HOJE
Chegou o dia
Por Juvenal Dias
É final! Flamengo e Sesi Franca fazem últimos ajustes no Maracanãzinho e estão prontos para o jogo 1 das Finais do NBB CAIXA 2023/24
Não tem para onde fugir. Chegou o dia do jogo 1 da final do NBB CAIXA 2023/24. A decisão que envolve Flamengo e Sesi Franca colocam frente a frente as duas melhores campanhas das primeira fase, duas camisas de peso e dois elencos recheados de talentos. A bola sobe às 11h10 deste sábado (01/06), no Maracanãzinho, com transmissão do sportv, ESPN, TV Cultura, NBB BasquetPass, YouTube do NBB CAIXA, Jumper e FlaTV.
Nesta sexta-feira foi dia daquele ajuste fino no palco do jogo, os dois times tiveram seus treinos fechados em sua maior parte do período para realmente não revelar nada para imprensa ou para o adversário. Afinal, a temporada toda está em jogo, vale o octacampeonato para o Flamengo e o tricampeonato seguido para o Sesi Franca. Assim, todo cuidado é pouco para dar o primeiro passo e ficar mais próximo do título da temporada.
“Para mim tem um gosto especial, sim, é minha última final, vou aproveitar cada segundo, estou fazendo isso durante toda a temporada, então venho curtindo todos os momentos. Agora, na final, vai ser muito especial por ser a última como jogador de basquete, desfrutando ao máximo, vou colocar toda minha energia ali dentro para ajudar ao Flamengo a, quem sabe, conquistar mais um título de NBB CAIXA”, declarou Olivinha, nos momentos que podem ser os últimos diante de seu torcedor, pois a série pode acabar em 3 a 0 para qualquer lado, em Franca.
O Deus da Raça está mantendo a tranquilidade, mas revela que já se emocionou bastante com o momento que vive de despedida: “Por incrível que pareça, nesse momento que estou falando com vocês, estou bem ‘de boa’, estou com a cabeça tranquila. Já chorei bastante, agora estou tranquilo, mas já me emocionei muito. Estou com a cabeça bem focada para conquistar esse último objetivo que tenho na minha carreira. Não sei como vai ser no último jogo, o que vai acontecer realmente. Agora estou focado”.
Outro jogador que é extremamente experiente nessa situação e que decisivo para o Sesi Franca, como provou no bicampeonato é David Jackson. O ala/armador tal como o ala/pivô do Flamengo tem 41 anos e direciona seus pensamentos para focar na vitória: “Nós assistimos ao vídeo de preparação, tudo o que precisava foi feito. É pensar o que podemos fazer para dar o melhor e ajudar o time. À tarde alinhamos a estratégia e estamos prontos. Eu penso como posso ajudar o Sesi Franca a sair com a vitória desse confronto, não tenho outro pensamento. Esse é o momento de ficar concentrado, porque é final, não importa o adversário, ainda mais sendo os dois melhores times do campeonato. Vai ser um jogo duro e de muitas estratégias”.
Flamengo e Sesi Franca chegam em situações distintas para a final. Por um lado, o Flamengo varreu sua série e ganhou alguns dias para descanso e treinamentos. Por outro lado, o Sesi Franca usa o fator motivacional para de ter vencido uma batalha dura no 3 a 2 e está com ritmo de jogo do duelo recente contra o Minas. O ala/pivô do Flamengo, Gabriel Jaú, defende que seu time chega em melhores condições: “A melhor situação é a nossa de ter fechado a série o quão mais rápido possível foi. Já tivemos uma temporada bem cansativa com relação à carga de jogos e treinos. Teve BCLA, teve Super 8, os jogos do NBB CAIXA foram bem acumulados para nós. Precisávamos de um tempo e sabíamos dessa brecha que teríamos se fechássemos rapidamente a série contra Bauru. Focamos bastante nisso, sabendo o quão importante seria isso para a final para estar recuperado e bem treinados. Enquanto os outros estavam jogando, nós estávamos correndo na nossa intensidade contra jogadores do mesmo nível”.
O técnico Helinho Garcia, do Sesi Franca, gostou de como o time pôde aproveitar esse pequeno intervalo: “Conseguimos descansar e fazer treinos produtivos, dentro daquilo que queremos executar dentro da partida. Isso nos traz confiança, a equipe está muito determinada naquilo que estamos trabalhando jogo a jogo, dia após dia, preparados para esse primeiro jogo da final”.
Além disso, teoricamente, os times já se conhecem bem pelo que apresentaram ao longo da temporada. Contudo, o técnico do Flamengo garante que sempre é possível trazer algo novo para o confronto: “Tem como trazer bastante coisa de diferença. Se você acompanhou os playoffs, jogamos de uma maneira contra o Botafogo, de uma segunda maneira contra o Fortaleza e uma terceira contra Bauru. Na semifinal, os pivôs foram muito destacados, porque vimos um ponto de deficiência no adversário. Tem como fazer coisas diferentes. Basquete não tem segredo ou varinha mágica, mas temos como nos adaptar e fazer bastante coisa que a gente ainda não apresentou nessa temporada.”
Com todas essas declarações, com tantos elementos apresentados, não tem como não elevar as expectativas e acreditar que será mais um jogo para entrar na memória do torcedor e da história do NBB CAIXA.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.