HOJE
Mengão entre os 8
Por Juvenal Dias
Com o primeiro quarto semelhante, Flamengo não repete erros da última partida, contém reação do Botafogo no placar e vence para seguir às quartas dos playoffs do NBB CAIXA
O Flamengo aprendeu a lição do jogo de ida das oitavas de final nos playoffs do NBB CAIXA. Nesta sexta-feira (26/04) à noite, o enredo foi parecido contra o Botafogo, mas o desfecho foi com uma vitória mais segura e consistente. Com um placar de 78 a 56, o Rubro-Negro venceu sua segunda partida e liquidou a série para seguir a caminhada rumo ao oitavo título. O Botafogo, por sua vez, lutou bastante para se manter vivo, mas não teve janela para recuperação e encerrou sua participação na volta ao NBB CAIXA.
No primeiro quarto do primeiro jogo, o Flamengo venceu por 27 a 15. Dessa vez, fez 23 a 8. Em seguida, ampliou em mais nove pontos sua vantagem inicial, dentro do ginásio do Botafogo. Na partida do Maracanãzinho, o segundo quarto serviu para ampliar em onze sua margem. No terceiro quarto do primeiro duelo, o Fogão descontou um ponto do Mengão e descontou dois agora. Mas as semelhanças pararam por aí. No último quarto, o Rubro-Negro não permitiu uma reação mais contundente do Alvinegro carioca e sacramentou o triunfo com mais de 20 pontos de vantagem.
É a primeira vez que o Flamengo passa das oitavas de final, já que, em todas as outras edições de playoffs do NBB CAIXA, partia das quartas de final, pois sempre classificou-se entre os quatro primeiros. Foi a 91ª vitória do Mengão em playoffs, que pode ser o primeiro a alcançar 100 triunfos em mata-mata, caso avance até a final e conquiste, pelo menos, dois novos triunfos na decisão. Por outro lado, foi a terceira participação do Botafogo, justamente em sua volta ao NBB CAIXA, após três temporadas fora. Nas outras duas, ficou uma vez nas oitavas e chegou a uma semifinal, porém, dessa vez, repetiu a passagem apenas pela primeira eliminatória.
Um atrativo a mais para essa partida era a possibilidade de Olivinha anotar os 20 pontos que faltava para se tornar o quarto jogador na história do NBB CAIXA a bater a marca de 7000 pontos. Contudo, o “Deus da Raça” anotou 12 e deixou a marca para o próximo confronto, foi um dos quatro atletas que tiveram dois dígitos na pontuação pelo lado do Rubro-Negro. O pivô norte-americano, Devon Scott, foi o cestinha do duelo, com 16 pontos e teve duplo-duplo com 10 rebotes. Didi foi outro com duplo-duplo, com 11 pontos e 12 rebotes. Pelo lado do Botafogo, Isaac Thornton, que foi o cestinha da temporada regular 2023/24, anotou seus últimos 12 pontos da edição e foi o maior pontuador do time no jogo.
Agora, o Flamengo espera a definição do duelo entre Fortaleza B.C./CFO e Coop/São José Basketball para saber seu adversário das quartas. O time cearense abriu 1 a 0, jogando na casa do adversário, e pode fechar a série neste sábado. A bola subirá às 16h no Centro de Formação Olímpica, com transmissão do NBB BasquetPass.
Na entrevista após a partida, Gabriel Jaú explicou a estratégia de buscar uma evolução constante do Flamengo e não de olhar tanto para o outro lado da quadra, além de alertar sobre a gana de quem entra no mata-mata: “Nós focamos muito em nós, é o que o Gustavo pede, tanto defensivamente quanto ofensivamente. Sabemos do objetivo maior, que é estar na final, poder disputar mais um título. Estamos trabalhando em melhorar o nosso jogo, sem nos preocuparmos tanto com o adversário que virá, não importando o grau de dificuldade que ele apresente. Temos que fazer nosso trabalho dentro de quadra, focar no que for preciso. Tivemos dois jogos duros contra São José, mas, independentemente de quem vier, temos que estar preparados. Todo mundo que vem para o playoff está mais concentrado e empenhado, então temos que ter muito cuidado”.
O técnico do Flamengo, Gustavinho de Conti, apontou o momento que o time esteve abaixo durante a série, comemorou brevemente e já está com a cabeça para analisar seus possíveis adversários: “Acho que o Flamengo jogou a série muito bem 80% do tempo, tivemos um último quarto ruim contra o Botafogo fora. A equipe está de parabéns, agora o foco é total nas quartas. Amanhã assistir ao jogo, pode ser que já iremos conhecer nosso adversário. Tanto Fortaleza quanto o São José são grandes equipes, jogam muito duro. Vamos trabalhar pra fazer uma grande série contra quem vier”.
O armador do Botafogo, Matheusinho, que foi o quarto em pontuação (10,8 por jogo) e segundo em assistências na (3,7) avaliou a temporada do Alvinegro: “Foi uma temporada de altos e baixos, é o primeiro ano do Botafogo em seu retorno, demonstramos que somos capazes durante o campeonato todo. Conseguimos a classificação aos playoffs do NBB CAIXA no último jogo, sabíamos que o desafio seria difícil, mas em nenhum momento nós desistimos. Botafogo é isso, vamos lutar até o final, foi uma experiência ótima para todos nós, toda essa convivência. Foi incrível vestir a camisa do Botafogo, todo mundo se entregou, se doou ao máximo e a temporada refletiu isso. Hoje não deu, fica aquele gostinho de ir mais longe. O Botafogo ainda vai crescer muito a partir da remontada desse ano”.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.