#JOGAJUNTO

BCLA / Champions Américas

Em busca das vagas

09-02-2024 | 05:54
Por Juvenal Dias

Flamengo e São Paulo entram em quadra em situações distintas na última janela da BCLA com objetivo de se classificar às quartas de final

Nos próximos dias, o Carnaval toma conta da rotina de muitos pelo Brasil afora. Mas para os times de Flamengo e São Paulo a folia só virá caso consigam a classificação para as quartas de final da Basketball Champions League Americas (BCLA). O desafio do Rubro-Negro é suportar a pressão na Bombonerita, em Buenos Aires. Já o Tricolor terá o apoio da sua torcida para buscar as duas vitórias necessárias e, dessa maneira, avançar à próxima fase.

Flamengo

Scott Machado está mais leve após a conquista da Super 8, mas vai precavido para Buenos Aires. Foto: BCLA

Na última janela da BCLA, o Flamengo, líder do grupo C, viaja à Argentina para enfrentar o Boca Juniors (ARG), no sábado (10/02), às 11h10, e o Hebraica y Macabi (URU), no domingo (11/02), às 19h10. Os jogos terão transmissão ao vivo do canal do YouTube da competição e da Fla TV+ (No YouTube da BCLA, a narração é em inglês e na Fla TV+, além de ser em português, é de graça, basta fazer um cadastro no site do streaming). O time carioca tem como objetivo principal garantir a classificação às quartas de final, mas também pensa em permanecer na liderança para evitar um confronto direto contra Sesi Franca já na próxima fase da competição sul-americana.

O Flamengo vem da conquista da Copa Super 8 e de uma vitória no clássico com o Botafogo no NBB CAIXA. Assim, os ânimos do Rubro-Negro estão em alta com os resultados recentes. O técnico Gustavinho de Conti e o armador Scott Machado confirmam que a equipe foi para a Argentina com confiança elevada:

“Vencer a Super 8 da muita moral, principalmente porque jogamos muito bem. Jogamos bem contra o Botafogo na sequência também. O principal fator foi a melhora na nossa defesa. Esperamos manter essa consistência porque sabemos que a Champions é uma competição muito dura”, comentou o treinador.

“Claro que traz um gás a mais. A gente teve o gosto de vencer um campeonato e eu sei que todo mundo nesse time quer mais. Nos esforçaremos para sentir essa sensação novamente. Parece que eu tirei uma mochila das minhas costas. ‘Tô’ leve!”, revelou o camisa 3 do Mengão.

Scott Machado comentou que mal teve tempo para comemorar a conquista do tricampeonato da Copa Super 8:

“Não deu pra curtir muito. Logo tivemos um jogo pelo NBB CAIXA, um clássico. Então, logo focamos nos nossos objetivos de novo. E agora estamos 100% focados na Champions, em busca da classificação”.

Gustavinho de Conti acredita na força do elenco flamenguista para passar por maratona. Foto: BCLA

O Flamengo vem em uma sequência intensa de jogos decisivos, desde a segunda janela da BCLA no Uruguai, passando por jogos do NBB CAIXA, a semana da Copa Super 8 e mais uma viagem para a Argentina. O técnico Gustavinho tranquiliza seu torcedor com relação ao possível desgaste do time e a pressão que pode vir das arquibancadas:

“O Flamengo tem um elenco muito completo, muito profundo. Confiamos em manter o nível de atuação porque o time foi montado pensando em jogar todas essas competições. Quanto à pressão, o Flamengo é acostumado. Já jogamos em ginásios para 10 mil pessoas, já jogamos na Bombonerita. Temos jogadores experientes, vencedores, que estão preparados para enfrentar essas atmosferas”.

Scott Machado acredita que a equipe encontrará um clima hostil, mas o elenco irá precavido graças a dois companheiros do elenco:

“O ginásio é pequeno e, pelo que fiquei sabendo, vai lotar. Eles precisam vencer para continuar vivos, o Balbi e o Cuello nos disseram como a torcida do Boca é. Mas somos experientes, vamos jogar focados no nosso objetivo de vencer e sairmos classificados”.

O Flamengo é o líder do Grupo C com três vitórias e uma derrota. Na sequência vêm Hebraica y Macabi (duas vitórias e duas derrotas) e Boca (uma vitória e três derrotas). Com apenas um triunfo o Rubro-Negro garante vaga na próxima fase sem depender de outros resultados.

São Paulo

Henrique Coelho estará com condições plenas de jogo para ajudar o São Paulo a buscar a classificação em casa. Foto: BCLA

Para o São Paulo, a última janela do Grupo B da BCLA ganhou contornos dramáticos na busca da classificação. O time tem uma vitória nas quatro partidas anteriores, ocupa a terceira colocação e precisa ganhar as duas partidas no Morumbi para ter chance de avançar: contra o Nacional (URU) sábado, às 21h40, e diante do Quimsa (ARG), na segunda-feira (12/02), no mesmo horário – os duelos têm transmissão ao vivo do canal da BCLA no YouTube. Os argentinos lideram a chave com três vitórias e uma derrota, enquanto os uruguaios vêm na sequência com duas vitórias e duas derrotas. Os dois melhores times do grupo avançam às quartas.

Se a trajetória do São Paulo na temporada 2023/24 não repete o desempenho da anterior, a classificação à próxima fase da BCLA pode impulsionar o time no andamento dos campeonatos que disputa. O técnico Bruno Mortari avalia como positiva a janela anterior da competição continental e não acredita que a equipe chega pressionada para a decisão diante de seu torcedor:

“A última janela foi muito boa para nós entramos com uma outra postura e um time bem diferente da primeira janela. Fizemos bons jogos, voltando com uma excelente vitória e dando oportunidade de decidirmos a vaga em casa. Acho que não estamos pressionados, sabemos a importância do fator casa em uma competição desse nível”.

Henrique Coelho foi um dos desfalques na primeira janela, mas estará em quadra para ajudar o Tricolor a buscar a classificação em casa. O armador acredita em uma história diferente diante do Nacional, que superou o São Paulo nos dois confrontos na BCLA até aqui:

“Nesse primeiro jogo, com o nosso time completo, vai ser bem diferente das outras vezes que jogamos contra a equipe do Nacional. A gente vai estar relativamente mais bem treinado, com o elenco completo, que com certeza foi isso o fator determinante para que a gente não tenha ido tão bem”.

Bruno Mortari quer usar o ginásio do Morumbi como um fator para motivar o time na busca da classificação. Foto: BCLA

Outro ponto importante que o camisa 10 são-paulino aponta que pode favorecer o time é o dia de descanso entre jogos, fato que não ocorreu nas outras janelas da BCLA:

“Acredito que a gente estar jogando em casa vai fazer grande diferença, principalmente nesse um dia de intervalo que a gente vai ter de descanso de um jogo para o outro. Então, acho que isso vai facilitar muito a recuperação, não deixar a gente entrar cansado e conseguir colocar o 100% de empenho nesses dois jogos, que a gente precisa ganhar os dois”.

Tanto Mortari quanto Coelho entendem o fator casa como preponderante para um resultado favorável ao final da janela:

“É um fator fundamental jogar diante da nossa torcida, nos dá muito otimismo para conquista da vaga”, comentou o treinador. “A gente está jogando em casa, conhecendo a quadra, diante da nossa torcida. Tem tudo para a gente conseguir essa vaga para a próxima fase da BCLA”, completou o armador.