HOJE
VALEU, MENGÃO!
Por Liga Nacional de Basquete
Flamengo fica com o vice-campeonato da Copa Super 8 após decisão diante do Sesi Franca; relembre a trajetória do rubro-negro na competição!
Após uma final eletrizante, o Flamengo acabou derrotado pelo Franca no Pedrocão e ficou com o segundo lugar da Copa Super 8. O duelo não deixou de ser competitivo em nenhum momento, apesar de o Franca ter se mantido em vantagem na maior parte do jogo e ter fechado a partida nos momentos finais.
Foi a terceira final entre os cariocas e os paulistas na competição e, se antes era visto um cenário de igualdade com uma vitória para cada lado, agora o time do Rio de Janeiro se vê com uma vitória a menos em finais, quando comparado ao Sesi Franca. Em contrapartida, o Flamengo ostenta duas conquistas da Copa Super 8, os maiores campeões do torneio, ao lado agora, do Franca que chegou ao bicampeonato neste sábado.
O time de Gustavo De Conti faz uma grande campanha no NBB 2022/2023 e garantiu a vice-liderança no primeiro turno – 15 vitórias em 16 jogos -, o que deu aos cariocas o direito de jogar as quartas de final e a semifinal da Super 8 no Rio de Janeiro. No primeiro desafio do torneio eliminatório, o Fla enfrentou o Paulistano e conseguiu a vitória em um jogo equilibrado, por 71 a 65. Na semifinal, o Rubro-Negro se viu diante da forte equipe do São Paulo e também precisou suar para vencer o time da capital paulista por 74 a 70.
Ver essa foto no Instagram
Duelo Equilibrado no Pedrocão
O primeiro período do jogo foi agitado, com bom aproveitamento nas bolas do perímetro dos dois lados. Com uma eficiência melhor, os donos da casa venceram o primeiro quarto por 19 a 15. O segundo período teve uma história parecida e com placar apertado, o Franca venceu por 22 a 17 e levou a partida para o intervalo com um 41 a 32.
O Flamengo voltou diferente para o segundo tempo e mesmo enfrentando um adversário que seguiu em alto ritmo, conseguiu vencer o terceiro quarto, por 22 a 20. Com 61 a 54 no placar, as duas equipes foram para o último período mas apesar dos cariocas conseguirem limitar o ataque francano a apenas 15 pontos no quarto, o time liderado por Gustavinho De Conti marcou apenas 11. Final, 76 a 65 para o Sesi Franca.
Apesar de não sair com a vitória, o Flamengo contou, mais uma vez, com uma grande atuação de Vildoza. O armador computou 14 pontos, além de 9 rebotes, 5 assistências e uma eficiência de 19. Além do argentino, Rafa Mineiro e Cuello também fizeram um bom jogo.
O Flamengo é, junto com Franca, o maior campeão da Copa Super 8 com dois títulos. Na primeira edição do torneio, em 2018, venceu o próprio Franca, em pleno Pedrocão. Voltou a levantar a taça em 2021, quando bateu o São Paulo, no Rio de Janeiro. Além disso, os rubro-negros são os maiores campeões do NBB, com sete títulos da elite do basquete nacional.
Na atual edição do NBB, o Flamengo só perdeu para o próprio Franca e está consolidado na segunda colocação do campeonato, apenas uma vitória atrás dos líderes. A campanha do time de Gustavo De Conti continua na elite do basquete nacional na próxima terça-feira (31/01), quando vão ao nordeste do país encarar o Fortaleza Basquete Cearense.
O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), e conta com os patrocínios oficiais da Sportsbet.io, Penalty, EY, Whirlpool, UMP e apoio da IMG Arena, Genius Sports e Accor.