#JOGAJUNTO

Torneio de Abertura NBB

Garantido em 1º

30-09-2024 | 10:24
Por Juvenal Dias

Flamengo supera Botafogo em clássico pelo Torneio de Abertura NBB, garante a liderança no Grupo A e aguarda a definição de seu adversário na semifinal

Na reedição do confronto nas oitavas de final do último NBB CAIXA, o Flamengo superou o Botafogo no clássico desta segunda-feira (30/09) no Torneio de Abertura NBB, na Arena BRB Nilson Nelson, em Brasília (DF). Dessa forma, com o placar de 88 a 61, o Rubro-Negro conquistou sua segunda vitória no Grupo A e garantiu a primeira colocação para enfrentar o segundo do Grupo B na semifinal. Já o Fogão busca sua classificação na última rodada.

A terceira e última rodada do Grupo A acontece nesta terça-feira (01/10), quando o Botafogo entra novamente em quadra para enfrentar o CAIXA/Brasília, às 19h45, valendo segunda colocação e classificação para enfrentar o primeiro do Grupo B. Pelo regulamento do Torneio de Abertura NBB, os dois primeiros colocados da chave se classificam para disputa das semifinais na quinta-feira (03/10). A competição tem o apoio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer do Distrito Federal (SELDF).

Kayo, ala/pivô do Flamengo, partindo para a bandeja contra o Botafogo. Foto: Matheus Maranhão/LNB

O Flamengo começou em ritmo acelerado a partida e o Botafogo passou à frente no 11 a 10. Porém, o jogo coletivo do Mengão promoveu uma arrancada de seis pontos e impulsionou a vantagem de 24 a 15, com sete atletas pontuando, encabeçados pelo ala Jhonatan, recém chegado ao Rubro-Negro.

Depois, a vantagem seguiu aumentando, com uma precisão maior do Flamengo nas bolas de três pontos do que o adversário carioca. Somando o primeiro e o segundo período, terminou com sete acertos contra dois do Botafogo. Além disso, 21 rebotes e 14 assistências do Mengão mostrou como o time já está em uma rotação coletiva que tanto o técnico Gustavinho de Conti preza. O Alvinegro teve 17 rebotes e seis assistências nesse mesmo período. Assim, o Flamengo foi para o intervalo vencendo por 45 a 27 e Shaq Johnson liderando a pontuação do time no período.

Sem diminuir o ritmo, o Flamengo fez 23 a 16 no terceiro quarto e ampliou a vantagem para 68 a 43, com 25 pontos de margem. É preciso ressaltar que o Flamengo já vinha de quatro jogos amistosos na Espanha e a partida anterior na primeira rodada do Torneio de Abertura NBB, enquanto o Botafogo entrou em quadra para sua primeira partida de pré-temporada.

Com todos os atletas pontuando, três deles acima dos dois dígitos, e Shaq Johnson como cestinha da partida com 15 pontos, o Flamengo venceu mais uma parcial por 20 a 18, ampliando o placar final. O Rubro-Negro fechou com 46 rebotes contra 36 do Botafogo, 24 assistências contra 17 e apenas oito erros contra 14.

Jhonatan Luz anotou nove pontos para o Flamengo e pegou quatro rebotes. O ala lamentou a ausência de Gui Deodato por problemas estomacais, mas comemorou o resultado. “Começamos muito bem na defesa, sentimos a falta do Gui hoje, mas sabíamos que tínhamos de nos doar um pouquinho a mais hoje, para suprir a ausência. Fizemos o nosso trabalho de defender bem, as bolas caíram, jogamos muito bem no ataque, isso fez abrir uma diferença boa que soubemos manter.” O camisa 7 lembrou do começo da pré-temporada na Espanha e ressaltou o Torneio de Abertura NBB. “É super importante, porque tivemos a experiência de jogar na Espanha, totalmente diferente, com um nível muito acima. Agora, jogar contra os times que vamos enfrentar. Faz toda a diferença para pegarmos o ritmo, saber contra quem vamos jogar, saber os jogadores novos que tem no campeonato e nos preparar muito bem para o campeonato do NBB CAIXA em si.”

Mathias, pivô do Botafogo, anotou sete pontos e pegou quatro rebotes e lamentou a falta de entrosamento do time, que ainda está em formação. “Faltou um pouco de ritmo, essa é a quarta semana de treinos e a primeira partida amistosa. O Flamengo vem de uma intensidade muito grande, com amistosos na Europa e aqui no Brasil. Foi uma boa experiência, uma partida dura, sabíamos da qualidade e força que tinha do outro lado. Jogamos até onde deu contra o Flamengo, eles ficaram mais de pé, com mais físico e abriram uma vantagem que ficou difícil de recuperar.”