#JOGAJUNTO

NBB Caixa

CARAS NOVAS E RENOVAÇÕES

08-07-2025 | 01:53
Por Liga Nacional de Basquete

Flamengo anuncia as contratações de Franco Baralle, Daniel Onwenu, Wesley Castro e Markeith Cummings, além de sete renovações de jogadores que já faziam parte do elenco flamenguista para a temporada 2025/26 do NBB CAIXA

Novidades na área pelo lado flamenguista do Rio de Janeiro! Após conquistar a Copa Super 8 e a Basketball Champions League das Américas na temporada 2024/25 e chegar às semifinais do NBB CAIXA, o Flamengo anunciou o corpo do elenco para o próximo ciclo de competições do basquete brasileiro e sul-americano: foram sete renovações de atletas que já vestiam a camisa rubro-negra e quatro novos nomes para a temporada 2025/26: Franco Baralle, Wesley Castro, Daniel Onwenu e Markeith Cummings.

A última contratação anunciada pelo Flamengo impactou o ecossistema do basquete brasileiro: Franco Baralle, armador argentino de 26 anos que vestiu a camiseta do KTO Minas nas últimas duas temporadas e chegou às Finais com a equipe mineira na última edição do NBB CAIXA defenderá as cores do Flamengo na temporada 2025/26. Conhecido pela grande habilidade com a bola nas mãos e um arremesso de três pontos decisivo e letal, Baralle colecionou jogadas ”clutch” nos últimos dois anos e chega para somar ao elenco do técnico Sérgio ”Oveja” Hernández, que assumiu o Flamengo na metade do último NBB CAIXA e sua manutenção no cargo também foi confirmada pelo rubro-negro carioca.

Além de Franco Baralle, outros dois novos nomes foram revelados pelas redes sociais do Flamengo. Atual bicampeão do NBB CAIXA com o Sesi Franca, o pivô Wesley Castro, de 29 anos, reforçará o garrafão do Mengão na próxima temporada da elite nacional após somar 10.1 pontos, 4.3 rebotes e 11.7 de eficiência de média por jogo no último NBB.

De volta ao Brasil, Daniel Onwenu defenderá o Flamengo na temporada 2025/26 após ser criado no Paulistano, passar pelo Corinthians durante dois anos e vivenciado uma experiência internacional ao disputar a G-League pelo Capitanes do México. Aos 22 anos, o ala chega ao elenco flamenguista com mais ”bagagem” desde a sua última aparição no NBB CAIXA.

Uma cara nova estrangeira integrará o elenco do Flamengo no NBB CAIXA 2025/26: trata-se de Markeith Cummings, ala/pivô americano de 36 anos, natural de Alabama e que coleciona vasta experiências internacional, com passagens por Estados Unidos, França, Japão e Angola. Cummings chega ao Rio de Janeiro após registrar médias de 15.3 pontos e 5.1 rebotes em 51 jogos pelo Shiga Lakestars, do Japão. Em 2024, o estadunidense foi campeão da Basketball Africa League vestindo a camisa do Petro de Luanda.

Renovações essenciais também foram anunciadas pelo Flamengo, entre elas três vencedores de prêmios de temporada. Shaq Johnson, Ala do Ano do NBB CAIXA 2024/25, Gui Deodato, o Sexto Homem do Ano da última temporada e Ruan Miranda, Pivô do Ano do último NBB foram confirmados no elenco flamenguista para a disputa das próximas competições.

Um dos três indicados para MVP e Armador do Ano, Alexey Borges viveu uma das melhores temporadas da carreira no NBB CAIXA 2024/25 com médias de 13.4 pontos, 8.6 assistências e 19.4 de eficiência, figurando como um dos principais nomes flamenguistas e também com a renovação acertada para a temporada 2025/26. O ala Jhonatan Luz, hexacampeão seguido do NBB CAIXA entre os anos 2018 e 2024, seguirá adicionando a experiência de um multicampeão ao elenco de Oveja defendendo as cores rubro-negras nesta próxima temporada.

Para fechar o elenco, o ala Kayo Gonçalves, que se destacou em uma das partidas das semifinais do NBB CAIXA, segue no Flamengo para o próximo ano rumo a terceira temporada na Gávea. Confira a lista completa de confirmações do Flamengo:

– Franco Baralle
– Alexey Borges
– Shaq Johnson
– Gui Deodato
– Jhonatan Luz
– Daniel Onwenu
– Kayo Gonçalves
– Ruan Miranda
– Wesley Castro
– Markeith Cummings
– Sérgio ”Oveja” Hernandez (treinador)

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica e Governo Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), chancela da Confederação Brasileira de Basketball e patrocínios oficiais Penalty, Universidades Cruzeiro do Sul, UMP, Whirlpool e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.