da Gávea, no Tijuca Tênis Clube, o saldo foi de uma vitória e uma derrota (85 x 62 e 82 x 76).

Olivinha, hoje capitão do Flamengo, era um dos grandes nomes do rubro-negro (Gilvan de Souza/Fla Imagem)
As outras duas partidas foram “quentes” no caldeirão joseense, o Ginásio Lineu de Moura. Com dois jogos equilibrados, o saldo foi o mesmo dos jogos no Rio de Janeiro, com um êxito para cada lado (68 a 86, 81 a 76).
Já no jogo decisivo, no Tijuca Tênis Clube, o Flamengo se impôs dentro de casa e venceu com autoridade o São José, por 98 a 84, com grande jogo de Marquinhos, atual capitão do time rubro-negro.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios de INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Ministério do Esporte e Governo Federal.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca