#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Intensidade "Nota 10"

18-05-2024 | 05:21
Por Marcius Azevedo

Flamengo é agressivo na marcação, acelera o jogo e briga por cada rebote de ataque para superar o Bauru Basket na primeira partida da semifinal dos Playoffs do NBB CAIXA

No ginásio do Tijuca Tênis Clube abarrotado, neste sábado (18/05), o Flamengo jogou com muita intensidade dos dois lado da quadra para superar o Bauru Basket por 92 a 61 e abrir 1 a 0 na série melhor de cinco jogos pela semifinal dos Playoffs do NBB CAIXA 2023/24.

Didi foi um dos protagonistas do Flamengo contra o Bauru Basket. Foto: Gilvan de Souza / CRF

A equipe rubro-negra seguiu todo o planejamento estabelecido pelo técnico Gustavo de Conti: marcou pressão (foram 15 bolas recuperadas, o dobro da média do time), acelerou o jogo, correndo a quadra toda para explorar uma rotação mais reduzida do adversário, e brigou por cada rebote na tábua ofensiva. Foram impressionantes 18 sobras ofensivas (tem média de 11) de um total de 45.

Didi e Gabriel Jaú foram os principais protagonistas da vitória do Flamengo. O armador terminou o jogo com 18 pontos, quatro rebotes, além de cinco bolas recuperadas para uma eficiência de 16. Já o pivô quase alcançou um duplo-duplo: foram 19 pontos e sete rebotes. Ele ainda registrou cinco recuperações de bola e 21 de eficiência.

“Hoje foi intensidade nota 10. Esse é o Flamengo. A  gente treinou a semana toda essa intensidade. O Gustavinho pediu para a gente virar a chavinha na defesa. Fizemos isso bem no treino e conseguimos trazer isso para o jogo. Esse é o resultado do trabalho que fizemos a semana inteira”, afirmou Didi, que agradeceu aos torcedores, que não pararam de incentivar em nenhum momento. “Essa energia é muito boa. Acende uma chama dentro da gente. Eu gosto de ver sempre o ginásio lotado e ter o carinho da torcida rubr0-negra é muito importante nesta fase do campeonato”

Gabriel Jaú elogiou, principalmente, o comportamento do Flamengo na defesa. “Hoje fizemos um bom trabalho defensivo, tirando eles da posição onde eles ficam confortáveis e, automaticamente, conseguimos ser um pouco mais agressivos com aqueles jogadores que estão na ajuda. Roubei algumas bolas com os caras de costas porque eles estão pressionados, preocupados com o outro marcador. Isso foi muito importante hoje.”

O Bauru Basket lutou o quanto pôde para segurar o maior volume do Flamengo. O técnico Paulo Jaú precisou redesenhar sua estratégia sem ter condições de contar com o armador Dontrell Brite e o pivô Anderson Rodrigues. Dois principais cestinhas da equipe na temporada tiveram problemas de contusão no quinto jogo com o R10 Score Vasco de Gama e não saíram no banco.

“A gente sabia que seria difícil, ainda mais sem dois jogadores, mas podemos jogar melhor. Isso não é desculpa para perder por esta diferença. Perdemos muitas bolas. Eles marcaram mais do que a gente. Temos de ser mais inteligentes no próximo jogo, mais agressivos”, afirmou o armador Larry Taylor. “Agora vamos para casa para o segundo jogo e tentar empatar a série.”

O segundo jogo, citado por Larry Taylor, acontece na terça-feira (21/05), às 19h30, no Panela de Pressão, casa do Bauru Basket, com transmissão da ESPN e do NBB BasquetPass.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.