#JOGAJUNTO

BCLA / Champions Américas

Na final pelo Bi

13-04-2024 | 10:54
Por Juvenal Dias

Com show de Balbi no "Clutch Time", Flamengo supera o Halcones de Xalapa (MEX) por 90 a 87 e avança à final da BCLA para buscar o bicampeonato da competição continental

Foi no sufoco, mas foi do jeito que o flamenguista está acostumado. O Flamengo está na final da Basketball Champions League Americas (BCLA) 2023/24. Com isso, o sonho do bicampeonato na competição continental, que dá vaga para a  FIBA Intercontinental Cup, continua vivo. Na noite deste sábado (13/04), no Estadio Ciudad de Santiago del Estero, na Argentina, o Rubro-Negro passou pelo Halcones de Xalapa, do México, por 90 a 87 na semifinal do Final Four. Teve grande atuação de Gui Deodato e Franco Balbi, com o argentino brilhando nos momentos decisivos. O adversário na decisão será o Quimsa (ARG), que venceu o Hebraica y Macabi (URU), por 89 a 75, em uma reedição da primeira final da BCLA.

Gui Deodato foi o maior pontuador da partida para o Flamengo, na semifinal. Foto: BCLA

Depois de um primeiro quarto que o Flamengo deslanchou no final para abrir 21 a 11 e um segundo quarto no qual encaminhava a passos largos para uma vitória contundente, chegando a abrir 18 pontos de margem, o time carioca viu o adversário mexicano crescer na partida. Assim, não só empatou, como tomou à frente do placar no começo do quarto derradeiro, com 61 a 59.

+ Confira as estatísticas da partida

Contudo, a dupla Franco Balbi e Gui Deodato resolveu a semifinal. O ala brasileiro anotou 25 pontos e foi o cestinha do time, enquanto o armador argentino anotou 19 pontos, deu sete assistências e pegou três rebotes. Suas combinações de jogadas com Gabriel Jaú foram letais nos minutos finais. Do outro lado se destacaram Jordan Glynn e Daniel Bejerando, que combinados fizeram 49 pontos e 14 rebotes. Mas o Rubro-Negro mostrou porque terminou a temporada regular do NBB CAIXA na liderança e é o atual campeão da Copa Super 8.

Dessa forma, o time chega a final pela quarta vez em cinco edições. Foi campeão na temporada 2020/21 e perdeu a final da temporada de estreia (2019/20) para o Quimsa (ARG) e na  passada para o Sesi Franca. Curiosamente, a final de 2023/24 colocará frente a frente novamente, Flamengo e Quimsa. Neste domingo (14/04), a decisão da busca pelo bicampeonato acontece às 22h10 e terá transmissão do SporTV, da FlaTV+ e do YouTube da BCLA (em inglês).

Confira as imagens do jogo no link da galeria.

Ao final da partida, o técnico Gustavinho de Conti avaliou o confronto e comemorou o resultado: “Começamos muito bem a partida, foi um primeiro tempo espetacular da partida, tivemos muita ênfase no aspecto defensivo. No terceiro período, falhamos na marcação do Glynn, principalmente, também nas mudanças e rotações. Saímos muito de nossas características, mas, no último quarto soubemos manter a cabeça para encerrar bem a partida. Nada anormal, trata-se de um torneio de elite da América, Halcones é uma equipe de elite com um grande treinador e grandes jogadores. Estamos muito contentes com o resultado e com a quarta final em cinco edições”.

Franco Balbi também falou da projeção para a final: “Nossa comissão técnica nos prepara bem para as partidas, qualquer equipe que venha, será bem estudada. Está claro que não há favoritismo na competição, qualquer um pode sair vencedor, vai ser um grande confronto entre Quimsa e Hebraica. Nós estaremos descansando e esperando por um deles na final”.