HOJE
Quarta colocação
Por Marcius Azevedo
Flamengo perde para o Alahli SC, da Líbia, na decisão do terceiro lugar, em Singapura, e fica fora do pódio na Copa Intercontinental FIBA 2025
O Flamengo terminou a Copa Intercontinental FIBA 2025 na quarta colocação. Neste domingo (21/09), no Singapore Indoor Stadium, em Singapura, o Rubro-Negro perdeu para o Alahli SC, da Líbia, por 91 a 82, em um jogo marcado por equilíbrio e reviravoltas. Apesar da boa reação em alguns momentos, a equipe rubro-negra não conseguiu sustentar a vantagem e acabou ficando fora do pódio.
Alexey Borges foi mais uma vez o destaque do Flamengo, fechando o jogo com 13 pontos, sete assistências e quatro rebotes para 19 de eficiência. Gui Deodato e Markeith Cummings foram os principais pontuadores da equipe rubro-negra, com 14 pontos. Ismael Romero teve grande atuação pelo Alahli SC, terminando com um duplo-duplo de 18 pontos e 11 rebotes para 29 de eficiência. Ivan Almeida foi o cestinha do time da Líbia e da partida com 21 pontos.

Alexey Borges foi o jogador mais eficiente do Flamengo na disputa do terceiro lugar. Foto: FIBA
“Nutrimos grandes expectativas. Queríamos chegar à final e vencê-la. A aspiração se tornou a medalha de bronze, e essa, infelizmente, nos escapou. Não conseguimos apresentar um bom desempenho hoje, especialmente no segundo tempo. Naturalmente, isso nos entristece. Embora haja um sentimento de tristeza e alguma desilusão, compreendemos que essa é a natureza do esporte: há momentos de triunfo e de derrota”, afirmou o técnico Sergio Hernández.
O primeiro período foi marcado pelo equilíbrio. O Flamengo começou melhor e impôs seu ritmo, com uma defesa bem posicionada e boas escolhas no ataque, mas não conseguiu desgarrar no placar. O Alahli SC, aos poucos, se ajustou e, nos minutos finais da parcial inicial, cresceu na partida. No estouro do cronômetro, Marcos Knight acertou uma bola tripla e garantiu quatro pontos de frente para o time da Líbia: 26 a 22.
+ Veja as estatísticas de Alahli SC x Flamengo
O Flamengo voltou mais intenso no segundo período e conseguiu mudar o panorama do jogo. Com Alexey comandando as ações ofensivas e Wesley trazendo energia, o Rubro-Negro repetiu os 22 pontos da parcial inicial, mas elevou muito o nível defensivo. A equipe conseguiu limitar o Alahli SC a apenas 13 pontos e foi para o intervalo com cinco de vantagem no placar: 44 a 39.
Gui Deodato se tornou o protagonista no terceiro período. O ala entrou em ação e anotou 11 pontos, mais da metade da produção ofensiva (21) do Flamengo na parcial. O Rubro-Negro chegou a abrir 10 pontos de vantagem, mas o Alahli SC reagiu com um bom trabalho no garrafão. A diferença foi diminuindo e caiu para apenas um ponto quando Makur Maker acertou uma bola no estouro do cronômetro do quarto: 65 a 64.
+ Confira a galeria de fotos da disputa do terceiro lugar
O último período foi eletrizante. O Flamengo começou melhor, mas viu o Alahli SC crescer, virar o jogo e abrir cinco pontos de vantagem. Depois de um pedido de tempo de Sergio Hernández, Cummings e Alexey responderam arremessos certeiros do perímetro para devolver a liderança à equipe. Porém, não era o dia. A bola parou de cair, o Rubro-Negro não conseguiu sustentar a reação e acabou derrotado, ficando com o quarto lugar na Copa Intercontinental FIBA 2025.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza Basquete Cearense
Sesi Franca
KTO Minas
Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Mr. Moo São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
SESI Franca
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca