#JOGAJUNTO

BCLA / Champions Américas

A CAMINHO DO BI

12-04-2024 | 11:21
Por Marcius Azevedo

Flamengo muda chave após fechar temporada regular do NBB CAIXA na liderança e enfrenta o Halcones de Xalapa pela semifinal da Basketball Champions League Américas neste sábado

Após fechar na primeira posição da temporada regular do NBB CAIXA 2023/24, o Flamengo muda a chave para buscar mais um título continental. A equipe rubro-negra disputa o Final 4 da Basketball Champions League Américas (BCLA) a partir deste sábado, no Estadio Ciudad de Santiago del Estero, na Argentina.

Gabriel Jaú é o cestinha do Flamengo na BCLA com média de 17,3 pontos por jogo. Foto: BCLA

O primeiro desafio do time do técnico Gustavo de Conti é o Halcones de Xalapa, do México, pela semifinal. O jogo começa às 19h10, com transmissão do SporTV 3 e da FlaTV +. Se avançar, o Flamengo, que já foi campeão na temporada 2020/21, vai enfrentar o vencedor de Quimsa (Argentina) x Hebraica Macabi (Uruguai). A decisão acontece no domingo, às 22h10.

“Viramos a chave. É a chance da nossa vida. Eu sinto todos aqui querendo fazer história pelo Flamengo. Esse é o momento. A expectativa é a melhor possível porque estamos jogando bem, demonstrando alegria em quadra”, afirmou Gui Deodato.

O Flamengo chega para o confronto semifinal com um ótimo desempenho na BCLA. A equipe brasileira sofreu apenas uma derrota na competição. Foi para o Boca Juniors, da Argentina, em dezembro do ano passado, no Rio, ainda pela fase de grupos. Ao todo são sete vitórias. Nas quartas, o Rubro-Negro passou pelo Obras Sanitarias, da Argentina, com dois triunfos.  Já o Halcones de Xalapa carrega seis vitórias e três derrotas. A classificação para o Final 4 foi conquistada com uma virada na série contra o Nacional, do Uruguai.

Para superar os mexicanos, o Flamengo tem como trunfo sua intensidade defensiva e o jogo de transição. O bom aproveitamento das bolas de 3 pontos também pode ser um fator determinante. Vale ressaltar outro aspecto positivo apresentado pelo time de Gustavinho na temporada: os protagonistas mudam de uma partida para outra.

Campeão da BCLA na temporada 2020/21 com o Flamengo, Olivinha revelou que mandou mensagens para David Cubillan, venezuelano que jogou na equipe rubro-negra na temporada 2017/2018 do NBB CAIXA e que agora atua no Halcones de Xalapa, para falar sobre o reencontro. Segundo o ala-pivô, o time mexicano vai dar trabalho por ter jogadores como Fabian James e Gabriel Giron, que fazem parte da seleção mexicana.

+ Confira a classificação completa da BCLA

“Vamos ter uma parada muito dura, sabemos da qualidade da equipe deles. Eles têm jogadores da seleção mexicana. Mas o nosso time está pronto. Vamos para lá com muita confiança. Espero que possamos fazer um grande trabalho. Vamos buscar esse titulo”, afirmou Olivinha.

O Brasil pode conquistar o quarto título em cinco edições da Basketball Champions League Américas. Além do Flamengo, São Paulo (temporada 2021/22) e Franca (2022/23)  foram campeões. O único intruso na lista é o Quimsa, da Argentina, vencedor na primeira edição da BCLA, em 2019/20. Vale lembrar que o campeão se classifica para jogar a FIBA Intercontinental Cup, que vai acontecer em Cingapura.

Tabela do Final 4 da BCLA

Semifinal

13/04 (sábado) – 19h10 – Flamengo x  Halcones de Xalapa (México) – (SporTV 3 e da FlaTV +)
13/04 (sábado) – 22h10 –  Quimsa (Argentina) x Hebraica Macabi (Uruguai) – (SporTV 3)