HOJE
Rivalidade americana
Por Juvenal Dias
Flamengo, apostando em Williams, cestinha da atual temporada, e Corinthians, apostando em Thornton, cestinha da temporada passada, se enfrentam hoje no Clássico das Multidões
Nesta quinta-feira (24/10), o Maracanãzinho vai ficar pequeno para o 15º Clássico das Multidões entre Flamengo e Corinthians na história do NBB CAIXA. Os maiores pontuadores de cada equipe na competição chegaram na temporada 2024/25, são americanos e alas. Mas as semelhanças param por aí, já Jordan Williams, do Mengão, é um representante da Conferência Oeste dos Estados Unidos, enquanto Isaac Thornton, do Timão, é representante da Conferência Leste. Assim, a rivalidade Rio x São Paulo ganha uma salsa a mais nesse confronto, que ocorre às 20h e terá transmissão do sportv, Fla TV e NBB BasquetPass.

Jordan Williams, do Flamengo, contra Isaaq Thornton, do Corinthians, para o duelo desta noite no NBB CAIXA. Arte: Gabriel Rossi
Flamengo e Corinthians se enfrentaram 14 vezes na história do NBB CAIXA, sendo 13 vitórias (93%) para o Mengão e 1 triunfo (7%) para o Timão. O Flamengo está há sete jogos invicto contra o rival, o que representa a maior sequência de invencibilidade no confronto, desde 18/03/21. Superou a sequência anterior, que o Flamengo sustentou seis vitórias seguida desde a estreia do adversário na temporada 2018/19 até o primeiro turno da temporada 2019/20. A única vitória do Timão no confronto, aconteceu no primeiro turno da temporada 2020/21 (29/12/20) e representou a quebra de tabu dentro da sequência histórica. Na ocasião, Fuller foi o cestinha do Corinthians e do jogo, com 27 pontos.
Falando em pontos, uma característica em comum de Flamengo e Corinthians para a temporada 2024/25 do NBB CAIXA é que os dois apostaram na contratação de dois norte-americanos cada para melhorar o jogo do perímetro. Pelo lado do Mengão, veio o ala-armador Shaq Johnson (da Flórida) e o ala Jordan Williams (do Texas) que chegaram fazendo barulho. Já no Timão, os alas Isaac Thornton (de Virginia) e Melvin Johnson (de Nova York) são destaques desse começo de temporada. Um ala de cada lado chama a atenção no quesito pontuação.
Williams tem 32 anos e 1,97m, veio do Hebraica y Macabi (URU), não atuou na estreia do time contra o R10 Score Vasco da Gama. Mas, nos outros dois jogos teve grandes atuações e lidera a estatística de pontuação do NBB CAIXA na temporada, com 24 pontos, além de 4,5 rebotes e 2 assistências por jogo para 28,5 de eficiência (1º do time).
Já Thornton tem 33 anos e 1,95m, veio do Botafogo, sendo cestinha da última temporada do NBB CAIXA. Nos três jogos que atuou, é o cestinha do time (14º no campeonato), com 15,33 pontos de média, além de 4,3 rebotes e 2 assistências para 13,3 de eficiência.
“Eu sendo do Sul (dos Estados Unidos) tive muitas rivalidades com o Leste, Norte ou Costa Oeste. Para mim, a energia, a paixão e o orgulho entram em ação nesse tipo de jogo. Eu sinto que será um confronto muito competitivo, muito físico. Todos sabem da importância de jogos como esse e querem sair vitoriosos”, explicou Williams.
O ala do Flamengo trata com precaução e seriedade o duelo contra o compatriota. “O Thorton é um grande pontuador, vai ser minha primeira vez o enfrentando. Eu sempre respeito meu oponente, mas para mim o foco é fazer meu melhor jogo e tentar ajudar meu time da melhor maneira possível.”

Jordan Williams e Isaac Thornton duelam no Clássico das Multidões. Fotos: Léo Lenzi/Agência NTZ e Beto Miller/Corinthians
“A rivalidade do Corinthians com o Flamengo é parecida com Costa Leste contra Costa Oeste nos Estados Unidos, tanto nos times universitários como nos da NBA, tipo Celtics contra Lakers como grandes rivais, é bem parecido. Aqui no Brasil são representantes de dois estados, promovem uma atmosfera incrível e você sempre quer estar fazendo parte disso, é incrível”, avaliou Thornton.
O ala do Corinthians elogiou o compatriota que estará do outro lado da quadra. “Teremos uma grande partida. ‘Jo’ Williams é um ótimo jogador, vou tentar fazer minha performance para meu time e um bom jogo. Vai ser um grande encontro. Nós seremos competitivos para levar nossos times à vitória.”
Isaac ainda comentou que, mesmo vindo para cá, os norte-americanos gostam de uma certa rivalidade entre eles. “Os americanos no Brasil tem seus rivais. Você quer vir aqui e jogar o seu melhor contra outros americanos, lutar pelos holofotes. Nosso time tem três, nós trabalhamos juntos, sem rivalidade aqui dentro. Mas é bom enfrentar outros americanos e jogar bem contra eles.”
Thornton lembra que ainda tem Eliyah Clark no elenco do Timão, mas que será desfalque, ainda se recuperando de cirurgia de reconstrução do ligamento anterior e posterior do joelho direito após se lesionar durante a partida contra o R10 Score Vasco da Gama, ainda na temporada passada do NBB CAIXA. Mesmo assim, os estadunidenses que estarão em quadra prometem mais um Prime Time Game e com a rivalidade que vai de costa à costa, do norte ao sul do continente.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty e UMP e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca