HOJE
Rivalidade americana
Por Juvenal Dias
Flamengo, apostando em Williams, cestinha da atual temporada, e Corinthians, apostando em Thornton, cestinha da temporada passada, se enfrentam hoje no Clássico das Multidões
Nesta quinta-feira (24/10), o Maracanãzinho vai ficar pequeno para o 15º Clássico das Multidões entre Flamengo e Corinthians na história do NBB CAIXA. Os maiores pontuadores de cada equipe na competição chegaram na temporada 2024/25, são americanos e alas. Mas as semelhanças param por aí, já Jordan Williams, do Mengão, é um representante da Conferência Oeste dos Estados Unidos, enquanto Isaac Thornton, do Timão, é representante da Conferência Leste. Assim, a rivalidade Rio x São Paulo ganha uma salsa a mais nesse confronto, que ocorre às 20h e terá transmissão do sportv, Fla TV e NBB BasquetPass.
Flamengo e Corinthians se enfrentaram 14 vezes na história do NBB CAIXA, sendo 13 vitórias (93%) para o Mengão e 1 triunfo (7%) para o Timão. O Flamengo está há sete jogos invicto contra o rival, o que representa a maior sequência de invencibilidade no confronto, desde 18/03/21. Superou a sequência anterior, que o Flamengo sustentou seis vitórias seguida desde a estreia do adversário na temporada 2018/19 até o primeiro turno da temporada 2019/20. A única vitória do Timão no confronto, aconteceu no primeiro turno da temporada 2020/21 (29/12/20) e representou a quebra de tabu dentro da sequência histórica. Na ocasião, Fuller foi o cestinha do Corinthians e do jogo, com 27 pontos.
Falando em pontos, uma característica em comum de Flamengo e Corinthians para a temporada 2024/25 do NBB CAIXA é que os dois apostaram na contratação de dois norte-americanos cada para melhorar o jogo do perímetro. Pelo lado do Mengão, veio o ala-armador Shaq Johnson (da Flórida) e o ala Jordan Williams (do Texas) que chegaram fazendo barulho. Já no Timão, os alas Isaac Thornton (de Virginia) e Melvin Johnson (de Nova York) são destaques desse começo de temporada. Um ala de cada lado chama a atenção no quesito pontuação.
Williams tem 32 anos e 1,97m, veio do Hebraica y Macabi (URU), não atuou na estreia do time contra o R10 Score Vasco da Gama. Mas, nos outros dois jogos teve grandes atuações e lidera a estatística de pontuação do NBB CAIXA na temporada, com 24 pontos, além de 4,5 rebotes e 2 assistências por jogo para 28,5 de eficiência (1º do time).
Já Thornton tem 33 anos e 1,95m, veio do Botafogo, sendo cestinha da última temporada do NBB CAIXA. Nos três jogos que atuou, é o cestinha do time (14º no campeonato), com 15,33 pontos de média, além de 4,3 rebotes e 2 assistências para 13,3 de eficiência.
“Eu sendo do Sul (dos Estados Unidos) tive muitas rivalidades com o Leste, Norte ou Costa Oeste. Para mim, a energia, a paixão e o orgulho entram em ação nesse tipo de jogo. Eu sinto que será um confronto muito competitivo, muito físico. Todos sabem da importância de jogos como esse e querem sair vitoriosos”, explicou Williams.
O ala do Flamengo trata com precaução e seriedade o duelo contra o compatriota. “O Thorton é um grande pontuador, vai ser minha primeira vez o enfrentando. Eu sempre respeito meu oponente, mas para mim o foco é fazer meu melhor jogo e tentar ajudar meu time da melhor maneira possível.”
“A rivalidade do Corinthians com o Flamengo é parecida com Costa Leste contra Costa Oeste nos Estados Unidos, tanto nos times universitários como nos da NBA, tipo Celtics contra Lakers como grandes rivais, é bem parecido. Aqui no Brasil são representantes de dois estados, promovem uma atmosfera incrível e você sempre quer estar fazendo parte disso, é incrível”, avaliou Thornton.
O ala do Corinthians elogiou o compatriota que estará do outro lado da quadra. “Teremos uma grande partida. ‘Jo’ Williams é um ótimo jogador, vou tentar fazer minha performance para meu time e um bom jogo. Vai ser um grande encontro. Nós seremos competitivos para levar nossos times à vitória.”
Isaac ainda comentou que, mesmo vindo para cá, os norte-americanos gostam de uma certa rivalidade entre eles. “Os americanos no Brasil tem seus rivais. Você quer vir aqui e jogar o seu melhor contra outros americanos, lutar pelos holofotes. Nosso time tem três, nós trabalhamos juntos, sem rivalidade aqui dentro. Mas é bom enfrentar outros americanos e jogar bem contra eles.”
Thornton lembra que ainda tem Eliyah Clark no elenco do Timão, mas que será desfalque, ainda se recuperando de cirurgia de reconstrução do ligamento anterior e posterior do joelho direito após se lesionar durante a partida contra o R10 Score Vasco da Gama, ainda na temporada passada do NBB CAIXA. Mesmo assim, os estadunidenses que estarão em quadra prometem mais um Prime Time Game e com a rivalidade que vai de costa à costa, do norte ao sul do continente.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty e UMP e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.