HOJE
A CAMINHO DO BI
Por Marcius Azevedo
Flamengo muda chave após fechar temporada regular do NBB CAIXA na liderança e enfrenta o Halcones de Xalapa pela semifinal da Basketball Champions League Américas neste sábado
Após fechar na primeira posição da temporada regular do NBB CAIXA 2023/24, o Flamengo muda a chave para buscar mais um título continental. A equipe rubro-negra disputa o Final 4 da Basketball Champions League Américas (BCLA) a partir deste sábado, no Estadio Ciudad de Santiago del Estero, na Argentina.

Gabriel Jaú é o cestinha do Flamengo na BCLA com média de 17,3 pontos por jogo. Foto: BCLA
O primeiro desafio do time do técnico Gustavo de Conti é o Halcones de Xalapa, do México, pela semifinal. O jogo começa às 19h10, com transmissão do SporTV 3 e da FlaTV +. Se avançar, o Flamengo, que já foi campeão na temporada 2020/21, vai enfrentar o vencedor de Quimsa (Argentina) x Hebraica Macabi (Uruguai). A decisão acontece no domingo, às 22h10.
“Viramos a chave. É a chance da nossa vida. Eu sinto todos aqui querendo fazer história pelo Flamengo. Esse é o momento. A expectativa é a melhor possível porque estamos jogando bem, demonstrando alegria em quadra”, afirmou Gui Deodato.
O Flamengo chega para o confronto semifinal com um ótimo desempenho na BCLA. A equipe brasileira sofreu apenas uma derrota na competição. Foi para o Boca Juniors, da Argentina, em dezembro do ano passado, no Rio, ainda pela fase de grupos. Ao todo são sete vitórias. Nas quartas, o Rubro-Negro passou pelo Obras Sanitarias, da Argentina, com dois triunfos. Já o Halcones de Xalapa carrega seis vitórias e três derrotas. A classificação para o Final 4 foi conquistada com uma virada na série contra o Nacional, do Uruguai.
The calm before the storm ⚡️ Flamengo’s media day sneak peek! 👀 #BCLAmericas pic.twitter.com/ygix3njZGk
— #BCLAmericas (@BCLAmericas) April 12, 2024
Para superar os mexicanos, o Flamengo tem como trunfo sua intensidade defensiva e o jogo de transição. O bom aproveitamento das bolas de 3 pontos também pode ser um fator determinante. Vale ressaltar outro aspecto positivo apresentado pelo time de Gustavinho na temporada: os protagonistas mudam de uma partida para outra.
Campeão da BCLA na temporada 2020/21 com o Flamengo, Olivinha revelou que mandou mensagens para David Cubillan, venezuelano que jogou na equipe rubro-negra na temporada 2017/2018 do NBB CAIXA e que agora atua no Halcones de Xalapa, para falar sobre o reencontro. Segundo o ala-pivô, o time mexicano vai dar trabalho por ter jogadores como Fabian James e Gabriel Giron, que fazem parte da seleção mexicana.
+ Confira a classificação completa da BCLA
“Vamos ter uma parada muito dura, sabemos da qualidade da equipe deles. Eles têm jogadores da seleção mexicana. Mas o nosso time está pronto. Vamos para lá com muita confiança. Espero que possamos fazer um grande trabalho. Vamos buscar esse titulo”, afirmou Olivinha.
O Brasil pode conquistar o quarto título em cinco edições da Basketball Champions League Américas. Além do Flamengo, São Paulo (temporada 2021/22) e Franca (2022/23) foram campeões. O único intruso na lista é o Quimsa, da Argentina, vencedor na primeira edição da BCLA, em 2019/20. Vale lembrar que o campeão se classifica para jogar a FIBA Intercontinental Cup, que vai acontecer em Cingapura.
Tabela do Final 4 da BCLA
Semifinal
13/04 (sábado) – 22h10 – Quimsa (Argentina) x Hebraica Macabi (Uruguai) – (SporTV 3)
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca